Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
COMPLEXO TIJUCAL
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Obra começa e BR-364 tem interdição parcial; veja desvio

Orçada em R$ 30,1 milhões, conjunto deve ser entregue até dezembro de 2013

Secopa

Complexo Viário do Tijucal: obras começaram na quinta-feira, com interdição parcial da BR-364

Complexo Viário do Tijucal: obras começaram na quinta-feira, com interdição parcial da BR-364

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Teve início, na quinta-feira (9), a construção do Complexo Viário do Tijucal - composto por um viaduto e uma trincheira -, que será erguido no entroncamento da BR-364 com as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Arquimedes Pereira Lima.

Para que os trabalhos tivessem início, parte da BR-364, que liga a Capital mato-grossense ao Sul do Brasil, precisou ser interditada.

O Consórcio EEF, formado pelas empresas Engeponte, Enpa e Funsolos, será o responsável pela obra, que tem previsão de entrega para até dezembro de 2013, segundo o cronograma apresentado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).

Orçado em 30,1 milhões, o Complexo do Tijucal faz parte do pacote de Travessia Urbana previstos para Cuiabá e Várzea Grande, com vistas à Copa do Mundo de 2014, e promete desafogar o trânsito da região, melhorando a distribuição dos veículos para os bairros adjacentes e a visão de quem chega à cidade, vindo das regiões Sul e Sudeste do país.

Desvio

A interdição feita na BR-364 ocorre em um trecho de aproximadamente 350 metros. O trânsito está bloqueado parcialmente na pista utilizada por quem chega a Cuiabá e, por isso, o fluxo será transferido para a pista contrária (saída para Rondonópolis), que funcionará em mão dupla (nos dois sentidos).

Para evitar transtornos, a Secopa orienta os motoristas a utilizarem a Avenida das Torres (Avenida Edna Affi) como rota de saída de Cuiabá rumo à região Sul. Como rota de chegada, a orientação é seguir pela Rodovia dos Imigrantes, para ter acesso ao trevo da Rodovia Palmiro Paes de Barros.

A obra

O complexo foi dividido em dois subtrechos. No primeiro subtrecho, está prevista a construção de uma grande trincheira e de um viaduto, no entroncamento das rodovias federais, que recebem o nome de Complexo Viário.

A trincheira terá 740 metros de extensão e fará um “mergulho” na BR-364, levando até à Avenida Arquimedes Pereira Lima.

O viaduto, por sua vez, terá 520 metros e deverá fazer a ligação da BR-364 com a Avenida Fernando Corrêa da Costa, passando por cima do trevo de acesso ao bairro Tijucal.

Já o segundo subtrecho compreende obras de drenagem e recapeamento da entrada da Avenida Miguel Sutil, no trecho localizado entre o viaduto da Avenida Fernando Corrêa até a Rua Bela Vista, no Jardim Leblon, somando aproximadamente 1 km.

O orçamento estimado para a execução dessa obra é de R$ 2 milhões e já está previsto no preço global de contratação do consórcio.

Travessia Urbana

O pacote de Travessia Urbana é resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado.

Fazem parte deste pacote de obras, ainda, a construção de trincheiras e viadutos na Avenida Miguel Sutil (todos já em construção) e um viaduto na Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande – este último, ainda em processo de licitação.



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2 Comentário(s).

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marcos  10.09.12 14h30
Seria muito bom se os carros e caminhoes não estivessem desviando pelo bairro São Francisco que não é asfaltado, sobra pros moradores a nuvem de poeira e a esperança de um dia os políticos cumprirem o que sempre prometem em época de campanha. Chega!!! o o povo do São francisco não aguenta mais...
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donizeti aparecido de andrade  04.09.12 08h56
ok muito bém até que em fim as coisas comesaram a andar,com certeza vamos ter uma cuiabá moderna,isso que precisa vamos torcer que depois da copa não seja esquecida como ficou muitos anos.
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