Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
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Obra na Av. XV de Novembro começa depois do Natal

Secopa se reúne com comerciantes; medida é para não prejudicar vendas do fim do ano

Thiago Bergamasco/MidiaNews

Avenida XV de Novembro: trânsito no local será alterado para implantação do VLT

Avenida XV de Novembro: trânsito no local será alterado para implantação do VLT

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Em reunião com empresários e comerciantes do setor Centro Sul, nesta semana, representantes da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo) e do Consórcio VLT Cuiabá afirmaram que as obras para implantação do novo modal de transporte na Avenida XV de Novembro, no bairro do Porto, na Capital, deverão ter início apenas após o dia 25 de dezembro.

Ao contrário do que ocorre em outras grandes avenidas de Cuiabá, a XV de Novembro não irá ganhar obras de arte (viadutos, pontes ou trincheiras), porém, precisará ser interditada para a execução das obras de implantação de toda a infraestrutura do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), composta pela via permanente, rede aérea de tração e estações de transferência.

O pedido para que as obras no local fossem adiadas para depois do Natal foi dos cerca de 100 comerciantes e moradores da avenida e entorno que participaram da reunião, segundo o secretário da Copa, Maurício Guimarães.

Thiago Bergamasco/MidiaNews

Prainha: após implantação do VLT, região voltará a funcionar com fluxo e contrafluxo de veículos

“Decidimos atender a uma solicitação dos empresários da XV de Novembro, mas sem prejudicar o cronograma da obra. O VLT percorrerá 22,8 quilômetros e nós teremos obras em todo esse trajeto”, afirmou.

Os projetos de interdição e rotas de desvio montados pelo consórcio já foram aprovados pela SMTU (Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos) e, após o período natalino, as obras deverão ter início imediato.

O presidente da Associação dos Comerciantes do Centro Sul, Enoque Rezende, agradeceu a decisão de espera na execução das obras, a fim de não prejudicar as vendas de fim de ano.

“Somos parceiros, não somos contra a obra e essa reunião demonstra o empenho dos gestores em dar transparência às ações”, disse.

A obra


A Avenida XV de Novembro contará com a uma infraestrutura permanente do VLT instalada no meio da via, onde hoje estão locadas as faixas de rolamento (central e metade das duas adjacentes).

Como o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Rafael Detoni, já havia adiantado ao MidiaNews em entrevista anterior – clique AQUI –, após a implantação do VLT, a via não mais contará com estacionamentos ao longo das faixas de rolamento e todo o trânsito da região da Prainha será alterado.

De acordo com informações da Secopa, o trânsito de veículos continuará na avenida, para fins de acesso ao comércio local. Entre a via permanente do VLT e os passeios públicos haverá uma faixa de rolamento para os veículos, cada uma num sentido, devido à redução de capacidade para o tráfego em função da ocupação de parte de avenida para a inserção do VLT.

"Decidimos atender a uma solicitação dos empresários da XV de Novembro, mas sem prejudicar o cronograma da obra", afirma o secretário da Copa

Segundo Detoni, a capacidade da Avenida XV de Novembro vai diminuir, porém, os motoristas que antes trafegavam apenas de passagem pela via, e não buscando o comércio da região, serão deslocados para a Prainha, que voltará a funcionar nos dois sentidos, com fluxo e contra-fluxo divididos pelo canteiro central.

“A Prainha, do trecho do Ginásio do Colégio São Gonçalo até o Shopping Popular, volta a operar em mão dupla. Hoje, a avenida tem duas pistas que levam ao centro da cidade. Aquela pista que teve o fluxo invertido anos atrás, voltará a operar em sentido contrário. As pessoas que estão no Centro de Cuiabá e que querem ir para o Porto ou para Várzea Grande, irão dobrar à esquerda e pegar a Prainha”, explicou o assessor, na época.

Apesar da mudança de pista, Detoni defende que a capacidade viária para ir à Várzea Grande será mantida, uma vez que há três faixas de tráfego na Avenida XV de Novembro e três na Prainha – que perderá o estacionamento ao longo do meio-fio, dando lugar a terceira faixa.

“Com a transferência do fluxo de veículo para a Prainha, logicamente, ninguém mais vai poder estacionar. Eliminam-se as faixas de estacionamento, porque ficarão três vias de passagem para ir e três para vir”, disse Detoni.

Operação do VLT


O VLT irá operar nos dois sentidos de circulação em toda a extensão da avenida XV de Novembro.

A avenida terá duas estações de transferência: uma localizada próxima ao Atacadão, que também fará a integração com a rede de ônibus das regiões Oeste (Verdão, Cidade Alta e entorno) e Centro-Leste (Jardim Europa, Unic, Unirondon, Grande Terceiro e entorno); e outra, uma plataforma mais simples (padrão), será instalada na altura da Rua Caetano Santana, onde está localizado o Fiemtec (local de ensino mantido pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso).



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4 Comentário(s).

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Douglas Guimarães  11.12.12 23h47
Gente, pelo amor de alguem que voces creem, vamos mudar de assunto pois esse tal modal, creio eu que não vai dar em nada, só vai ter dinheiro rolando assim como foi com o então hospital central do estado que nunca saiu daquilo la. vamos curtir esse restinho de ano e aproveitar para pular o carnaval,rsrsrsrs... por que o Brasil é isso um carnaval,kkkkkkk mais amo essa terra...Cuiabano legitimo.
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jadson  30.11.12 21h12
só se for depois do carnaval.
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Joao Paulo Silva  30.11.12 18h07
Joao Paulo Silva, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Joao Paulo Silva  30.11.12 17h49
Joao Paulo Silva, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas