A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo tem menos de seis meses para entregar à população pelo menos 30 grandes obras de mobilidade e travessia urbana e empreendimentos essenciais para a realização do Mundial de Futebol de 2014, como a Arena Pantanal, os Centros Oficiais de Treinamento e a reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon.
As inaugurações deveriam ter início neste mês, conforme já havia sido divulgado pela pasta, com a entrega da obra do Viaduto do Despraiado, que está sendo erguido na Avenida Miguel Sutil.
Procurada, no entanto, a pasta não confirmou ao MidiaNews se o calendário será mantido e quando será realizada a entrega da obra.
De acordo com o cronograma divulgado em julho de 2012 pelo Governo do Estado – quando foram listadas as obras que seriam realizadas para a Copa do Mundo – cerca de 20 obras já deveriam ter sido concluídas entre o segundo semestre de 2012 e o primeiro semestre deste ano.
A maioria delas teve os prazos de conclusão aditados pela Secopa, mas algumas, ainda assim, possuem atrasos, de acordo com o último relatório elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com referência em maio deste ano.
Porém, como pode ser visto no quadro localizado no fim desta matéria, das 30 obras listadas pelo MidiaNews, apenas cinco já possuem os serviços totalmente concluídos, enquanto outras 15 ainda nem alcançaram a metade dos trabalhos.
Além disso, não foram iniciadas – nem mesmo licitadas – as obras para construção do Fan Park – área destinada a torcedores durante os 30 dias de realização da Copa do Mundo – e dos estacionamentos para as delegações e turistas (por exemplo, no local onde hoje é o campo de futebol da Escola Estadual Liceu Cuiabano e ao lado do estádio, onde hoje ficam os feirantes do Verdão).
Edson Rodrigues/Secopa Trincheira da Jurumirim: vigas já começaram a ser lançadas na obra
Confira o andamento das principais obras que estão sendo executadas para o Mundial de 2014:
Travessia Urbana
Resultado de um convênio de R$ 165,7 milhões firmado entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para tratamento viário das rodovias federais 163, 364 e 070 – que cortam Cuiabá e Várzea Grande pelas avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e FEB –, o pacote de Travessia Urbana possui algumas das obras mais atrasadas para a Copa.
Viaduto do Despraiado
Com 325 metros de comprimento e nove metros de altura, o elevado está sendo construído pelo Consórcio Atracon – formado pelas empresas Atrativa e Constral – na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, nas proximidades do Parque Mãe Bonifácia.
A obra deveria ter sido concluída – segundo a previsão inicial – em maio deste ano e já se encontra na reta final de execução. Agora, após o aditamento do prazo, a obra passou a ter como prazo de conclusão o dia 24 de setembro deste ano.
Hoje, os serviços estão concentrados na pavimentação do trecho de acesso ao parque e na montagem das “linhas de escamas” – processo que faz a ligação da avenida ao viaduto.
Trincheira Jurumirim/Trabalhadores
Com 915 metros de extensão – sendo uma das maiores obras da Copa – a “trincheirona” também está sendo construída na Perimetral, entre as avenidas dos Trabalhadores (Dante do Oliveira) até depois do cruzamento da Avenida Jurumirim (Gonçalo Antunes de Barros).
A obra deveria ter sido concluída em abril deste ano, mas teve o cronograma reajustado para outubro próximo. A obra está sendo construída pelo Consórcio Sobelltar-Secopa e hoje encontra-se, ainda, na etapa de escavação da trincheira e lançamento das primeiras vigas.
Edson Rodrigues/Secopa Trincheira Mário Andreazza, conhecida como "trincheirinha"
Trincheira do Santa Rosa
Uma das obras mais atrasadas do pacote de Travessia Urbana, a Trincheira do Santa Rosa precisou ter seu contrato refeito e hoje está sob responsabilidade da empresa Camargo Campos Engenharia.
Anteriormente prevista para ser entregue em março deste ano, a empresa corre contra o tempo para concluir a obra de 520 metros de extensão até 13 de dezembro deste ano. Hoje, a obra encontra-se ainda na fase de escavação.
Trincheira do Verdão/Santa Isabel
Com 460 metros de extensão, essa obra – que é essencial para garantir acesso rápido à Arena Pantanal durante os jogos da Copa do Mundo – é a que possui o calendário mais atrasado e encontra-se na fase de execução da escavação e das obras de drenagem.
De responsabilidade da empresa Métrica Construções Ltda., a obra deveria ter sido concluída em março deste ano, segundo o cronograma original divulgado pelo Estado. Agora, após o aditamento do prazo de conclusão, ela é esperada para 20 de dezembro deste ano.
Viaduto da Dom Orlando Chaves
Localizado em Várzea Grande, no entroncamento das avenidas da FEB e Dom Orlando Chaves, a obra está sendo executada pela construtora Sanches Tripolini Ltda. e deveria ser concluída neste mês, segundo o calendário original.
Hoje, a obra se encontra no lançamento das primeiras vigas de concreto no primeiro vão do elevado, montando a base das pistas por onde irão passar os veículos. A previsão é de que essa obra seja concluída até 22 de setembro deste ano.
Edson Rodrigues/Secopa Complexo Viário do Tijucal: viaduto já está com 90% dos trabalhos prontos
Complexo Viário do Tijucal
Prevista para ser concluída até janeiro de 2014, a obra é composta por uma trincheira e um viaduto.
A trincheira terá 740 metros de extensão e fará um “mergulho” na BR-364 até a Avenida Arquimedes Pereira Lima. Já o viaduto terá 520 metros e fará a ligação da BR-364, passando por cima do trevo de acesso ao bairro Tijucal até a Avenida Fernando Corrêa da Costa.
Hoje, os trabalhos encontram-se concentrados na escavação da trincheira, enquanto o viaduto já possui 90% dos serviços concluídos, dando início à execução da terra armada – que dá liga à pista comum ao elevado.
Reforma e Ampliação do Aeroporto
As obras no Aeroporto Internacional Marechal Rondon já finalizaram a etapa de fundação. Agora, os trabalhos seguem para a fase da mesoestrutura, com a instalação das estruturas metálicas no canteiro, quando passam a ser vistas por quem passa pelo local.
Com 7,65% das obras concluídas, a obra – que antes foi anunciada com prazo de conclusão para dezembro deste ano – tem previsão legal de entrega para março de 2014 e deverá dobrar a capacidade atual do aeroporto.
Arena Pantanal
De responsabilidade da Construtora Mendes Júnior, o novo estádio será palco de quatro jogos do Mundial de 2014 e consta da Matriz de Responsabilidades assinada pelo Estado com a Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Os serviços, hoje, estão concentrados na instalação das estruturas metálicas que sustentarão a cobertura. Essa etapa deve ser finalizada até setembro, segundo a Secopa.
Edson Rodrigues/Secopa |
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Reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon |
Antes prevista para ser concluída até dezembro de 2012, a obra teve o prazo de conclusão aditado para 31 de outubro deste ano.
Entorno da Arena
Corredor Mário Andreazza
As obras ligadas ao corredor Mário Andreazza fazem parte do plano B de locomoção entre o aeroporto, a Arena Pantanal e a rede hoteleira – além de facilitar o acesso ao Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari – e também constam na Matriz de Responsabilidades da Fifa.
Uma das obras é a duplicação da Ponte Mário Andreazza, que já foi concluída pela empresa Atrativa Engenharia, que tem 228 metros de extensão. Hoje, apenas trabalhos de reforço estão sendo executados na estrutura antiga.
Outra obra que compõe esse corredor é a duplicação da Rodovia Mário Andreazza (MT-444), que é uma das rotas de integração entre Cuiabá e Várzea Grande e entre a Capital e o interior do Estado, por meio do Trevo do Lagarto, sem ter necessidade de passar pela Cidade Industrial.
Ao todo, a duplicação ocorre do Trevo do Lagarto (encontro das BRs 364, 163 e 070) até a Avenida Miguel Sutil, em um total de 9,4 km. A obra é executada pela empresa Agrimat Engenharia.
Hoje, os trabalhos estão concentrados na pavimentação da via e na execução de serviços complementares, como calçadas e meio-fio.
Essa obra não teve sua medição divulgada, mas já deveria ter sido concluída em dezembro do ano passado, segundo o calendário divulgado em 2012 pelo Estado.
Edson Rodrigues/Secopa Duplicação da Rodovia Mário Andreazza: obra é uma das essenciais para o "Plano B" de locomoção na Copa
Duplicação da Estrada da Guarita
Compreendida entre a Avenida Ulisses Pompeu de Campos e a Passagem da Conceição, em Várzea Grande, a duplicação da via permitirá aos motoristas acessar o centro da cidade sem passar pela Avenida da FEB e o COT do Pari.
A obra deveria ter sido concluída em janeiro deste ano pela empresa Agrimat Engenharia, mas ainda se encontra na fase de pavimentação e de execução dos serviços complementares (calçada e meio-fio).
Agora, com prazo de conclusão aditado pelo Estado, a entrega passou a ser esperada para novembro deste ano.
Ponte sobre o Rio Pari
As obras de duplicação, reforma e reforço dessa ponte completam a obra de duplicação da estrada da Guarita e passa por retoques finais no calçamento e meio-fio antes de ser entregue à população.
A obra foi executada pela empresa Atrativa Engenharia e tinha prazo de conclusão, já aditado, para fevereiro deste ano.
Trincheira Mário Andreazza
Conhecida como “trincheirinha”, a obra também teve problemas no contrato anterior e também já teve seu prazo reajustado para julho deste ano, quando deveria ter sido concluída em outubro do ano passado.
Agora sob responsabilidade da Métrica Construções, a obra de 459 metros integra o plano B de locomoção entre aeroporto, arena e a rede hoteleira e segue para a reta final, passando pelo processo de pavimentação.
Ao fim dessa etapa, serão iniciados os serviços de sinalização para adequação da pista ao sistema viário.
Edson Rodrigues/Secopa Duplicação da Estrada da Guarita: prazo de entrega foi aditado para novembro deste ano
Reestruturação e revitalização do Córrego Mané Pinto/Avenida 8 de Abril
Essa obra também integra o pacote de intervenções para facilitar o acesso à Arena Pantanal e recuperação do canal que corre pela via.
Executada pela Engeglobal Construções, a obra se concentra na fase de perfuração de estacas para edificação da rotatória e implantação do coletor tronco no córrego. A previsão inicial é de que a obra fosse concluída no final deste mês.
Pavimentação e Restauração de Ruas Diversas do Entorno da Arena
Antes previstas para o final do ano passado, as obras de pavimentação e restauração de ruas diversas no entorno da Arena Pantanal estão sendo executadas pela empresa Três Irmãos Engenharia e já deveria ter sido concluída em maio deste ano, de acordo com o novo cronograma.
Ao todo, 35 vias passarão por reforma. Entre os bairros atendidos estão Cidade Alta, Jardim Cuiabá, Goiabeiras, Centro-Sul, Popular, Duque de Caxias, Barra do Pari e Jardim Santa Isabel.
Por enquanto, os trabalhos foram concluídos nas ruas Thogo Pereira, Uir Castilho, Araçás, Girassóis, Papoulas e nas avenidas Senador Metelo e Rui Barbosa.
Hoje, a obra segue avançada, segundo a Secopa, na Rua Lírios.
Centros Oficiais de Treinamento (COTs)
O COT da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está sendo construído pelo Consórcio Campus Universitário – formado pelas empresas Três Irmãos Engenharia e Engeglobal Construções – e tem prazo de conclusão para dezembro deste ano.
Edson Rodrigues/Secopa |
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COT da Barra do Pari: obra está prevista para ser concluída até outubro deste ano |
Hoje, os serviços estão concentrados na fase de terraplanagem e fundação e também execução dos pilares que sustentarão as torres de iluminação do COT.
Já a segunda unidade de treinamento será o COT da Barra do Pari, que está sendo executado pelo Consórcio Barra do Pari – formado pelas empresas Engeglobal, Três Irmãos e Valor Engenharia –, deverá ser concluído até outubro deste ano.
Com capacidade para três mil torcedores, a obra está na fase de execução dos serviços de terraplanagem na área onde será construído o estacionamento, além da fundação dos pilares que sustentarão a unidade.
Implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
Com prazo de entrega previsto para março de 2014, o projeto de implantação do VLT na Grande Cuiabá prevê ainda a construção de viadutos, pontes e trincheiras ao longo dos 22,2 km de trajeto do modal.
A obra é executada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.
Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.
O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB (em Várzea Grande), e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
Mary Juruna/MidiaNews |
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Viaduto da Sefaz: obra deverá se uma das primeiras do pacote VLT a ser concluída |
Também já teve início a construção do Viaduto do Aeroporto na Cidade Industrial, que terá 220 metros de extensão e será exclusivamente para passagem do VLT em fluxo e contrafluxo (ferroviário). Nessa obra, os serviços de infraestrutura (lançamento de vigas) está sendo concluído e terá início as fases de pavimentação e implantação da via permanente do VLT.
Em Cuiabá, estão em andamento as seguintes obras:
Viaduto da Sefaz: com 278 metros e formato de ferradura, essa obra está sendo erguida na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), será apenas rodoviária (tráfego exclusivo de carros) e deverá se ruma das primeiras do VLT a ser concluída. Hoje ela está na fase de concretagem dos tabuleiros (pista), que faz parte da fase final da obra (superestrutura).
Viaduto da MT-040: Essa obra será usada para passagem de carros e do VLT (rodoferroviária) e está sendo erguida no entrocamento da Avenida Fernando Corrêa com a Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040) e terá aproximadamente 445 metros. A obra já concluiu a fase de infraestrutura e deu início à execução dos pilares.
Viaduto da UFMT: Essa será uma obra rodoferroviária e terá 428 metros de extensão. Ela está sendo construída sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves, Fernando Corrêa da Costa e a via de acesso ao campus da UFMT. Hoje, a obra já está na fase de execução dos serviços de superestrutura (etapa final). Sob a estrutura também serão construídas as pistas marginais e uma rotatória.
Edson Rodrigues/Secopa Viaduto do Aeroporto: obra será para passagem exclusiva do VLT, em Várzea Grande
Viaduto da Beira Rio: Construído na área hoje ocupada pelas duas pontes, passando sobre a rotatória hoje existente, esse elevado rodoferroviário terá 340 metros de comprimento. Sob o viaduto também será construída uma nova rotatória, para acesso à Avenida Beira Rio. Hoje a obra se encontra na fase de infraestrutura (fundação) e segue para a execução dos blocos de coroamento, para que os pilares possam ser erguidos.
Construção de ponte sobre o Rio Cuiabá: Construída à jusante do rio (do lado direito da ponte existente, no sentido Várzea Grande Cuiabá), essa ponte terá cerca de 350 metros e será usada para o tráfego de veículos. A estrutura central servirá para passagem do VLT e a utilizada para o trânsito no sentido Cuiabá-Várzea Grande continuará com o mesmo sentido. Toda a estrutura hoje existente receberá reforço para comportar a via permanente e o trânsito futuro. No local, a fundação começou a ser executada e, em seguida, será executada a fase de mesoestrutura, quando os pilares que sustentam as vigas travessas serão construídos.
Implantação da Via Permanente: Em Cuiabá, já teve início as obras para implantação dos trilhos na Avenida Coronel Escolástico, onde foram removidas as interferências. Agora, a via – bem como as avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha) e XV de Novembro – se encontram sob estudo de resgate arqueológico, antes que outras fases da obra tenham sequência.
Quadro das obras
Confira abaixo a tabela com todas as obras, as empresas contratadas, o valor de cada obra e o percentual executado (segundo relatório elaborado pelo TCE e que tem como referência o dia 31 de maio deste ano):
Obra |
Empresa contratada |
Valor do contrato |
% executado |
Arena Pantanal |
Construtora Mendes Júnior |
R$ 420.113.185,74 |
73,72% |
Pavimentação de Ruas Diversas no Entorno da Arena |
Três Irmãos Engenharia Ltda. |
R$ 2.810.777,29 |
17,43% |
Restauração de Diversas Ruas no Entorno da Arena |
Três Irmãos Engenharia Ltda. |
R$ 10.168.145,03 |
10,46% |
Implantação do Veículo Leve sobre Trilhos |
Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande |
R$ 1.477.617.277,15 |
34,03% |
Reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon |
Consórcio Marechal Rondon |
R$ 77.289.283,09 |
7,65% |
Trincheira da Jurumirim/Trabalhadores |
Consórcio Sobelltar-Secopa |
R$ 46.673.356.27 |
40,64% |
Trincheira do Santa Rosa |
Camargo Campos S.A. Engenharia e Comércio |
R$ 22.992.469,43 |
13,04% |
Trincheira do Santa Isabel |
Métrica Construções Ltda. |
R$ 19.103.344,35 |
8,44% |
Viaduto do Despraiado |
Consórcio Atracon |
R$ 18.974.928,43 |
76,66% |
Complexo Viário do Tijucal |
Consórcio Engeponte/Enpa/Funsolos |
R$ 30.141.135,72 |
39,63% |
Viaduto da Dom Orlando Chaves |
Construtora Sanches Tripolini Ltda |
R$ 16.726.705,93 |
29,83% |
Duplicação da Rodovia Mário Andreazza |
Agrimat Engenharia, Indústria e Comércio Ltda |
R$ 22.003.978,00 |
- |
Duplicação da Ponte Mário Andreazza |
Atrativa Engenharia |
R$ 11.485.299,00 |
100% |
Duplicação da Estrada da Guarita |
Agrimat Engenharia, Indústria e Comércio Ltda |
R$ 27.381.516,17 |
44,86% |
Construção, duplicação e reforço da Ponte sobre o Rio Pari |
Atrativa Engenharia Ltda. |
R$ 2.907.808,21 |
100% |
Trincheira da Mário Andreazza/Ciríaco Cândia |
Métrica Construções Ltda. |
R$ 1.694.002,60 |
36,81% |
Centro Oficial de Treinamento da UFMT |
Consórcio Campus Universitário |
R$ 15.860.570,47 |
1,21% |
Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari |
Consórcio Barra do Pari |
R$ 25.535.184,42 |
6,34% |
Construção de Ponte sobre o Rio Coxipó (Coophema) |
Atrativa Engenharia Ltda |
R$ 5.156.718,23 |
95,64% |
Interligação da Av. Beira Rio à Av. Antonio Dorileo |
Três Irmãos Engenharia Ltda. |
R$ 7.884.001,60 |
50,35% |
Construção de Ponte sobre o Rio Coxipó (Jardim das Palmeiras) |
CIBE – Comércio e Indústria Brasileira de Estrutura |
R$ 3.992.308,88 |
100% |
Prolongamento da Rua dos Eucaliptos |
Base Dupla Serviços e Construção Civil Ltda. |
R$ 1.963.292,28 |
97,63% |
Pavimentação da Avenida Camburiú/Rua Cabeceiras |
Construtora Nhambiquaras Ltda. |
R$ 2.083.859,61 |
93,94% |
Duplicação da Avenida Juliano Costa Marques |
Engeglobal Construções Ltda |
R$ 2.907.596,83 |
100% |
Restauração e duplicação da Avenida Arquimedes Pereira Lima |
Consórcio Trimec Hytec |
R$ 23.696.504,41
|
7,09% |
Restauração do Córrego Mané Pinto – Avenida Oito de Abril |
Engeglobal Construções Ltda |
R$ 19.849.814,45
|
5,04% |
Pavimentação da Avenida Itaparica |
Executada pela Secopa em convênio com a Prefeitura de Cuiabá |
R$ 1.674.419,63 |
- |
Ponte sobre o Córrego Gumitá |
Base Dupla Serviços e Construção Ltda. |
1.207.819,35 |
100% |
Implantação e duplicação da Avenida Parque do Barbado (trecho 1) |
Consórcio Guaxe-Encomind
|
R$ 23.034.586,02
|
- |
26 Comentário(s).
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Mara 20.07.13 21h12 | ||||
E a palhaçada na Cel. Escolástico? Fizeram a maior quebradeira, interdições e não há homens trabalhando lá... tudo parado!!! Alguém sabe algo a respeito? | ||||
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Eduardo Zigora 18.07.13 12h51 | ||||
Sr. Leonidas Portela da Silva, muito obrigado pela informação. Passei várias vezes pela estrada do moinho e vi a tal entrada, mas não me aventurei, desconhecia a existência da ponte, agora irei sem medo. Obrigado. | ||||
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LUCIANO 18.07.13 09h13 | ||||
Nosso legado será uma enorme dívida. | ||||
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NILSON RIBEIRO 17.07.13 20h07 | ||||
POR GENTILEZA, FAÇAM UMA IMAGEM AMANHA E OUTRA DEPOIS DE AMANHA, E VCS CONSTATARAM QUE NADA TEM ANDAMENTO, NENHUM, EM VÁRIAS OBRAS. | ||||
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Luis 17.07.13 09h25 | ||||
Aonde esta Construtora Três irmãos tá trabalhando está tudo atrasado a ponte do Coophema tem mais de 24 meses de atraso e não termina nunca. Lembrem-se a construtora é de um DEPUTADO e 02 irmãos. | ||||
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