LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Motoristas que trafegam pelo Trevo do Tijucal, localizado no entroncamento da BR-364 com as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Arquimedes Pereira Lima, na região do Coxipó, devem ficar atentos para a interdição total do local, prevista pela Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo) para a próxima semana.
O Consórcio EEF, formado pelas empresas Engeponte, Enpa e Funsolos, já montou o desvio que deverá ser utilizado pelos motoristas e aguarda a aprovação da SMTU (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos) para dar início ao bloqueio total do local, que hoje permite o trânsito parcial de veículos.
A interdição total é necessária, segundo a Secopa, para aumentar as frentes de trabalho no local, onde está sendo construído o Complexo Viário do Tijucal, composto por um viaduto e uma trincheira. A obra está orçada em R$ 30,1 milhões.
Divulgação
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Como deverá ficar o Complexo Viário do Tijucal, depois de pronto
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Mudança no trânsitoAs obras no local começaram em agosto deste ano e estão previstas para ser concluídas e entregues até 31 de dezembro de 2013.
Para que os trabalhos tivessem início, foi necessária a interdição parcial da BR-364, que liga Cuiabá ao Sul do Brasil.
Assim, a pista para quem chega à Capital foi reduzida e o fluxo de veículos transferido para a pista contrária (saída para Rondonópolis), que passou a funcionar em mão dupla (nos dois sentidos).
Desde então, os motoristas têm sido orientados a utilizar a Avenida das Torres (Edna Affi) como rota de saída de Cuiabá rumo à região Sul.
A orientação de rota de chegada dada pela Secopa é de que os motoristas sigam pela Rodovia dos Imigrantes para ter acesso ao trevo da Rodovia Palmiro Paes de Barros.
A obraO Complexo do Tijucal faz parte do pacote de Travessia Urbana previstos para Cuiabá e Várzea Grande, visando à Copa do Mundo de 2014, e promete desafogar o trânsito da região, melhorando a distribuição dos veículos para os bairros adjacentes e a visão de quem chega à cidade, vindo das regiões Sul e Sudeste do país.
A obra foi dividida em dois subtrechos. No primeiro subtrecho, está prevista a construção de uma grande trincheira e de um viaduto, no entroncamento das rodovias federais, que recebem o nome de Complexo Viário.
A trincheira terá 740 metros de extensão e fará um “mergulho” na BR-364, levando até à Avenida Arquimedes Pereira Lima, a Estrada do Moinho.
Thiago Bergamasco/MidiaNews
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Motoristas já convivem com desvio na região, desde agosto deste ano
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O viaduto, por sua vez, terá 520 metros e deverá fazer a ligação da BR-364 com a Avenida Fernando Corrêa da Costa, passando por cima do trevo de acesso ao bairro Tijucal.
Já o segundo subtrecho compreende obras de drenagem e recapeamento da entrada da Avenida Miguel Sutil, no trecho localizado entre o viaduto da Avenida Fernando Corrêa até a Rua Bela Vista, no Jardim Leblon, somando aproximadamente 1 km.
O orçamento estimado para a execução dessa obra é de R$ 2 milhões e já está previsto no preço global de contratação do consórcio.
Travessia UrbanaO pacote de Travessia Urbana é resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado.
Fazem parte deste pacote de obras, ainda, a construção de trincheiras e viadutos na Avenida Miguel Sutil (todos já em construção) e um viaduto na Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande – este último, ainda em processo de licitação.