Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
COMPLEXO DO TIJUCAL
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BR-364 será interditada para obras do Complexo do Tijucal

Pista da rodovia funcionará em mão dupla; confira a rota alternativa

Edson Rodrigues/Secopa

Trevo do Tijucal: No local, serão construídos uma trincheira e um viaduto, visando ao Mundial de 2014

Trevo do Tijucal: No local, serão construídos uma trincheira e um viaduto, visando ao Mundial de 2014

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A BR-364 será interditada parcialmente, neste domingo (26), para a continuidade das obras do Complexo do Tijucal, que será erguido no entroncamento com as Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho).

A interdição no trânsito da rodovia que liga a Capital mato-grossense ao Sul do Brasil já havia sido anunciada há algumas semanas, quando do início das obras, mas apenas agora será necessária.

Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o trânsito será bloqueado parcialmente em um trecho de aproximadamente 350 metros, na pista utilizada por quem chega à Cuiabá.

A atenção nesse local deverá ser redobrada por parte dos motoristas, uma vez que o fluxo de veículos será transferido para a pista contrária (saída para Rondonópolis), que funcionará nos dois sentidos (mão dupla).

Por ser um bloqueio apenas parcial da pista, não há um desvio oficial indicado pela Secopa ou pelas empresas responsáveis pela obra. No entanto, para evitar transtornos, a pasta sugere aos motoristas que utilizem a Avenida das Torres (Edna Affi) como rota de saída de Cuiabá para a região Sul.

Como rota de chegada, a sugestão é de que os motoristas sigam pela Rodovia dos Imigrantes, para ter acesso ao trevo da Rodovia Palmiro Paes de Barros.

A obra

Divulgação

Complexo Viário do Tijucal: obra de travessia urbana na Capital

Orçado em R$ 30,1 milhões, o Complexo Viário do Tijucal será construído pelo Consórcio EEF, formado pelas empresas Engeponte, Enpa e Funsolos. A obra faz parte do pacote de Travessia Urbana previsto para Cuiabá e Várzea Grande, visando à Copa do Mundo de 2014, e tem entrega programa para dezembro de 2013, segundo o cronograma da Secopa.

O complexo foi dividido em dois subtrechos. No primeiro subtrecho, está prevista a construção de uma grande trincheira e de um viaduto, no entroncamento das rodovias federais, que recebem o nome de Complexo Viário.

A trincheira terá 740 metros de extensão e fará um “mergulho” na BR-364, levando até à Avenida Arquimedes Pereira Lima.

O viaduto, por sua vez, terá 520 metros e deverá fazer a ligação da BR-364 com a Avenida Fernando Corrêa da Costa, passando por cima do trevo de acesso ao bairro Tijucal.

Já o segundo subtrecho compreende obras de drenagem e recapeamento da entrada da Avenida Miguel Sutil, no trecho localizado entre o viaduto da Avenida Fernando Corrêa até a Rua Bela Vista, no Jardim Leblon, somando aproximadamente 1 km.

O orçamento estimado para a execução dessa obra é de R$ 2 milhões e já está previsto no preço global de contratação do consórcio.

Travessia Urbana

O pacote de Travessia Urbana é resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado.

Fazem parte deste pacote de obras, ainda, a construção de trincheiras e viadutos na Avenida Miguel Sutil (todos já em construção) e um viaduto na Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande – este último, ainda em processo de licitação



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