Cuiabá, Sábado, 9 de Agosto de 2025
VIADUTO DA MT-040
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Obra provoca mudanças no trânsito da Fernando Correa

Novo bloqueio da Avenida Fernando Corrêa deve acontecer até 15 de dezembro

Thiago Bergamasco/MidiaNews

Avenida Fernando Corrêa: via ganhará nova interdição

Avenida Fernando Corrêa: via ganhará nova interdição

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) de Cuiabá já aprovou a rota de desvio montada pelo Consórcio VLT Cuiabá para que as obras do viaduto da MT-040 tenham início.

A obra integra o pacote de obras necessárias para a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Capital.

Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o Consórcio já começou a sinalizar as ruas que serão usadas como trajeto diário pelos motoristas que seguem pela Avenida Fernando Corrêa no sentido Centro-Coxipó.

Com o canteiro de obras já montado no entroncamento da Avenida Fernando Corrêa com a Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040), que liga Cuiabá ao Município de Santo Antônio do Leverger (27 km ao Sul), a próxima etapa será a interdição da via, esperada para até o dia 15 de dezembro.

Trânsito de carretas


Thiago Bergamasco/MidiaNews

Com interdição, motoristas deverão tomar cuidado ao transitar pela Avenida Fernando Corrêa da Costa

A Secopa já esteve reunida com os empresários e comerciantes que serão diretamente afetados pela obra na semana passada, para fazer o comunicado oficial sobre a interdição.

Uma das principais preocupações do setor se trata do trânsito de veículos de carga, como carretas e caminhões, que abastecem o comércio local ou atravessam a Capital, rumo à outras cidades do interior do Estado.

Nenhuma definição sobre o assunto já foi tomada, mas a pasta orienta os motoristas a fazerem uso de outras avenidas enquanto durarem as obras na Avenida Fernando Corrêa da Costa que, após o início das obras do viaduto, estará com o trânsito bloqueado em três trechos diferentes.

Além das obras do viaduto que serão iniciadas, já estão em andamento na via a construção do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso – obra que também integra o pacote do VLT – e do Complexo Viário do Tijucal.

Como as ruas que compõem a rota de desvio oficial podem não comportar o trânsito de veículos de carga, a sugestão dada pela Secopa é de que os veículos passem a usar a Avenida das Torres e a Rodovia dos Imigrantes como vias alternativas.

Desvio

Após a interdição do trânsito no local, quem seguir pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, no sentido Centro/Coxipó, deverá entrar à direita, na Rua 24 de Agosto, no bairro Vista Alegre (mais conhecida com a rua da Políclínica do Coxipó). Confira o mapa ao lado.

Nessa rua, o motorista deverá virar à esquerda e seguir pela Rua 13 de Maio, no mesmo bairro, cruzando a Avenida Palmiro Paes de Barros, entrando, em seguida, na Rua H-8, no bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida, ao lado da Clínica Citodiagnóstico.

Divulgação

Desvio montado pelo Consórcio VLT Cuiabá para quem segue no sentido Centro-Coxipó

Essa rua faz divisa com o bairro Jardim Buriti e passa, também, pelo Jardim Comodoro.

Seguindo por esse caminho, o motorista vai chegar à Rua 4, no bairro São José I, onde deverá acessar a Rua São José, até chegar, novamente, à Avenida Fernando Corrêa da Costa (ao lado do Motel Absinto).

Atraso


Segundo o cronograma apresentado pela Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo), a obra deveria ter sido iniciada em setembro deste ano.

Ainda de acordo com o calendário da pasta, apresentado em julho deste ano, o viaduto deverá ser entregue em março de 2013.

A obra


O viaduto rodoferroviário – a exemplo da obra que já está sendo feita na avenida, na altura da rotatória de acesso à UFMT (Universidade Federal Mato Grosso) – pertence ao Eixo 2 do VLT (Centro-Coxipó).

O viaduto terá aproximadamente 445 metros e será constituído de duas faixas de circulação por sentido, para o tráfego geral e a via central permanente para a circulação do VLT.

De acordo com o anteprojeto apresentado pelo Consórcio VLT Cuiabá, o vão livre entre a base do viaduto e as alças da rotatória (projetada no entroncamento da Avenida Beira Rio) deverá ser de 5,5 metros.

O objetivo, com esse espaço, é permitir a passagem de veículos de grande porte sob a base do viaduto.



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COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

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SEVERTINO DE ARAUJO  10.12.12 12h39
Poderiam fazer um desvio aqui na fernando correia logo após o viauto onde ficava o policia federal, a direita saindo no setor 4 do bairro tijucal. Ali que vai para o tijucal osmar cabral entra ali e fica tudi resolvido sem congestionamento.
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brenno  10.12.12 10h49
Acho exagero bloquear a avenida... a rotatória é grande, tem espaço para erguer as vigas de sustentação do viaduto...
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Pedro  10.12.12 09h07
Faço toda hora uma pergunta, porque não preparam os desvios para receber esse fluxo enorme de veículos, eleves e os pesados pois hoje convivemos com carretas e caminhões, dividindo o mesmo espaço com pequenos carros e motos, em ruas e vielas que nem em condições normais se consegue andar, essas vias de "escape" deveriam ter sido previamente preparadas, afinal essa obras não são surpresas desde que Cuiabá foi colocada como sede da Copa. Com a palavra as autoridades !
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