Cuiabá, Domingo, 15 de Junho de 2025
VIADUTO DA SEFAZ
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Pavimentação do Viaduto da Sefaz poderá ser refeita

Secopa aguarda 2º teste de material utilizado no asfaltamento de trecho

Edson Rodrigues/Secopa

Secopa admite que recapeamento asfáltico do viaduto pode ser refeito

Secopa admite que recapeamento asfáltico do viaduto pode ser refeito

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Após apresentar problemas na qualidade no material usado para a execução da capa asfáltica, o Viaduto da Sefaz poderá ter todo seu recapeamento refeito.

A obra integra o pacote de intervenções para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá e está sendo executada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande.

Conforme o secretário da Copa, Maurício Guimarães, afirmou ao MidiaNews, a obra apresentou o mesmo problema do Viaduto do Despraiado: má qualidade da brita utilizada no asfaltamento da obra e das vias marginais.

“Nós fizemos uns ensaios e a primeira amostra não passou. Está sendo feita a contraprova, agora. É a mesma coisa do Despraiado: o ‘traço’ [do asfalto] não fechava. Se não passar, nós vamos mandar frisar e refazer a capa asfáltica”, disse.

"É a mesma coisa do Despraiado: o ‘traço’ [do asfalto] não fechava. Se não passar, nós vamos mandar frisar e refazer a capa asfáltica"

O resultado do novo teste ainda não foi divulgado pela pasta. Mas, segundo Guimarães, caso o processo precise ser refeito, pode resultar em um atraso de aproximadamente cinco dias.

“O que menos importa agora é o atraso. Temos que receber aquilo que foi contratado”, afirmou.

Qualidade


O presidente da Comissão Parlamentar de Infraestrutura Urbana e Transportes da Assembleia Legislativa, deputado estadual Sebastião Rezende (PR), afirmou que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) tem feito a avaliação do concreto utilizado em todas as obras da Copa do Mundo.

“Temos exigido da Secopa para que as empresas possam fazer a análise [da qualidade do material] antes. Porque, mesmo elas assumindo esse prejuízo, perdemos tempo e serviço, que precisa ser refeito. Nós precisamos de obra duradoura e que tenha qualidade”, disse.

Segundo Rezende, não adianta entrega as obras em dezembro, se elas não tiverem a qualidade necessária e prevista em contrato.

“A qualidade é imprescindível e a nossa comissão tem tomado esse cuidado de analisar o aspecto técnico das obras”, afirmou o deputado.

Viaduto da Sefaz

"[...] mesmo elas [empresas] assumindo esse prejuízo, perdemos tempo e serviço, que precisa ser refeito. Nós precisamos de obra duradoura e que tenha qualidade"

O viaduto, de 278 metros de extensão e formato de ferradura, integra o Eixo 1 de implantação do VLT que liga o CPA ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.

A obra deverá ser usada exclusivamente como alça de retorno pelos motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem retornar à região central de Cuiabá ou ter acesso ao Centro Político Administrativo. Isso porque o viaduto rodoviário terá duas faixas de circulação em um único sentido.

O VLT, por sua vez, deverá passar por baixo da obra, na via permanente que será implantada sob o elevado.

De acordo com a Secopa, trafegam por aquele trecho da Avenida do CPA mais de 2,7 mil veículos por sentido nos horários de pico e o tráfego deverá ser revitalizado com a liberação para uso do elevado, diminuindo em até cinco minutos o tempo do percurso dos motoristas.

A construção integra o pacote de 13 obras de arte para implantação do VLT na Grande Cuiabá, ao custo total de R$ 1,477 bilhão.

Outro lado


Por meio de nota enviada ao MidiaNews, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande afirmou que "mantém um controle rigoroso sobre a qualidade dos serviços e obras em execução, e buscando elevar o índice de conforto aos usuários, permite-se, quantas vezes julgar necessário, e sem custos adicionais ao cliente, atuar na melhoria das condições de tráfego das obras, antes de sua efetiva entrega ao cliente".

De acordo com o consórcio, a execução da pavimentação deve continuar pelo próximo fim de semana, "para tão logo fazer a entrega oficial do viaduto da Sefaz e suas vias rodoviárias à Secopa, devidamente sinalizadas e iluminadas, em perfeitas condições de tráfego".



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COMENTÁRIOS
19 Comentário(s).

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Jose Borges  06.10.13 00h37
A trincheira do jurumirim vai ainda uns três anos para terminar. Isso se não virar uma grande piscina com as chuvas.
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Marcos  05.10.13 11h00
Nem comecou a chover direito e, ja comecam os problemas. Eta Brasilzao, vamos esperar ate marco quando as chuvas comecam o seu final. Sera que conseguiremos passar nas trincheiras cheias de agua? So de barco.
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catarina souza  04.10.13 15h37
Essas obras serão entregues a toque de caixa, todas maquiadas na tentativa de enganar a todos nós moradores e visitantes(turistas)!! O legado será de obras de péssima qualidade e dividas exorbitantes que são incompatíveis com o nosso poder de endividamento, que com certeza inviabilizarão nosso Estado num futuro bem próximo.
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Jader  04.10.13 09h13
Poderia acontecer o mesmo com a pavimentacão asfaltica da Estrada da Guarita, pois esta cheio de ondulações, de péssima qualidade o asfalto, MidiaNews poderia verificar in loco.
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Valmir  03.10.13 19h06
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