Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
OBRAS DA COPA DO MUNDO
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Rotas de desvio começam a ser recuperadas só em março

Prefeitura deve priorizar a rodovia Mário Andreazza e os bairros Santa Isabel e Nossa Senhora Aparecida

Thiago Bergamasco/MidiaNews

Rotas de desvios: recuperação terá início em março

Rotas de desvios: recuperação terá início em março

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A operação “tapa-buraco”, que visa a recuperar o asfalto das ruas dos bairros usados como alternativas de tráfego das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014, terá início na Capital apenas em março.

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) já deu início ao processo de aquisição e distribuição da massa asfáltica, que será dividida entre as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.

Ao todo, serão repassados 30 mil toneladas de matéria-prima, sendo 20 mil para a Capital e 10 mil para a Cidade Industrial, que custaram R$ 5,5 milhões aos cofres do Estado.

O pregão para aquisição do material foi dividido em quatro lotes e o uso do material licitado será realizado de acordo com a necessidade de cada município, durante a execução das obras da Copa.

O processo inclui, além da compra da massa asfáltica, a contratação de 167 m² de serviços de tapa-buracos, 167 m² de serviços de fresagem (remoção controlada de camadas do pavimento) e 167 m² de serviços de recapeamento.

"As chuvas agravam a situação com o aumento de fluxo nas vias, por isso estamos tomando providências para dar uma solução"

Operação


Segundo a Secopa, os trabalhos tiveram início em Várzea Grande na última terça-feira (19), sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura do município (Sinfra). A Prefeitura de Cuiabá, porém, assinou o contrato com a Secopa apenas na quinta-feira (21).

Por meio de sua assessoria, o secretário de Obras Públicas da Capital, Marcelo de Oliveira, afirmou que já no dia 1º de março deverá estar de posse do material asfáltico e dará início imediato às obras de recuperação das rotas de desvio.

Os trabalhos devem ter início, segundo ele, nas vias que apresentam os piores estados no momento, como as rotas alternativas às obras que estão sendo realizadas nas avenidas Fernando Corrêa da Costa, com destaque para o bairro Nossa Senhora Aparecida, e Miguel Sutil, começando pelo bairro Santa Isabel (desvio da Trincheira do Verdão).

Além disso, a Rodovia Mário Andreazza, que hoje apresenta grandes “crateras” e está sendo considerando uma via de risco pelos motoristas, também será uma das primeiras a serem recuperadas, segundo Padeiro.

Os serviços devem ser realizados no período noturno, de acordo com a Prefeitura, a fim de aproveitar o fluxo menor de veículos e evitar ainda mais transtornos no trânsito da Capital.

Situação de emergência


Em janeiro deste ano, a reportagem do MidiaNews percorreu algumas das vias que são usadas diariamente pelos motoristas para “fugirem” das interdições das obras da Copa. A triste realidade encontrada era formada por inúmeros buracos, asfalto gasto, trepidação e muita poeira (Leia mais AQUI).

Para percorrer os desvios, além de precisar ter uma atenção redobrada, o motorista tem que testar suas habilidades no volante.

Thiago Bergamasco

Durante reportagem, site flagrou ônibus "atolado" na entrada do bairro Jardim Primavera

Na tentativa de não cair nas “crateras” existentes, muitas vezes os veículos fazem verdadeiros ziguezagues nas vias, invadindo a pista contrária e correndo riscos de provocar sérios acidentes. Isso sem contar os prejuízos materiais, como pneus e carros danificados pelas condições do asfalto.

Na ocasião, o secretário da Copa reconheceu a situação das vias, mas ponderou que os problemas encontrados nesses bairros atualmente não são ocasionados somente pelas obras da Copa. Segundo ele, se trata de um problema crônico da Capital, principalmente em períodos de chuvas.

“O que nós temos que lembrar é que historicamente, nesse tempo chuvoso, Cuiabá sempre passou por um grande problema de trânsito e asfalto. Isso não é ocasionado pela Copa do Mundo, mas se concentrou em algumas áreas que não eram utilizadas com tráfego intenso, ocasionado uma deterioração maior”, disse na época.

Para Guimarães, a necessidade de contratação dos serviços era de extrema urgência para sanar os problemas enfrentados nas ruas das duas maiores cidades de Mato Grosso.

“As chuvas agravam a situação com o aumento de fluxo nas vias, por isso estamos tomando providências para dar uma solução”, afirmou.



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5 Comentário(s).

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Rafael DV  04.10.13 15h46
Será possível que ninguém vê o tanto de buraco que abriu depois da Ponte Nova sentido VG e depois da Pemaza sentido Cuiabá. Você tem que escolher qual buraco está menos fundo para cair, ou seja não tem opção de desvio, é um em cima do outro. Acordem secretários e vejam o que eu vejo TODO SANTO DIA. É uma Vergonha!
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F. Ribeiro  25.02.13 16h59
As ruas de desvios da cidade esta mesmo um caos, ruas cheios de buracos, lama. Isso sem falar que ali na Obra no Verdão, um ônibus coletivo caiu, ficou metade do ônibus caído no buraco sobre a obra, isso ninguém divulga. E sabe o que fizeram? Apenas tamparam com alumínio, mas a rua mesmo com os buracos não fizeram nada.
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Thiago Souza  25.02.13 15h36
Cuiabá vai passar VERGONHA a nível INTERNACIONAL. O Estado enrolado para fazer algo, MUITA coisa que só fica no papel e/ou posso dizer só falam de BOCA PRA FORA. Tomara que seja destaque em todos as tvs do mundo par a conhecer a verdade sobre esse estado.
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Felipe Padilha  25.02.13 10h07
Eu fiquei ate animado, á alguns dias começaram a arrumar Mario Andreazza, mais logo me decepcionei, pois recuperaram apenas uns 50 metros em frente à coca e mais nada...
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airton  25.02.13 09h54
Pois é será que a SECOPA, Prefeituras nao tem engenheiro ou pessoas que pensam? Se tivesse saberian que as rotas de desvios iriam precisar de reparo mais respeitar que vos paga isso jamais né. na 31 de março esta mais esburacada que antes do tapa buraco isso e uma VERGONHA
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