Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
OBRAS DA COPA DO MUNDO
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Região do Coxipó receberá investimento de R$ 150 milhões

Cerca de 13 obras de mobilidade urbana serão realizadas na região, segundo a Secopa

Edson Rodrigues/Secopa

Ponte já em construção sobre o Rio Coxipó, que deverá beneficiar moradores da região

Ponte já em construção sobre o Rio Coxipó, que deverá beneficiar moradores da região

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A região do Coxipó, uma das mais populosas da Capital, será uma das mais beneficiadas com as obras da Copa do Mundo de 2014, segundo informações da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo).

Pelo menos 13 obras de mobilidade urbana são previstas para a região, resultando em investimento de cerca de R$ 150 milhões.

No total,  as obras no Coxipó somam quatro pontes, três viadutos e o Complexo Viário do Tijucal – formado por uma trincheira e um viaduto –, além de pavimentação, prolongamento e interligação de ruas e avenidas, o que deverá, segundo a pasta, redefinir a forma de ir e vir na região.

Entre as obras mais esperadas pelos moradores locais – e já lançada várias vezes –, está a construção da ponte de concreto pré-moldado sobre o Rio Coxipó, no trecho compreendido entre a Avenida Beira-Rio e a Rua Antônio Dorilêo.

Orçada em R$ 5,1 milhões, essa ponte terá 155 metros de extensão por 12,8 metros de largura e é realizada pela Construtora Atrativa, com previsão de entrega até dezembro deste ano.

A pavimentação da Rua Camboriú/Cabeceiras também complementa esta obra, montando, por exemplo, um novo trajeto para que sai do Parque Cuiabá e bairros adjacentes em direção à região das universidades localizadas na Avenida Beira Rio.

Atualmente, quem faz esse trajeto precisa trafegar pela Avenida Palmiro Paes de Barros até a Fernando Corrêa da Costa, passando pelo trecho da Avenida Beira Rio.

Divulgação

Viaduto da UFMT, incluso no pacote de obras do VLT, na Avenida Fernando Corrêa da Costa

Segundo a Secopa, quando as obras estiverem concluídas, os motoristas poderão seguir pela Avenida Palmiro Paes de Barros até à Rua Camboriú, no parque Geórgia, seguindo até a Rua Antônio Dorilêo, no bairro Coophema.

Lá haverá uma ligação com a Avenida Beira Rio pela nova ponte do Coxipó, chegando rapidamente ao bairro Praeirinho.

A implantação da interligação entre a Avenida Beira Rio e a Rua Antônio Dorilêo está orçada em R$ 7,8 milhões e está sendo executada pela empresa Três Irmãos, em um trecho que totaliza 2,5 km.

Já a pavimentação da Avenida Camboriú está sendo executada pela construtora Nhambiquaras, com investimento de R$ 1,8 milhão, e prazo de execução de 150 dias. Segundo o cronograma apresentado pela Secopa, a obra deverá ser entregue ainda este mês.

Outras obras

Pavimentação da Avenida Itaparica


Com um custo de R$ 1,6 milhões, essa obra está sendo executada e tem previsão de entrega para dezembro de 2012, segundo o cronograma da pasta. Ela servirá como opção aos motoristas que desejarem sair da Avenida Fernando Corrêa da Costa e chegar à Avenida Palmiro Paes de Barros.

A via tem início ao lado da Rua Antônio Dorilêo, paralela Fernando Corrêa, sendo uma alternativa para reduzir o fluxo da principal “artéria” do Coxipó. No total, o trecho pavimentado irá somar 846 metros.

Prolongamento e ponte na Rua Eucaliptos


Essa obra que ocorre no bairro Jardim das Palmeiras servirá para interligar as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Arquimedes Pereira Lima. O prolongamento da via deverá estar pronto ainda este mês, segundo o calendário de obras da Secopa.

Na via também será construída uma nova ponte de concreto armado sobre o Rio Coxipó, essa com 130 metros de extensão e 11,8 metros de largura, totalizando um investimento de R$ 5,6 milhões do Governo do Estado.

A obra também será uma opção para ligar a região do Coxipó ao Centro Político Administrativo, seguindo pela Avenida Professora Edna Affi (popularmente conhecida como Avenida das Torres).

Divulgação

Complexo Viário do Tijucal, que deverá melhorar o tráfego na região

Complexo Viário do Tijucal

Incluso no pacote de Travessia Urbana, o Complexo é composto de uma trincheira e um viaduto e já teve suas obras iniciadas em agosto deste ano. Orçada em R$ 30,1 milhões, a obra está sendo realizada pelo Consórcio EEF, formado pelas empresas Engeponte, Enpa e Funsolos.

A previsão de entrega é dezembro de 2013 e a obra promete transformar o trânsito e o paisagismo da entrada cidade para quem vem da região Sul. A trincheira fará a ligação da BR-364 com a Avenida Arquimedes Pereira Lima, enquanto o viaduto irá ligar a rodovia à Avenida Fernando Corrêa da Costa, desafogando o trânsito no local.

VLT


Durante a implantação do novo modal de transporte público da capital, a Avenida Fernando Corrêa – que compõe o Eixo 2 do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ganhará três viadutos e duas pontes sobre o Rio Coxipó. Os viadutos localizados em frente à UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e da MT-040 terão início ainda no mês de setembro.

Em licitação


Já se encontra em processo licitatório a duplicação da Avenida Arquimedes Pereira Lima, com extensão de aproximadamente 4,42 km. A obra irá contemplar a duplicação e o alargamento das pontes sobre o Córrego do Moinho e Rio Coxipó, com extensão de 44 metros e 84 metros, respectivamente.



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9 Comentário(s).

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josuel correa  08.02.13 11h17
so esquecereu a avenida campina verde e brincadeira isso ecuiaba
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raphael   12.09.12 08h54
Realmente quando vai sair do papel a ponte de ligaçao parque do lago de varzea grande ao parque atalaia em cuiabá.
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CLAITON CAVALCANTE  11.09.12 09h59
Realmente essas obras trarão novo visual e nova valorização para todo Coxipó. E por estar vivenciando isso na prática, por ser morador da região do Tijucal, sugiro que, com o advento do início das obras do complexo viário do Tijucal essa nossa região está um pouco prejudicada no tocante a mobilidade para nos deslocarmos até a região do centro, do cpa etc. Então no intuito de contribuir com os avanços também da região do coxipo é de grande valia a construção de uma avenida ligando a av. fernando correa da costa nas proximidades da Copagaz até a av. das Torres nas proximidades do trevo de acesso ao bairro Osmar Cabral. Essa avenida em sua grande parte da já existe, porém sem asfalto. A extensão total seria de aproximadamente 2,5 km, ou seja seria uma avenida pequena que surtiria um grande efeito para desafogar o transito principalmente da região do grande tijucal e também dos novos residenciais que passaram a existir ao longo da av. fernando correa até o jardim industriário. Fica a sugestão para as autoridades competentes.
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Marcio de Andrade  10.09.12 13h58
E a construção da ponte de concreto sobre o rio Cuiabá, ligando o bairro Parque do Lago em Várzea Grande ao Parque Ataláia em Cuiabá quando sairá do papel?
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josuel correa da costa  10.09.12 11h39
eu moro na av. campina verde parque geogia, este afastarao a av camburiu, e esquceu a av campina verde, que e linha do inibus a ponte e estreita e esta qualse caindo a rua e so pueiraos moradores nao quenta mais poeira, diz que os asfalto la so ano quem vem, sera.brincadeira av campina verde elinha de onibus e brincadeira se nao asfaltar.
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