LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Operários já trabalham na preparação do Córrego do Barbado para implantação e duplicação do primeiro trecho da Avenida Parque do Barbado, localizada entre as avenidas Fernando Corrêa da Costa (iniciado atrás do Shopping Três Américas) e Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), na Capital.
A obra está orçada em R$ 23 milhões e a primeira etapa do projeto prevê a implantação de uma via parque – com ciclovia e calçamento –, ao longo de quase 1,7 km, promovendo a ligação da região do CPA à região do Coxipó, além do prolongamento da Avenida Tancredo Neves à Ponte Sérgio Motta, que liga a Capital à Várzea Grande.
De acordo com o engenheiro civil da Secopa, Jamir Sampaio, a via terá 30 metros de largura e cerca de 800 metros do canal está sendo fechado, por meio do uso de células de concreto armado/bueiros celulares.
“O processo de construção começa, primeiro, com a escavação do terreno, segundo a regularização do fundo do canal e execução de um lastro (base) de pedra rachão (pedra tipo brita em tamanho maior).
O lastro serve como uma base regular, com um suporte necessário além de contribuir para rebaixamento do lençol freático e, por último, uma camada de concreto para da implantação dos bueiros celulares”, explicou.
Edson Rodrigues/Secopa
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Canal será fechado por cerca de 800 metros para implantação da via
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ImportânciaProjetada para dar mais fluidez ao tráfego da região, principalmente no que se refere ao trânsito das avenidas Brasília e Fernando Corrêa, localizadas próximo à entrada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a obra deverá beneficiar diretamente a vida dos moradores dos bairros Pedregal, Jardim Leblon e Jardim das Américas, segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).
Segundo a Secopa, a obra não está entre os empreendimentos essenciais para a Copa do Mundo, constando no Plano Diretor do Município há algum tempo. Foi assumida pela pasta com vistas a melhorar o fluxo do trânsito, durante o Mundial de Futebol.
No período da Copa do Mundo, entre os meses de junho e julho de 2014, a avenida será uma via de rápido acesso ao Centro Oficial de Treinamento (COT) da UFMT.
Executada pelo Consórcio Guaxe/Ecomind, a obra tem prazo de conclusão de seis meses, a contar da data da ordem de serviço e não prevê desapropriações nesse trecho, segundo a pasta.
FuncionamentoPara ter acesso à via, os motoristas deverão fazer a rotatória embaixo do viaduto da UFMT.
A avenida será ainda uma opção de entrada no campus universitário, além de dar mais agilidade ao fluxo de trânsito rumo à região do Tijucal pela Avenida Arquimedes Pereira Lima, que também está em fase de duplicação, no pacote de obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo.
Além da Parque do Barbado, também serão construídas ciclovias nas obras de duplicação da Estrada do Moinho.
O projeto da Via Parque do Barbado prevê a implantação de 4,8 km de ciclovias que, somados aos 1,8 km já existentes, resultarão em quase 7 Km de faixas exclusivas para o trânsito de bicicletas na Estrada do Moinho.
Edson Rodrigues/Secopa
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Obra promete aliviar tráfego sobre a Av. Fernando Corrêa
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Divisão do projetoO projeto original de criação da Via Parque do Barbado foi dividido em dois lotes e terá apenas a 1ª etapa concluída.
O projeto inicial previa a interligação das avenidas Fernando Corrêa da Costa, Arquimedes Pereira Lima, Dante de Oliveira (Avenida dos Trabalhadores), Gonçalo Antunes de Barros (Jurumirim) e Vereador Juliano Costa Marques, sempre margeando o Córrego do Barbado.
A conclusão integral do projeto esbarrou na discussão judicial a respeito das desapropriações que o 2º lote da obra causaria, atingindo cerca de 400 famílias de bairros como Renascer, Castelo Branco, Pedregal e Bela Vista.
A Secopa repassou o projeto do 2º lote, que já está pronto, para a Prefeitura de Cuiabá, que deverá assumir essa etapa da obra, após a realização da Copa do Mundo.
O 2º lote tem orçamento estimado em R$ 10,8 milhões e compreende aproximadamente 1,8 km de extensão.