LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, entrou com pedido de licenciamento ambiental, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para dar continuidade ao projeto de implantação da chamada “Via Verde” em Cuiabá.
O requerimento de Licença Prévia (LP) e de Instalação (LI) para pavimentação e duplicação do trecho localizado entre o entroncamento da Rua Barão de Melgaço/Avenida Miguel Sutil (MT-020) com a Estrada da Guia (MT-010), foi publicado no Diário Oficial que circulou no último dia 16.
O projeto para implantação da Via Verde como a nova Perimetral da Capital foi descartado pelo Governo do Estado como uma obra da Copa do Mundo. Mas, segundo o secretário da Copa, Maurício Guimarães, as medidas estão sendo tomadas para que o próximo gestor possa dar continuidade à execução da obra.
Ao
MidiaNews, Guimarães afirmou que os projetos básico e executivo para implantação da obra foram contratados em abril deste ano, para os três trechos que integram a Via Verde e já estão prontos, bem como o projeto de desapropriação.

"Agora, os projetos estão prontos e o licenciamento está em andamento. O que vamos fazer agora? Consolidar os recursos para esse projeto"
“O que acontece é que, ao longo do tempo, o Poder Público sempre disse que não há projetos para buscar os recursos necessários. Agora, os projetos estão prontos e o licenciamento está em andamento. O que vamos fazer agora? Consolidar os recursos para esse projeto”, disse.
De acordo com o secretário, a obra possui um custo estimado em R$ 100 milhões e, caso o governador Silval Barbosa (PMDB) consiga os recursos antes da finalização do seu mandato, ela começará a ser executada ainda nesta gestão. Caso contrário, ficará de legado para o próximo governador do Estado.
“É uma obra extremamente interessante para a cidade, de uma recomposição de voltar o município para o Rio Cuiabá. O projeto inclui uma pista de 50 metros e vai dar continuidade ao projeto Porto Cuiabá, lançado pela Prefeitura [leia mais
AQUI]”, disse.
Com cerca de 12 km de extensão e dividida em três trechos, a Via Verde tem por objetivo distribuir melhor o fluxo de veículos na Capital e aumentar os investimentos na área de turismo, gastronomia e cultura ao longo da Perimetral, segundo a Secopa.
A obra
Os projetos básicos e executivos foram executados pelas empresas Exímia Engenharia e Consultoria Ltda. (lote 1), pelo valor de R$ 909 mil; Geoserv Serviços de Geotecnia e Construção Ltda. (lote 2), por R$ 829 mil; e pela empresa Trafecon Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda. (lote 3), por R$ 443,9 mil.
A implantação da nova avenida inclui uma série de intervenções divididas em três trechos e duas obras de artes especiais, ligando o entroncamento da Rua Barão de Melgaço até à Rodovia Helder Cândia.
Ilustração-Secopa
|
 |
Via Verde deverá ligar a Avenida Beira-Rio à Rodovia Helder Cândia
|
O lote 1 refere-se à ligação da rótula da Rua Barão de Melgaço/Avenida Beira-Rio até à Rua Moacir de Freitas, no bairro Santa Isabel, totalizando 4,3 quilômetros.
O segundo lote compreende o trecho que começa na Rua Moacir de Freitas e vai até a Avenida Mário Palma, somando 4,6 quilômetros.
Já o lote 3 compreende a ligação do entroncamento da Rua Barão de Melgaço com a Estrada da Guarita, com uma extensão total de 2,8 km.
Segundo foi divulgado pela Secopa na ocasião de lançamento do projeto, a nova via deverá ganhar duas obras de arte, sendo elas um viaduto de 350 metros de extensão em concreto armado na Avenida Ciríaco Cândia, e uma ponte de 300 metros de extensão, também de concreto armado, sobre o Rio Cuiabá, interligando a Via Verde à Estrada da Guarita, em Várzea Grande.