LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A 15 meses da realização da Copa do Mundo no Brasil, Cuiabá possui apenas 10.850 leitos para acomodar os turistas que deverão acompanhar quatro dos jogos da primeira fase do Mundial que serão disputados na Arena Pantanal.
Até o Mundial, a rede hoteleira aposta em um incremento de 4.350 leitos em hotéis, o que garantiria à Grande Cuiabá uma média de 15,2 mil leitos a serem oferecidos aos visitantes.
A estimativa, segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), é de que a Capital receba aproximadamente 70 mil turistas durante os 30 dias de realização do Mundial, entre os meses de junho e julho de 2014.
Apesar da discrepância entre o número de leitos ofertados e o número de turistas esperados, a rede hoteleira afirma que está preparada para desempenhar bem seu papel durante o evento e que não há motivos para preocupação quanto à acomodação dos visitantes.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Mato Grosso (Abih-MT), Conrado Vitali Rohde, há 99 hotéis em funcionamento hoje na Grande Cuiabá – sendo 75 na Capital e 24 em Várzea Grande – e todos eles estão prontos para atenderem às demandas e exigências que o Mundial carrega.
Divulgação
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Suíte Master do Hotel Deville Cuiabá
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Vitali afirmou ao
MidiaNews que outros 16 hotéis já estão sendo erguidos nas duas cidades com vistas ao Mundial e, a partir de agora, investir na construção de mais imóveis ou no aumento do número de leitos não é necessário.
Ele acredita, que pelo contrário, tal ação pode gerar uma crise sem precedentes no setor, ao invés de resultar em benefícios para a rede.
“Para atender à Copa, não há necessidade de se criarem mais leitos. Se construirmos mais, o que faremos com esses hotéis depois? Vai ter gente declarando falência ou tendo que transformar os hotéis em residenciais”, disse.
Vitali argumentou, ainda, que o contingente de visitantes esperados para o período da Copa não deverá ficar concentrado na Capital – razão pela qual o aumento no número de leitos seria uma ação arriscada – e criticou o despreparo da cidade quanto às atrações turísticas oferecidas aos turistas.
“70 mil pessoas são esperadas, mas elas ficarão espalhadas pelo Estado, provadas pelo turismo e pela economia que Mato Grosso oferece, principalmente nas cidades mais próximas. Acredito até que o potencial econômico irá mover mais os visitantes do que o turismo, que já está no ostracismo há 30 anos”, afirmou.
Segundo o presidente da Abih-MT, os visitantes não buscam os hotéis motivados pela quantidade de estrelas que ele possui – classificação que voltou a ser adotada pelo Governo Federal como avaliação –, mas sim pelos serviços que oferecem.
Ele salientou que a grande maioria dos estabelecimentos construídos na Grande Cuiabá atendem aos padrões de qualidade necessários e essenciais para garantir um bom atendimento e conforto aos clientes.
Segundo Vitali, que é gerente geral do Hotel D'Luca, em Cuiabá, isso é o que a maioria busca na hora de definir a hospedagem.
“Os hotéis mais antigos estão investindo em suas infraestruturas e na qualificação dos profissionais e os empreendimentos mais recentes já são construídos atendendo às normas de qualidade. O hóspede busca um bom atendimento, acessibilidade, pontualidade, uma limpeza bem feita e uma gastronomia de qualidade. E isso os nossos hotéis oferecem”, ressaltou.
Divulgação
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Buffet de café da manhã do Hotel D'Luca: gastronomia é um dos pontos fundamentais na decisão do cliente
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QualificaçãoA maioria dos hotéis da Grande Cuiabá já começaram a investir não apenas em infraestrutura, mas também na qualificação e capacitação dos seus funcionários.
Segundo Vitali, há aproximadamente 1,7 mil pessoas empregadas na rede hoteleira atualmente, número que está aquém do desejado.
“Teríamos que empregar o dobro disso para funcionar bem”, afirmou.
Destes, ao menos 60% já estariam encaminhados ou buscando fazer algum curso de qualificação, incentivados pelos próprios empregadores, empresários do setor.
“É necessário qualificar a mão-de-obra que possuímos hoje, principalmente aqueles que trabalham diretamente no atendimento ao cliente. E há espaço no mercado para novas pessoas e é necessários dar essa oportunidade, para que possamos mudar o quadro atual”, avaliou.
Avaliação da FifaA Federação Internacional de Futebol (Fifa) realizou vistorias nos hotéis das cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil a fim de escolher aqueles que seriam apontados em seu site oficial como recomendados pela entidade para atender à “família Fifa” durante a Copa das Confederações de 2013 e o Mundial de 2014.
Mato Grosso possui 25 hotéis indicados pela entidade no site, localizados em Cuiabá, Várzea Grande e cidades dos arredores – em um raio médio máximo de 100 km da Arena Pantanal. Destes, 12 foram classificados com duas, três ou quatro estrelas. confira a lista completa de hotéis no site da Fifa - clique
AQUI.

"Em todo o Brasil, a Match Services já contratou mais de 800 hotéis, principalmente os que oferecem serviços de três a cinco estrelas"
O Hotel Deville Cuiabá foi um dos primeiros hotéis a ser aprovado e certificado pela Fifa para receber as delegações das seleções que forem disputar o título na cidade, bem como os membros do Comitê Organizador Local (COL) ou equipes diretamente ligadas à entidade.
Segundo o diretor de marketing e comercial da rede Deville, Cícero Vilela, os 174 apartamentos da unidade presente na Capital já estão com agendamento bloqueado para os meses de junho e julho para acomodar as equipes técnicas e delegações indicadas pela Fifa.
“Não temos certeza do que foi avaliado pela Fifa para ser um hotel oficial do evento, mas acredito que foi um conjuntos dos serviços, a qualidade, o atendimento e a infraestrutura oferecida”, afirmou.
No entanto, aproveitando a oportunidade, a rede já passou a qualificar seus funcionários para que todos sejam bilíngues até o momento do evento.
“Estamos investindo na qualificação dos funcionários. Firmamos convênios com escolas de idiomas e quase todos os funcionários que atuam em contato direto com os visitantes estão sendo qualificados para terem ao menos noções elementares para se comunicarem com os hóspedes estrangeiros. Temos recepcionistas, garçons, camareiras, manobristas, todos”, disse.
ReservasOs serviços de reserva e organização das acomodações são feito por meio da empresa Match Services, com sede em Zurique, na Suíça. A empresa também é responsável por avaliar os hotéis e selecionar aqueles que melhor atendem as necessidades da Fifa.
Por e-mail, o responsável pelo setor de Comunicação da empresa, Andreas Herren, afirmou que há equipes da empresa avaliando e contratando os hotéis no Brasil desde 2007.

"Para atender à Copa, não há necessidade de se criarem mais leitos"
“Em todo o Brasil, a Match Services já contratou mais de 800 hotéis, principalmente os que oferecem serviços de três a cinco estrelas”, disse.
Segundo Herren, os hotéis já contratados “atendem muito bem” às necessidades Fifa, do COL e dos times participantes do evento, “sempre respeitando as condições oferecidas pela cidade-sede” e “sem solicitar alterações no local escolhido”.
Os hotéis escolhidos para a Copa começaram, em 2012, a receber placas que os identificam como acomodações oficiais do evento, segundo Herren.
De acordo com a empresa, eles trabalham com o que é oferecido pelo hotel e a avaliação inclui a qualidade e a distribuição dos quartos disponíveis, “mais do que o número de quartos ou leitos oferecidos”.
Confira abaixo os hotéis de Mato Grosso que estão na lista dos indicados pela Fifa, no site da entidade:- Deville Cuiabá;
- Hotel Taiamã;
- Paiaguás Palace Hotel;
- Intercity Premium Cuiabá;
- Hotel Mato Grosso Águas Quentes;
- Cerrados Park Hotel;
- Alvorada Palace Hotel;
- Diplomata Hotel;
- Mato Grosso Palace Hotel;
- Hotel Mato Grosso Pantanal;
- Hotel Mato Grosso;
- Bandeirantes Hotel;
- Hotel Capital;
- Delcas Hotel;
- Hitz Hotel Pantanal;
- Ceolatto Palace Hotel;
- Hotel Ceolatto;
- Hotel Real Cuiabá;
- Hotel Casa Nova;
- Hotel D’Luca;
- Le Soleil Residence Hotel;
- Hotel Las Vegas;
- Global Garden Hotel;
- Hotel Veneza;
- Hotel Golden Tulip Pantanal.