LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A lentidão no ritmo de andamento das obras de mobilidade da Copa do Mundo e o impacto que isso tem causado no trânsito – já caótico – da cidade foi um dos destaques do segundo relatório elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), apresentado no início da semana.

"Alerto que a lentidão na execução das obras de mobilidade urbana está prolongando os transtornos ao trânsito de Cuiabá e Várzea Grande"
O conselheiro Antônio Joaquim, relator das contas da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), deu destaque ao problema, agravado pelas condições atuais dos desvios montados pelo Estado e pelas empreiteiras para diluírem o fluxo dos pontos bloqueados.
“Alerto que a lentidão na execução das obras de mobilidade urbana está prolongando os transtornos ao trânsito de Cuiabá e Várzea Grande”, disse.
Segundo Joaquim, o quadro é agravado pelo abandono, por parte do Estado, de obras que poderiam servir como rotas alternativas aos motoristas.
“Para agravar esse quadro, soma-se o abandono das obras de desbloqueio das avenidas Mário Palma, Senegal e Mangueiras, planejadas para mitigar os transtornos dessas obras de mobilidade”, afirmou.
TrânsitoCom uma frota superior a 400 mil veículos – quando a capacidade da malha é para apenas um terço dessa quantidade – as ruas de Cuiabá e Várzea Grande se tornaram um verdadeiro teste de paciência e habilidade para os motoristas.
Os bloqueios realizados nas avenidas da FEB, Fernando Corrêa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) e Miguel Sutil (Perimetral) fazem com o que fluxo de veículos seja desviado para dentro dos bairros, que não possuem capacidade para suportar o tráfego.
Sem alternativa a não ser “desbravar” os bairros da Grande Cuiabá – e na tentativa de não cair nas “crateras” existentes nas vias – os motoristas fazem “ziguezagues” pelas ruas invadindo pistas contrárias e, algumas vezes, provocando sérios acidentes. Sem contar os prejuízos materiais, como pneus e carros danificados pelas condições do asfalto.
Mary Juruna/MidiaNews
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Desvios de obras da Copa não possuem capacidade para suportar tráfego
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DesviosEm Cuiabá, a operação “tapa-buraco” – que visa recuperar o asfalto das ruas usadas como rotas de desvio – teve início este mês. A Secopa adquiriu 30 mil toneladas de massa asfáltica que foram distribuídas entre Cuiabá (20 mil toneladas) e Várzea grande (10 mil toneladas).
Ao
MidiaNews, o secretário de Obras Públicas da Capital, Marcelo Oliveira, afirmou que os serviços de recuperação tiveram início em ruas dos bairros Lixeira, Areão e Jardim Guanabara.
Na próxima semana, os serviços devem avançar pela marginal do Córrego do Barbado e pelas rotas usadas como desvio à trincheira da Jurumimim/Trabalhadores, na Perimetral.
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