LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Previstos para serem concluídos no final de outubro deste ano, os viadutos da UFMT e da MT-040 – que compõem o pacote de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Capital – seguem para a reta final de execução, segundo as informações divulgadas pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).
Os dois elevados serão rodoferroviários, ou seja, por ele passarão o tráfego comum, nos dois sentidos, e o VLT, que fará o eixo Coxipó-Centro.
Os viadutos serão constituídos de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e DE uma via central permanente para a passagem do VLT.
Na última medição divulgada em agosto pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, que executa a obra, o Viaduto da UFMT, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, já era apresentado como tendo 87,8% dos serviços concluídos.
Com 428 metros de extensão, a obra avança em sua terceira etapa de construção, a superestrutura, após ter passado por readequações quando falhas foram encontradas em duas vigas da obra, no 1º semestre deste ano.
Edson Rodrigues/Secopa
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Viaduto da MT-040: obra foi iniciada em fevereiro deste ano
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A previsão é de que, nas próximas semanas, a etapa de concretagem das lajes seja finalizada para que, em seguida, seja dado início à execução do pavimento, acabamento e sinalização do elevado.
Iniciada em outubro do ano passado, a obra está sendo erguida sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves, Fernando Corrêa da Costa e a via de acesso ao campus da UFMT.
o viaduto também serão construídas as pistas marginais e uma rotatória.
Viaduto da MT-040
Obra iniciada em fevereiro deste ano, o Viaduto da MT-040 (Rodovia Palmiro Paes de Barros) está sendo erguido no entroncamento da rodovia com a Avenida Fernando Corrêa e terá 445 metros de comprimento.
Sob o viaduto – que em julho deste ano já havia concluído mais da metade dos serviços (50,7%) –, também será construída uma rotatória, além de faixas de circulação, que auxiliarão na distribuição do trânsito da região.
Segundo a Secopa, atualmente, os trabalhos estão concentrados na concretagem das vigas transversinas e no lançamento das pré-lajes.
Em seguida, deverá ser realizada a concretagem das lajes e, posteriormente, a execução do pavimento no elevado.
Implantação do VLT
Os dois viadutos, bem como outras 11 obras de arte, estão inclusos no pacote do VLT, orçado em R$ 1,477 bilhão.
O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução de todas as obras.
Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto de 22,2 km do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.
Confira na galeria as imagens atuais das obras capturadas pelo fotógrafo Edson Rodrigues, da Secopa.