Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
500 DIAS PARA A COPA
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Secopa não entregou nenhuma obra; 55% da Arena foi feita

Confira o cronograma de todas as obras em andamento na Grande Cuiabá

Edson Rodrigues/Secopa

Arena Pantanal: obra é a mais adiantada na Grande Cuiabá

Arena Pantanal: obra é a mais adiantada na Grande Cuiabá

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A 500 dias do início da Copa do Mundo de 2014, nenhuma das obras previstas para Cuiabá foi finalizada. No entanto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), garante que todas os trabalhos serão concluídos com êxito até março de 2014 – a apenas três meses do evento.

Como o MidiaNews antecipou há uma semana, 12 das 24 obras que estão em andamento na Capital e em Várzea Grande estão com menos da metade dos serviços concluídos (Leia mais AQUI).

Entre as obras que se encontram em andamento na área metropolitana da Capital, estão a Arena Pantanal, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – que já tem quatro obras em execução, mas cujo progresso é avaliado em conjunto –, as construções de mobilidade urbana (10) e do pacote de Travessia Urbana (6), a construção dos Centros Oficiais de Treinamento (1) e reparos e adequações no entorno da Arena (5).

Segundo a Secopa, além da falta de mão-de-obra, a existência e necessidade de remoção de interferências inesperadas (redes de saneamento básico, abastecimento de água, energia e telefonia celular) e a mudança nos projetos das obras por parte das empreiteiras são os principais obstáculos enfrentados pelas empreiteiras.

Edson Rodrigues/Secopa

Viaduto do Despraiado: obra é a mais adiantada do pacote de Travessia Urbana

Mesmo assim, o secretário da Copa, Maurício Guimarães, avalia como "positivo" o ano de 2012 e garante que o Estado vai inaugurar até três obras por mês, a partir de fevereiro próximo. (Leia mais AQUI).

Travessia Urbana


Entre as obras que mais preocupam a população, estão os viadutos e trincheiras que compõem o pacote de Travessia Urbana, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Essas obras estão sendo erguidas ao longo das avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa (Cuiabá) e Dom Orlando Chaves (Várzea Grande) e impactaram diretamente a vida da população e dos comerciantes das regiões onde estão situadas, alterando o trânsito e o ritmo de vida das pessoas.

Dentre elas, a única obra que já alcançou a marca de 50% é o Viaduto do Despraiado, previsto para ser entregue em maio deste ano, ao custo de R$ 18,9 milhões.

Arena Pantanal


Segundo o cronograma elaborado pela Secopa e repassado com exclusividade para o MidiaNews, a obra mais adiantada na Capital se trata da Arena Pantanal, prevista para ser concluída até outubro deste ano e que já atingiu um custo global de R$ 518,9 milhões.

Com 55% das obras concluídas, o estádio passou pela segunda inspeção técnica da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e do Comitê Organizador Local (COL), no último sábado (26), e foi, novamente, alvo de elogios.

A arena deverá receber mais uma visita em setembro deste ano e, antes do torneio, passará por dois eventos-testes: um show e um amistoso da Seleção Brasileira (Clique AQUI para ler mais).

Divulgação

VLT: projeto interno está pronto, mas obras de implantação ainda não chegaram à metade

VLT


Com quatro das 12 obras de arte (pontes, viadutos e trincheiras) já em andamento em Cuiabá e Várzea Grande, o Consórcio VLT Cuiabá está com 22% dos trabalhos concluídos, segundo dados da Secopa.

No total, o pacote para implantação do novo modal de transporte em Cuiabá e Várzea Grande custa R$ 1,477 bilhão.

Já estão sendo executadas as construções dos viadutos da UFMT e da MT-040, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, e da Sefaz, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).

Além disso, também está em andamento a construção da Trincheira do Km Zero e a implantação da rede permanente do VLT ao longo da Avenida João Ponce de Arruda, em Várzea Grande.

Entorno da Arena


As obras do entorno da Arena Pantanal, necessárias para viabilizar e facilitar o acesso ao estádio, principalmente nos dias de jogos do Mundial de 2014, também não estão adiantadas.

Das cinco obras em execução, a única que já está próxima de ser finalizada é a ponte que está sendo construída sobre o Rio Pari. Com 90% dos trabalhos concluídos e orçada em R$ 2,9 milhões, ela deverá ser entregue pela empresa Atrativa Engenharia Ltda. em fevereiro deste ano.

Também está avançada a obra de construção da Trincheira da Ciríaco Cândia/Mário Andreazza, com 65% dos serviços prontos, com custo de R$ 5,2 milhões aos cofres públicos. A previsão é que seja entregue em março deste ano pela Ster Engenharia.

Edson Rodrigues/Secopa

COT de Várzea Grande: obras acabaram de ter início; apenas 3% foram executados

Mobilidade Urbana


Das dez obras de mobilidade urbana que estão sendo executadas na Capital, seis já estão com mais de 90% dos trabalhos concluídos, todas com previsão de entrega entre fevereiro e novembro de 2013.

Uma delas, inclusive, já consta como concluída no cronograma, mas ainda não foi inaugurada pelo Governo do Estado: a ponte sobre o Rio Gumitá, que custou R$ 863,6 mil aos cofres públicos.

COTs

Antes previstos para serem três unidades, os centros de treinamento que serão construídos com vistas à Copa do Mundo ainda estão na fase inicial. Um deles será construído em Cuiabá, no campus da UFMT, e um em Várzea Grande, na Barra do Pari.

Destes, apenas o canteiro de obras de Várzea Grande já está sendo movimentado, com 3% dos trabalhos já realizados. Orçada em R$ 25,5 milhões, a previsão é de que essa obra seja entregue pelo Consórcio Barra do Pari em dezembro deste ano.

Aeroporto


As obras da terceira etapa de ampliação e adequação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, orçado em R$ 77 milhões, já tiveram início (Leia mais AQUI).

Com a ampliação, o terminal irá passar dos atuais 5,46 mil m² para 13,2 mil m². Com isso, a capacidade do terminal também deverá dobrar, passando de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros por ano.

O aeroporto irá ganhar pontes de embarque e irá passar por obras de adequação das vias de serviço da área restrita, além de instalação de novas sinalizações horizontais no pátio de aeronaves. Também estão previstas nessa obra a reforma, adequação e ampliação do acesso viário e expansão do estacionamento de veículos.

Obras no papel


Ainda terá início a preparação da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), espaço que será ocupado pelo Fan Park.

Além disso, outras três obras ainda devem ser iniciadas na Capital. Elas estão em fase de licitação e contratação das empresas responsáveis.

São elas: restauração e duplicação da Avenida Arquimedes Pereira Lima, conhecida como Estrada do Moinho, cuja licitação teve início em novembro de 2012; construção do Centro de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que teve o edital lançado em dezembro de 2012; e construção da Avenida Parque do Barbado, que terá a obra iniciada no próximo mês.

Confira abaixo o cronograma de execução das obras em andamento para a Copa de 2014:


Obra

Empresa contratada

Situação de progresso (%)

Valor total da obra

Previsão de entrega

Arena Pantanal

Consórcio Santa Bárbara-Mendes Júnior

55%

R$ 518,9 milhões

Outubro de 2013

Travessia Urbana

 

 

 

 

Viaduto Dom Orlando Chaves

Sanches Tripoloni

2%

R$ 16.723.705,93

 

Setembro de 2013

Trincheira Santa Rosa

Ster Engenharia

25%

R$ 23.374.107,80

 

Setembro de 2013

Trincheira Verdão

Ster Engenharia

35%

R$ 19.968.950,54

 

Setembro de 2013

Trincheira Jurumirim

Consórcio Sobelltar-Secopa

30%

R$ 39.345.540,47

Novembro de 2013

Viaduto do Despraiado

Consórcio Atracon

50%

R$ 18.974.928,43

Maio de 2013

Complexo Viário do Tijucal

Consórcio EEF

18%

R$ 30.141.135,72

Janeiro de 2014

Veículo Leve sobre Trilhos

Consórcio VLT Cuiabá

22%

R$ 1,477 bilhão

Março de 2014

Trincheira do Km Zero

-

-

-

-

Viaduto da Sefaz

-

-

-

-

Viaduto da UFMT

-

-

-

-

Viaduto da MT-040

-

-

-

-

Mobilidade Urbana

 

 

 

 

Duplicação da Rodovia Mário Andreazza

Agrimat Engenharia

25%

R$ 22.003.978,00

 

Novembro de 2013

Duplicação da Ponte sobre o Rio Cuiabá (Mário Andreazza)

Atrativa Engenharia Ltda

90%

R$ 11.485.299,00

 

Novembro de 2013

Duplicação da Avenida Juliano Costa Marques

Engeglobal Construções Ltda

98%

R$ 2.436.589,99

 

Fevereiro de 2013

Ponte sobre o Córrego Gumitá

Base Dupla Serviços e Construção Civil

100%

R$ 863.639,96

 

Concluída

Pavimentação da Avenida Camboriú/Rua Cabeceiras

Construtora Nhambiquaras Ltda

98%

R$ 2.083.859,58

 

Fevereiro de 2013

Pavimentação da Avenida Itaparica

Dínamo Construtora Ltda

17%

R$ 1.674.419,63

 

Maio de 2013

Prolongamento da Avenida dos Eucaliptos

Base Dupla Serviços e Construção Civil

90%

R$ 1.727.813,99

 

Fevereiro de 2013

Ponte sobre o Rio Coxipó (Rua dos Eucaliptos)

CIBE

95%

R$ 3.994.333,33

 

Fevereiro de 2013

Ligação das avenidas Antônio Dorilêo e Beira Rio

Três Irmãos Engenharia Ltda

25%

R$ 7.884.001,60

 

Maio de 2013

Ponte sobre o Rio Coxipó (Avenida Antônio Dorilêo)

Atrativa Engenharia Ltda

94%

R$ 5.156.718,23

 

Maio de 2013

Obras no entorno da Arena

 

 

 

 

Pavimentação de ruas diversas

Três Irmãos Engenharia Ltda

12%

R$ 2.684.349,30

 

Maio de 2013

Restauração de ruas diversas

Três Irmãos Engenharia Ltda

-

R$ 10.168.145,03

 

Julho de 2013

Trincheira Ciríaco Cândia/Mário Andreazza

Ster Engenharia

65%

R$ 5.238.811,52

 

Março de 2013

Duplicação da Estrada da Guarita

Agrimat Engenharia

25%

R$ 29.220.521,04

 

Novembro de 2013

Ponte sobre o Rio Pari

Atrativa Engenharia Ltda

90%

R$ 2.911.105,65

 

Fevereiro de 2013

COT

 

 

 

 

Barra do Pari

Consórcio do Pari

3%

R$ 25,5 milhões

 

Dezembro de 2013




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COMENTÁRIOS
11 Comentário(s).

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velasco  29.01.13 10h36
e o bom é que cada dia abrem um canteiro de obras, sendo que todos estão reclamando com a falta de mão de obra. ai fica esses desvios absurdos,e quando alguem passa perto para ver oque está acontecendo nos canteiros fica decepcionado com a falta de gente e de trabalho realizado. e o povo cuiabano mais uma vez padece na mão de incompetentes.
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Leonardo  29.01.13 08h45
O pior problema e que eles para dizer que estao trabalhando bloqueia as ruas e nao trabalha, uma vergonha isso, parabéns por divulgar isso.
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Nego Preto  29.01.13 08h34
um vidente teve uma visão... vejamos: "31 de maio de 2014, o governador Silval Barbosa, acompanhado de vários secretários dá a boa notícia... 'Chegamos a quase setenta por cento das obras, com muita fé em Deus e mais nove aditivos, dentro de cinco anos iremos concluir algumas dessas obras tão imprescindíveis para o povo...' aplausos, aplausos, aplausos"
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Maria auxiliadora Silva  28.01.13 23h23
Não da pra entender porque o governo de mato grosso entregou as obras da copa para algumas construtoras de Cuiabá que não tem qualificação técnica para construir grandes obras.Uma das desculpas e a falta de operários. Se realmente estivessem preocupados com isso já teriam ido até São paulo ou DF e enchido vários ônibus com operários da construção civil.Onde estão os deputados que são pagos pelo povo para fiscalizar o poder executivo.Esta passando da hora da Agecopa se pronunciar diante da assembléia legislativa. Estas obras não ficarão prontas para a copa.Nao adianta mentir para o povo.Nao subestime a nossa inteligência por favor.!
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julio  28.01.13 23h14
Meus amigos daqui uns dias estas obras vai precisar de aditivo, Ai sim a coisa vai andar!!...
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