Cuiabá, Domingo, 15 de Junho de 2025
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Obra do Viaduto da Sefaz interdita trecho da Av. do CPA

Segundo a Secopa, bloqueios serão somente à noite pelos próximos três dias

Pedro Alves/MidiaNews

Obra se encaminha para a reta final: estruturas de suporte começam a ser retiradas

Obra se encaminha para a reta final: estruturas de suporte começam a ser retiradas

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Considerada a primeira obra do pacote de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a ser entregue à população, o Viaduto da Sefaz, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) deu início, na terça-feira (3), à retirada do cimbramento (estrutura metálica utilizada para suporte provisório) da obra.

De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), novas interdições deverão ser feitas na via a partir das 22h desta quarta-feira (4) e durante as próximas duas noites, para retirada das armações instaladas na pista que faz o sentido Centro-CPA, e que hoje é constituída de duas faixas estreitas.

Iniciada em janeiro deste ano, a obra estava com os serviços concentrados na execução final da terraplanagem da cabeceira da pista (terra armada), que permite o acesso dos carros ao viaduto e se prepara, após a retirada do cimbramento, para a diminuição do canteiro de obras.

As lajes também já foram concretadas e as equipes de engenharia estão iniciando os trabalhos de terraplenagem e pavimentação das vias marginais, embaixo do viaduto.

Na sequência, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra, deverá dar início às obras complementares no elevado, como a execução da pavimentação do trecho comprometido na Avenida do CPA e da pista de rolamento do próprio viaduto e das sinalizações verticais e horizontais na obra.

Atualmente, cerca 50 homens estão trabalhando nessa frente de obras, em turnos diurno e noturno.

A obra


O elevado terá formato de ferradura e ganhou o nome de “Viaduto da Sefaz” em razão de ser localizado em frente à sede da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Pedro Alves/MidiaNews

Via precisará ser interditada para retirada de estruturas metálicas

Parte integrante do eixo do VLT que irá ligar o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, ao CPA, na Capital, a obra terá 278 metros de extensão e deverá amenizar o tráfego na região, por onde passam aproximadamente 2,7 mil veículos por hora/sentido, em horário de pico.

Como se trata de uma obra apenas rodoviária (sem trilhos), o viaduto será constituído de duas faixas de circulação em apenas um sentido, sendo usado como alça de retorno pelos motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem retornar à região central de Cuiabá ou ter acesso ao Centro Político Administrativo (CPA).

O elevado terá 7,13 metros de altura em seu ponto mais alto e a pista terá de 9 a 11 metros de largura.

Já o VLT passará por baixo do elevado, na via permanente que será implantada ao longo da Avenida do CPA.

Novo modal


As obras do VLT estão sendo executadas na Grande Cuiabá pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

O Viaduto da Sefaz, bem como outras 11 obras de arte, está incluso no pacote do VLT, orçado em R$ 1,477 bilhão.

Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.

O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB (em Várzea Grande), e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

O prazo para conclusão da obra encerra no dia 13 de março de 2014, três meses antes do início da Copa do Mundo em Cuiabá.
GALERIA DE FOTOS
Pedro Alves/MidiaNews

Viaduto da Sefaz - 030913

Pedro Alves/MidiaNews

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Viaduto da Sefaz - 030913




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Paulo Picasso  06.09.13 08h57
Gostaria apenas de saber quando irão liberar o transito,com as desmontagens,das estruturas,acredito que se liberar logo, já da mais um pouquinho de humanização.E evitariamos aquela rampa horrivel,onde circulão centenas de motoristas que comprarão carteira.Pois causam engarrafamentos sem sentidos ou proposital.
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Erick Rafael  04.09.13 16h50
Verdade!!! Desculpa a minha ignorância em construção Civil, mais ainda não entendo porque eles traçam um buraco de uma ponta a outra na rua, será um quebra molas improvisado ?
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Galvão  04.09.13 13h49
SOCORRO!!!! Por amor Governador volte a SEFAZ e outros órgãos p/ 6 horas...o trânsito está afetando o emocional e o bolso da população!!!! Se gastava 03 tanques...passa para 06 ....
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Emilia Grzybowski  04.09.13 13h29
As obras do VLT estão deixando a Av. CPA no escuro. Da Central dos Juizados até o supermercado Comper não acende uma única lâmpada. Creio que a SECOPA deveria planejar e colocar iluminação na lateral antes de desligar a iluminação central. Falta tbem diálogo com os moradores atingidos pelas obras. Moro na Av. CPA, perto da obra Viaduto do Júlio Muller e ninguém sabe o que está sendo feito, pra que tanto buraco? Que tal uma audiência pública para explicar?
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