LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) de Cuiabá já aprovou a rota de desvio montada pelo Consórcio VLT Cuiabá para que as obras do viaduto da MT-040 tenham início.
A obra integra o pacote de obras necessárias para a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Capital.
Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o Consórcio já começou a sinalizar as ruas que serão usadas como trajeto diário pelos motoristas que seguem pela Avenida Fernando Corrêa no sentido Centro-Coxipó.
Com o canteiro de obras já montado no entroncamento da Avenida Fernando Corrêa com a Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040), que liga Cuiabá ao Município de Santo Antônio do Leverger (27 km ao Sul), a próxima etapa será a interdição da via, esperada para até o dia 15 de dezembro.
Trânsito de carretas
Thiago Bergamasco/MidiaNews
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Com interdição, motoristas deverão tomar cuidado ao transitar pela Avenida Fernando Corrêa da Costa
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A Secopa já esteve reunida com os empresários e comerciantes que serão diretamente afetados pela obra na semana passada, para fazer o comunicado oficial sobre a interdição.
Uma das principais preocupações do setor se trata do trânsito de veículos de carga, como carretas e caminhões, que abastecem o comércio local ou atravessam a Capital, rumo à outras cidades do interior do Estado.
Nenhuma definição sobre o assunto já foi tomada, mas a pasta orienta os motoristas a fazerem uso de outras avenidas enquanto durarem as obras na Avenida Fernando Corrêa da Costa que, após o início das obras do viaduto, estará com o trânsito bloqueado em três trechos diferentes.
Além das obras do viaduto que serão iniciadas, já estão em andamento na via a construção do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso – obra que também integra o pacote do VLT – e do Complexo Viário do Tijucal.
Como as ruas que compõem a rota de desvio oficial podem não comportar o trânsito de veículos de carga, a sugestão dada pela Secopa é de que os veículos passem a usar a Avenida das Torres e a Rodovia dos Imigrantes como vias alternativas.
DesvioApós a interdição do trânsito no local, quem seguir pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, no sentido Centro/Coxipó, deverá entrar à direita, na Rua 24 de Agosto, no bairro Vista Alegre (mais conhecida com a rua da Políclínica do Coxipó).
Confira o mapa ao lado.
Nessa rua, o motorista deverá virar à esquerda e seguir pela Rua 13 de Maio, no mesmo bairro, cruzando a Avenida Palmiro Paes de Barros, entrando, em seguida, na Rua H-8, no bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida, ao lado da Clínica Citodiagnóstico.
Divulgação
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Desvio montado pelo Consórcio VLT Cuiabá para quem segue no sentido Centro-Coxipó
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Essa rua faz divisa com o bairro Jardim Buriti e passa, também, pelo Jardim Comodoro.
Seguindo por esse caminho, o motorista vai chegar à Rua 4, no bairro São José I, onde deverá acessar a Rua São José, até chegar, novamente, à Avenida Fernando Corrêa da Costa (ao lado do Motel Absinto).
AtrasoSegundo o cronograma apresentado pela Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo), a obra deveria ter sido iniciada em setembro deste ano.
Ainda de acordo com o calendário da pasta, apresentado em julho deste ano, o viaduto deverá ser entregue em março de 2013.
A obraO viaduto rodoferroviário – a exemplo da obra que já está sendo feita na avenida, na altura da rotatória de acesso à UFMT (Universidade Federal Mato Grosso) – pertence ao Eixo 2 do VLT (Centro-Coxipó).
O viaduto terá aproximadamente 445 metros e será constituído de duas faixas de circulação por sentido, para o tráfego geral e a via central permanente para a circulação do VLT.
De acordo com o anteprojeto apresentado pelo Consórcio VLT Cuiabá, o vão livre entre a base do viaduto e as alças da rotatória (projetada no entroncamento da Avenida Beira Rio) deverá ser de 5,5 metros.
O objetivo, com esse espaço, é permitir a passagem de veículos de grande porte sob a base do viaduto.