LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Avenida João Ponce de Arruda, em Várzea Grande, deverá sofrer uma nova interdição na próxima semana, para que tenha início a obra de implantação da via permanente do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), modal escolhido pelo Governo do Estado com vistas à Copa do Mundo de 2014.
O Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela obra, irá abrir a nova frente de serviço no trecho da avenida localizado entre o Aeroporto Internacional Marechal Rondon e a Rua São Caetano.
Para que a obra tenha continuidade, será necessário o bloqueio da Avenida João Ponce no entroncamento com as avenidas Filinto Müller e Presidente Arthur Bernardes (em frente ao aeroporto) até a Rua São Caetano (sentido Aeroporto-31 de Março).
DesvioSegundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o desvio já foi montado e o Consórcio aguarda apenas a aprovação final da Prefeitura de Várzea Grande para dar início à sinalização do local.
Para chegar ao aeroporto, os motoristas que seguem pelas avenidas 31 de Março e FEB terão de usar a Avenida Ulisses Pompeu de Campos, retornar na primeira rotatória e acessar a Rua São Bernardo, onde entrarão na Avenida Couto Magalhães.
Em seguida, os motoristas deverão entrar à esquerda na Rua Governador Pedro Pedrossian, seguindo até à Avenida Filinto Müller. Nesse local, o condutor poderá entrar à esquerda para ir ao aeroporto ou à direita em direção aos bairros de Várzea Grande.
Este também será o trajeto usado pelo transporte coletivo e os pontos de ônibus serão realocados, em parceria com a Superintendência de Trânsito do município.
Se o condutor não quiser entrar na primeira rotatória da Ulisses Pompeu de Campos, terá ainda a opção de seguir pelo próximo retorno , localizado próximo ao Departamento de Água e Esgoto - DAE. Lá, eles seguirão pela Rua Mário Motta, se dirigindo em seguida pela Avenida Couto Magalhães, passando pela Rua Clóvis Hugueney e pela Avenida Filinto Müller.
Divulgação
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Imagem mostra como deverá ficar a Trincheira do Km Zero, em Várzea Grande
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A obraOs serviços terão início na Avenida João Ponce com a retirada de interferências e realocação das redes de telecomunicação e água. Posteriormente, terão continuidade as atividades relacionadas à via permanente.
Na área em frente ao aeroporto será construído um viaduto ferroviário (por onde passará apenas o VLT), além do Terminal de Várzea Grande.
Nessa região, também começarão as obras do Centro de Manutenção (CM) e do Centro de Controle e Operações (CCO), onde funcionará todo o sistema de inteligência do VLT.
Trincheira em Várzea GrandeTambém está sendo construída na Cidade Industrial a Trincheira do Km Zero, que terá 384 metros e está localizada no entroncamento das avenidas 31 de Março/Ulisses Pompeo de Campos com as avenidas João Ponce de Arruda/FEB.
Operação do VLTO metrô de superfície percorrerá 22,2 km, divididos em dois eixos.
O Eixo 1, que ligará a região do CPA, em Cuiabá, ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, terá 15 km. Esse trajeto contará ainda com dois terminais de integração (CPA e André Maggi).
Já o Eixo 2, que fará a ligação entre o Centro e a região do Coxipó, terá 7,2 km, com um terminal de integração no Coxipó.
O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande, e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá.
Nessas vias serão construídas 33 estações (22 no Eixo 1 e 11 no Eixo 2), bem como três terminais de integração e obras de arte (viadutos, pontes ou trincheiras), necessárias para implantação do modal.
Obras em andamentoAtualmente, já estão em andamento as obras de três viadutos do pacote VLT, nas avenidas do CPA e Fernando Corrêa e a construção da trincheira no Km Zero, na Avenida da FEB.
Nos próximos dias, devem ter início as intervenções na Prainha e na Avenida XV de Novembro.
Execução e cronogramaO consórcio VLT Cuiabá – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução da obra, orçada em R$ 1,47 bilhão.
A previsão é de que o VLT seja entregue até março de 2014, segundo o cronograma divulgado pelo Governo.