Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
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Secopa adia liberação de pistas marginais da Jurumirim

Após vias serem liberadas para uso, será a vez da rotatória ser interditada

Edson Rodrigues/Secopa

Trincheira da Jurumirim: pistas marginais ainda não serão liberadas

Trincheira da Jurumirim: pistas marginais ainda não serão liberadas

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Previstas para serem liberadas até sexta-feira (28) para o fluxo de veículos, as pistas marginais localizadas onde hoje está sendo construída a Trincheira da Jurumirim, na Avenida Miguel Sutil, ainda não estão prontas para uso.

Segundo informações da assessoria da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo), o Consórcio Sobelltar-Secopa, responsável pela obra, deve começar a construir as pistas marginais a partir da próxima segunda-feira (1º de outubro).

Apesar de suportar apenas um fluxo reduzido, a liberação de parte das vias marginais visa a atender ao comércio e aos moradores da região, além de permitir a interdição da rotatória, que deverá passar por intervenções para construção da obra de arte no local.

Há mais de 120 dias em obras, a trincheira, que terá 915 metros de extensão, já alcançou o nível máximo de escavação nos trechos interditados, que é de oito metros.

Divulgação

Como deverá ficar a Trincheira da Jurumirim, na Avenida Miguel Sutil

A obra já deu início, no último mês, a fase de construção dos muros de arrimo, paredes de atirantamento e estacamento da raiz (fundação), fases que, segundo a pasta, dão contorno à obra e tiram a impressão de que no local existe apenas um imenso buraco.

Outra mudança que já pode ser percebida por quem passa pelo local se trata do cruzamento da Perimetral com as avenidas Dante de Oliveira (Trabalhadores) e João Gomes Sobrinho, onde não mais existe uma rotatória, mas apenas uma via de passagem.

Trincheiras da Perimetral


A Trincheira da Jurumirim, bem como as que estão sendo erguidas nos pontos de acesso aos bairros Verdão e Santa Rosa, fazem parte do pacote de Travessia Urbana, convênio fechado entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).

O pacote prevê a construção de trincheiras e viadutos, chamados de “obras de arte”, visando à Copa do Mundo de 2014.

Conhecida como “trincheirona”, as obras na Jurumirim têm previsão de conclusão para dezembro de 2013 e estão orçadas em R$ 39 milhões.

As outras duas trincheiras que estão sendo erguidas na Perimetral e que compõem o pacote de Travessia Urbana devem ser entregues em abril de 2013.

A Trincheira do Verdão, que terá 460 metros de extensão e está sendo realizada pela empresa Ster Engenharia Ltda., custará R$ 19,9 milhões aos cofres públicos. As obras no local já se encontram na segunda etapa de escavação.

Já a Trincheira do Santa Rosa está passando pela etapa de construção dos muros de arrimo e paredes de atirantamento. Com 520 metros de extensão e orçada em R$ 23,3 milhões, a obra também está sendo executada pela Ster Engenharia.



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3 Comentário(s).

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Cassio  27.09.12 10h20
Agora cadê os MINISTÉRIO PULBLICOS ESTADUAIS E FEDERAIS para acompanhar e fazer o trabalho deles, só querem fazer barulho no VLT e as obras de mobilidade estão como estão PARADAS!!!
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LIBERMAN LOPES SILVA  26.09.12 09h15
TODOS OS DIAS PASSO PELO TREVO DO SANTA ROSA E DISPRAIADO. AS OBRAS ESTÃO PARADAS HÁ MAIS DE 20 DIAS, NÃO TEM SEQUER UM TRABALHADOR LÁ.
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alfredo filho  25.09.12 20h46
È ALGO FORA DA REALIDADE COMO ESTA EMPRESA HESTER NÃO TEM ,A MENOR NOÇÃO DO QUE ESTAR EXECUTANDO. PROXIMO A GM , TEM UM TRECHO QUE JÁ DEVE ESTAR COMPLETANDO 90DIAS ,INACABADO.PORQUAL MOTIVO SÓ ELES DEVEM TER COMHECIMENTO.AUTORIDADES COM A PALAVRA.
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