Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
OBRAS DA COPA DO MUNDO
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Rotatória do bairro Tijucal terá interdição total no sábado

Secopa alerta para alteração na rota de quem vai sair da cidade, pela BR-364

Thiago Bergamasco/MidiaNews

Rotatória do Tijucal: trevo será totalmente interditado para ampliação do canteiro de obras

Rotatória do Tijucal: trevo será totalmente interditado para ampliação do canteiro de obras

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) confirmou para o próximo sábado (16) a interdição total da rotatória do Tijucal, para ampliação do canteiro de obras do Complexo Viário (viaduto e trincheira) que está sendo erguido no loca, com vistas à Copa do Mundo de 2014.

A intervenção irá mudar a rota feita pelos motoristas que querem sair de Cuiabá em direção ao Sul do Estado, passando pela BR-364.

Os motoristas, que antes seguiam pela Avenida Fernando Corrêa da Costa até chegar à rodovia, deverão seguir a rota de desvio montada pela Secopa, passando por dentro do Residencial Coxipó e do bairro Jardim Presidente.

A interdição do trevo do Tijucal foi anunciada no início de fevereiro, mas precisou ser alterada para atender à demanda dos empresários da região do Distrito Industrial.

Eles alegaram que os motoristas das carretas e caminhões de carga que chegam à Capital em direção às empresas nem sempre estão informados quanto às alterações no trânsito, o que poderia resultar em mais conflitos e congestionamentos no trânsito.

Divulgação/Secopa

Em verde, a rota a ser feita por quem chega da BR-364 em direção à Avenida Fernando Corrêa da Costa; em azul, a rota que deverá ser feita pelos motoristas que quer sair de Cuiabá em direção à BR-364

Desvio


Desde agosto de 2012, o ponto de encontro entre a BR-364 com a Avenida Fernando Corrêa da Costa está interditado parcialmente, funcionando com metade da pista em mão dupla (fluxo e contra-fluxo).
Agora, ela passará a ter apenas uma faixa de circulação (mão única), devendo ser tomada pelos veículos que trafegam em direção à Avenida Fernando Corrêa da Costa.

Já o motorista que trafega pela Avenida Fernando Corrêa e queira ter acesso à BR-364, deverá virar à direita na Avenida Principal, próximo ao bairro Residencial Coxipó, seguindo por essa via até chegar à Avenida D, onde irá virar à esquerda.

Na sequência, o motorista deverá virar novamente à esquerda para ter acesso à Rua I, fazendo uma nova conversão à esquerda para ter acesso à Avenida L. Ele deverá seguir nessa via em sentido à Rua Nova Friburgo, no bairro Jardim Presidente, para ter acesso à Rua Nova Araçá.

Em seguida, o motorista deverá passar pela Rua Nova Independência, onde deverá fazer o retorno próximo à interdição, para, enfim, ter acesso à rodovia.

A obra

Orçado em R$ 30,1 milhões e com previsão de entrega para janeiro de 2014, o Complexo do Tijucal integra o pacote de obras de Travessia Urbana previstos para Cuiabá e Várzea Grande e promete desafogar o trânsito da região, melhorando a distribuição dos veículos para os bairros adjacentes e a visão de quem chega à cidade, vindo das regiões Sul e Sudeste do país.

A obra foi dividida em dois subtrechos e está sendo executada pelo Consórcio EEF, formado pelas empresas Engeponte, Enpa e Funsolos.

No primeiro subtrecho, está prevista a construção de uma grande trincheira e de um viaduto, no entroncamento das rodovias federais, que recebem o nome de Complexo Viário.

A trincheira terá 740 metros de extensão e fará um “mergulho” na BR-364, levando até à Avenida Arquimedes Pereira Lima, a Estrada do Moinho.

O viaduto, por sua vez, terá 520 metros e deverá fazer a ligação da BR-364 com a Avenida Fernando Corrêa da Costa, passando por cima do trevo de acesso ao bairro Tijucal.

Secopa

Como deverá ficar a obra do Complexo Viário do Tijucal

Já o segundo subtrecho compreende obras de drenagem e recapeamento da entrada da Avenida Miguel Sutil, no trecho localizado entre o viaduto da Avenida Fernando Corrêa até a Rua Bela Vista, no Jardim Leblon, somando aproximadamente 1 km.

O orçamento estimado para a execução dessa obra é de R$ 2 milhões e já está previsto no preço global de contratação do consórcio.

Travessia Urbana


O pacote de Travessia Urbana é resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado.

Fazem parte deste pacote de obras, ainda, a construção de trincheiras e viadutos na Avenida Miguel Sutil (todos já em construção) e um viaduto na Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande.



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4 Comentário(s).

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JOSENILDO  15.02.13 15h03
A sinalização de desvio está sendo efetuada no sentido inverso, ou seja, para quem chega à Cuiabá pela BR 364.
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NILSON RIBEIRO  15.02.13 10h04
E O VIADUTO SOBRE O RIO COXIPO NAS AVENIDAS FERNANDO CORREA DA COSTA COM A AVENIDA BEIRA RIO, NÃO IRA SAIR MAIS, E O DINHEIRO???????????????????????????
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Valteir Assis  15.02.13 09h52
Que a Secopa e as Secretarias de Infraestrutra do Município e Estado não se esqueçam de preparar (com recapeamento de qualidade e apta sinalização) os desvios que serão utilizados. Hoje, TODOS os desvios utilizados em TODAS as frentes de trabalho desse "pacote de mobilidade" estão totalmente esburacadas.
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Ivam Eustáquio  14.02.13 21h09
Este desvio já foi utilizado outra vez, depois reabriam a rotatória do tijucal e não tiraram as faixas indicando o desvio... Ainda por cima, na rua que dar acesso ao Jd. Presidente, colocaram placas de proibido virar à esquerda, fazendo que os motoristas se perdessem e frequentemente entram para o Bairro Itapajé! Deste modo vemos que os desvios em Cuiabá são muito mal sinalizados e feitos!
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