Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
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Obra do VLT causa nova interdição em Várzea Grande

Avenida João Ponce de Arruda terá trecho parcialmente bloqueado

Secopa

Avenidas João Ponce de Arruda: via será interditada para obras do VLT

Avenidas João Ponce de Arruda: via será interditada para obras do VLT

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Avenida João Ponce de Arruda, em Várzea Grande, deverá sofrer uma nova interdição na próxima semana, para que tenha início a obra de implantação da via permanente do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), modal escolhido pelo Governo do Estado com vistas à Copa do Mundo de 2014.

O Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela obra, irá abrir a nova frente de serviço no trecho da avenida localizado entre o Aeroporto Internacional Marechal Rondon e a Rua São Caetano.

Para que a obra tenha continuidade, será necessário o bloqueio da Avenida João Ponce no entroncamento com as avenidas Filinto Müller e Presidente Arthur Bernardes (em frente ao aeroporto) até a Rua São Caetano (sentido Aeroporto-31 de Março).

Desvio


Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o desvio já foi montado e o Consórcio aguarda apenas a aprovação final da Prefeitura de Várzea Grande para dar início à sinalização do local.

Para chegar ao aeroporto, os motoristas que seguem pelas avenidas 31 de Março e FEB terão de usar a Avenida Ulisses Pompeu de Campos, retornar na primeira rotatória e acessar a Rua São Bernardo, onde entrarão na Avenida Couto Magalhães.

Em seguida, os motoristas deverão entrar à esquerda na Rua Governador Pedro Pedrossian, seguindo até à Avenida Filinto Müller. Nesse local, o condutor poderá entrar à esquerda para ir ao aeroporto ou à direita em direção aos bairros de Várzea Grande.

Este também será o trajeto usado pelo transporte coletivo e os pontos de ônibus serão realocados, em parceria com a Superintendência de Trânsito do município.

Se o condutor não quiser entrar na primeira rotatória da Ulisses Pompeu de Campos, terá ainda a opção de seguir pelo próximo retorno , localizado próximo ao Departamento de Água e Esgoto - DAE. Lá, eles seguirão pela Rua Mário Motta, se dirigindo em seguida pela Avenida Couto Magalhães, passando pela Rua Clóvis Hugueney e pela Avenida Filinto Müller.

Divulgação

Imagem mostra como deverá ficar a Trincheira do Km Zero, em Várzea Grande

A obra


Os serviços terão início na Avenida João Ponce com a retirada de interferências e realocação das redes de telecomunicação e água. Posteriormente, terão continuidade as atividades relacionadas à via permanente.

Na área em frente ao aeroporto será construído um viaduto ferroviário (por onde passará apenas o VLT), além do Terminal de Várzea Grande.

Nessa região, também começarão as obras do Centro de Manutenção (CM) e do Centro de Controle e Operações (CCO), onde funcionará todo o sistema de inteligência do VLT.

Trincheira em Várzea Grande


Também está sendo construída na Cidade Industrial a Trincheira do Km Zero, que terá 384 metros e está localizada no entroncamento das avenidas 31 de Março/Ulisses Pompeo de Campos com as avenidas João Ponce de Arruda/FEB.

Operação do VLT


O metrô de superfície percorrerá 22,2 km, divididos em dois eixos.

O Eixo 1, que ligará a região do CPA, em Cuiabá, ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, terá 15 km. Esse trajeto contará ainda com dois terminais de integração (CPA e André Maggi).

Já o Eixo 2, que fará a ligação entre o Centro e a região do Coxipó, terá 7,2 km, com um terminal de integração no Coxipó.

O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande, e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá.

Nessas vias serão construídas 33 estações (22 no Eixo 1 e 11 no Eixo 2), bem como três terminais de integração e obras de arte (viadutos, pontes ou trincheiras), necessárias para implantação do modal.

Obras em andamento


Atualmente, já estão em andamento as obras de três viadutos do pacote VLT, nas avenidas do CPA e Fernando Corrêa e a construção da trincheira no Km Zero, na Avenida da FEB.

Nos próximos dias, devem ter início as intervenções na Prainha e na Avenida XV de Novembro.

Execução e cronograma


O consórcio VLT Cuiabá – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução da obra, orçada em R$ 1,47 bilhão.

A previsão é de que o VLT seja entregue até março de 2014, segundo o cronograma divulgado pelo Governo.



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3 Comentário(s).

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Zé Mendes  01.04.13 09h38
Até quando a vergonha dos desvios mal sinalizados e nem se quer recapiados as rotas alternativas de várzea grande. Já em cuiabá é diferente, é recapiada a rota, é sinalizada, tem guarda sempre que possível. E as CONSTRUTORAS recebem para deixar a rota altenativa, tipo ponte nova para o centro de VG, não existe nada de placa, nem melhoria para suportar o trafego, simplesmente deixaram por conta dos motoristas. Semana passada começou a demolição de casas na ponte nova, e a AGECOPA não fez nada de avisos, causando um transtorno gigante, um congestionamento, brigas no transito frequentes, tudo isso porque deixou um transito todo afunilar somente em uma rua na principal do bairro ponte nova.
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Julio Cesar  31.03.13 19h04
Desde agosto do ano passado a FEB está interditada. Seria por apenas seis meses, mas até hoje os blocos estão lá, impedindo o ir e vir. O mais interessante é que até hoje muito pouco se fez naquela avenida. Começaram com todo gás, mas nada, nada, nada... tem sido mostrado à população. Quando se fala em interdição, a preocupação aumenta.
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Marcelo  30.03.13 18h32
tem uma travessa com aproximadamente 80 m que liga a Ulisses à Couto, deve fazer uns 30 dias que está interditada e até hoje não conseguiram finalizar a obra... diante de tamanha agilidade o que esperar de uma obra mil vezes mais complexa??
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