LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Durante aproximadamente oito meses, será proibido estacionar em algumas ruas do Centro Político Administrativo (CPA) - a sede do Governo do Estado -, que serão usadas como parte do desvio oficial montado pelo Consórcio VLT Cuiabá para a obra de construção do viaduto na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA). A mudança está prevista para ter início em 26 de dezembro.
Segundo a Secretaria de Estado de Administração (SAD), as ruas com estacionamento proibido são as que passam em frente ao Palácio Paiaguás; na lateral da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) até chegar à Secretaria de Estado de Educação (Seduc); na descida para a Avenida do CPA, na lateral da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Edson Rodrigues/Secopa
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Avenida do CPA: local sofrerá interdições no trânsito para construção do Viaduto da Sefaz
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Em cada uma das vias de entrada e saída do CPA, que passam nas laterais da Praça das Bandeiras e em frente ao Tribunal de Justiça, Sema e secretarias de Estado de Saúde (SES) e Segurança Pública (Sesp), será proibido estacionar em todo o lado direito.
Nessas ruas, além de auxiliar no aumento da caixa viária, a ausência de carros estacionados facilitará o tráfego de ônibus, uma vez que o transporte coletivo também será desviado de sua rota atual.
Inversão de sentidoDevido à construção do chamado Viaduto da Sefaz, a Avenida do CPA será parcialmente interditada, na pista que faz o sentido CPA-Centro, entre a Fecomércio (próximo à Praça das Bandeiras) e a sede da Sefaz.
Por essa razão, o binário das duas ruas que margeiam a Praça das Bandeiras será invertido, como o
MidiaNews já havia antecipado –
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Sendo assim, a rua que passa em frente à sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso), por onde os motoristas sobem ao CPA atualmente, se tornará descida, de modo a direcionar os veículos do Centro Político à avenida.
Da mesma forma, a rua paralela, que hoje apenas aceita o fluxo que desce para a Avenida do CPA, será usada apenas para quem quiser subir para o CPA.
Outras duas vias também sofrerão modificações. A rua que passa entre a Sema e o Tribunal de Justiça, que hoje funciona em mão dupla, passará a operar em um único sentido após a interdição, no sentido que leva da Avenida do CPA à sede da Assembleia Legislativa.
A via voltará a funcionar em mão dupla apenas na altura da rotatória localizada próximo ao Palácio Paiaguás.
A segunda rua do CPA que também será modificada é a que passa entre o Palácio Paiaguás e o Banco do Brasil. A via, que hoje opera em mão dupla, passará a funcionar em mão única, no sentido rotatória-SAD-Avenida do CPA.
As demais vias do Centro Político Administrativo não sofrerão alterações de sentido.
Secopa
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Desvio que será usado pelos motoristas durante a obra de construção do Viaduto da Sefaz
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DesvioA pista que faz o sentido CPA-Centro será totalmente bloqueada, segundo a Secopa, sendo necessário o uso do desvio montado pelas empreiteiras dentro do Centro Político –
veja o mapa.
O motorista que segue pela avenida em direção ao Centro da cidade deverá entrar à direita na primeira rua após a Praça das Bandeiras e, em seguida, virar à esquerda na rua ao lado da sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Ao chegar próximo à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o motorista deverá virar novamente à esquerda, retornando à Avenida do CPA.
Quem chega ao Centro Político pela Avenida Hélio Ribeiro também irá se deparar com mudanças no trânsito. Quem hoje sobe ao lado da sede da Assembleia Legislativa terá que entrar à esquerda na rotatória que dá acesso à rua do Palácio Paiaguás (que passa em frente ao Banco do Brasil) e virar à direita para retornar à Avenida do CPA.
A pista contrária, que faz o sentido Centro-CPA, funcionará apenas com fluxo reduzido, pois deverá ter uma de suas faixas suprimidas para garantir a segurança dos operários durante a obra.
Viaduto da SefazEssa obra terá o formato de uma ferradura, com 278 metros de extensão. O objetivo do viaduto é solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, como o início da manhã e o final da tarde.
De acordo com o Consórcio VLT Cuiabá, essa será uma obra de arte especial, que terá duração de no máximo oito meses para ser concluída.
Depois de pronta, a obra será usada pelos motoristas que desejem fazer a conversão na avenida. Já o VLT passará por baixo do elevado.
O Viaduto da Sefaz, bem como outras 11 obras de arte, são obras inclusas no pacote do VLT, orçado em R$ 1,477 bilhão.
Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.
O consórcio VLT Cuiabá – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução de todas as obras.