LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Consideradas essenciais para a execução do "Plano B" de locomoção entre o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, a Arena Pantanal, em Cuiabá, e a rede hoteleira das duas cidades, as obras do Corredor Mário Andreazza e do Entorno da Arena Pantanal tiveram o ritmo acelerado no mês de maio.
Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), começaram nesta semana os trabalhos de imprimação, que antecedem os serviços de pavimentação, nas pontes edificadas sobre o Rio Pari (que complementa a dplicação da Estrada da Guarita) e sobre o Rio Cuiabá (Corredor Mário Andreazza).
De acordo com o secretário da Copa, Maurício Guimarães, os trabalhos puderam ser acelerados com o fim do período de chuvas, o que contribui para que a população veja as obras tomando forma na Grande Cuiabá.
Mary Juruna/MidiaNews
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Ponte sobre o Rio Pari: complementação da duplicação da Estrada da Guarita
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“Os trabalhos nas obras têm evoluído constantemente. Agora, no período de estiagem, é o momento em que as construções começam a tomar forma e a população a enxergar, de fato, os trabalhos ganhando ritmo”, disse.
Além de auxiliarem na trafegabilidade do entorno da Arena Pantanal, essas obras atendem à exigência da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que fixa o tempo máximo de 20 minutos entre o estádio de futebol e os Centros Oficiais de Treinamento (COTs).
Nesse caso, as obras vão facilitar o acesso do COT da Barra do Pari, em Várzea Grande, à Arena Pantanal.
Prazos e orçamentosA previsão do Governo do Estado é de que as duas obras terminem no segundo semestre deste ano.
A duplicação da Rodovia Mário Andreazza está orçada em R$ 22 milhões e está sendo executada pela construtora Agrimat Engenharia.
Já a duplicação da ponte sobre o Rio Cuiabá – que complementa as obras do Corredor Mário Andreazza – está sendo executada pela Atrativa Engenharia Ltda e custará R$ 11,4 milhões aos cofres públicos.
As duas obras têm prazo máximo para entrega em novembro deste ano.
Também de responsabilidade da Agrimat, as obras de duplicação da Estrada da Guarita estão orçadas em R$ 29,2 milhões e devem ser concluídas em novembro.
Já a duplicação da ponte sobre o Rio Pari, de responsabilidade da Atrativa Engenharia, deveria ter sido concluída em fevereiro passado e está orçada R$ 2,91 milhões.
AndamentoO Corredor Mário Andreazza está incluso na Matriz de Responsabilidades, documento no qual estão registrados os compromissos assumidos entre os governos municipais e estaduais junto ao Governo Federal e à Fifa.
A obra é composta da duplicação da ponte sobre o Rio Cuiabá e da rodovia, intervenção que vem sendo executada em vários trechos, entre a ponte e o Trevo do Lagarto. No total, a obra tem 9,4 km de extensão.
Já a duplicação da estrada da Guarita terá 8,4 km de extensão, ligando o entroncamento com a Avenida Ulisses Pompeu de Campos e a localidade da Passagem da Conceição, nos bairros Guarita I e II, em Várzea Grande.