LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Novas interdições no trânsito serão feitas a partir desta semana pelo Consórcio VLT Cuiabá. Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), são esperados para os próximos dias bloqueios (parciais e totais por trecho) nas avenidas João Ponce de Arruda, em Várzea Grande, e nas avenidas Coronel Escolástico, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e XV de Novembro.
Na Avenida Coronel Escolástico, por exemplo, já há um canteiro de obras montado – e cercado – ao longo do canteiro central, próximo à praça dos Bandeirantes.
No encontro dessa avenida com a Prainha, próximo ao Morro da Luz, outro canteiro de obras também já foi montado, e o trânsito em direção ao bairro Coxipó deverá ser alterado.
Outras intervenções tiveram início na Prainha, também, na tarde da última quinta-feira (28), quando operários do Consórcio VLT Cuiabá precisaram quebrar parte da via – próximo ao canteiro central – e escavar o local, causando um longo congestionamento na via.
As medidas são necessárias para a realização dos serviços de implantação da via permanente por onde passará o Veículo Leve sobre Trilhos, bem como para revitalização do Canal da Prainha.
Os mapas dos desvios que deverão ser utilizados pelos motoristas, bem como os trechos exatos de todas as avenidas que terão o tráfego impedido ainda não foram divulgados pela Secopa.
Mary Juruna/MidiaNews
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Pequenas intervenções na Prainha tiveram início na última quinta-feira (28)
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Atenção e paciênciaTais intervenções no trânsito servem de alerta para que a população organize com ainda mais antecedência seus compromissos, bem como planeje novas rotas a serem feitas para chegarem aos seus destinos.
Isso porque as outras vias de grande fluxo de circulação, como as avenidas Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil (Perimetral) e Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), na Capital, e Avenida da FEB, em Várzea Grande, já se encontram com bloqueios montados e trechos em obras.
Operação do VLTO VLT terá dois eixos, ligando a região do CPA ao Aeroporto e os bairros do Coxipó ao Centro da Capital. O modal será implantando nos canteiros centrais das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
Ao todo, serão instalados três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.
A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por vagão e a velocidade de operação prevista é 60 km.
Ao longo dos 22,2 kms de trajeto do VLT, cinco viadutos serão edificados, bem como quatro trincheiras e três pontes – obras de arte especiais que também serão executadas pelo consórcio.
Eixo CPA-AeroportoCom 15 quilômetros de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA I e André Maggi), além de um elevado ferroviário no Aeroporto Marechal Rondon.
Quatro trincheiras serão construídas (Km Zero, Avenida da FEB-Cristo Rei, Rua Desembargador Trigo Loureiro, Rua Luis Felipe), além de 22 estações de transbordo, uma ponte sobre o Rio Cuiabá e dois viadutos: um elevado ferroviário no Aeroporto e outro próximo à Secretaria de Fazenda, na Avenida do CPA.
Nesse eixo será feita também a reestruturação do Canal da Prainha, na região central de Cuiabá.
Mary Juruna/MidiaNews
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Pequena intervenção na Prainha "parou" o trânsito no sentido Centro-Várzea Grande
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Eixo Coxipó-CentroO eixo Coxipó-Centro terá 7,2 quilômetros de extensão e contará com um terminal de integração na região do Coxipó, 11 estações de transbordo e três viadutos: um na rodovia MT-040, outro na Avenida Beira Rio e um no trevo que dá acesso à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Além disso, duas pontes serão construídas sobre o Rio Coxipó.
Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletários, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O projeto prevê ainda que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na execução das obras.
O sistema de bilhetagem implantando deverá ser compatível e integrado aos sistemas de arrecadação utilizados nos transportes públicos de Cuiabá e Várzea Grande, hoje em operação apenas nos ônibus (bilhetes, cartões, máquinas de venda e validadores).
ContratoO consórcio VLT Cuiabá é formado por cinco empresas – Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda e Astep Engenharia Ltda – e venceu o processo licitatório, com a proposta de R$ 1,47 bilhão.