LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Grande Cuiabá ganhará, em janeiro, quatro novas frentes de trabalho para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), conforme o
MidiaNews já havia antecipado no último mês.
Os canteiros de obras irão fechar trechos de avenidas importantes da Capital e de Várzea Grande, o que irá demandar mais paciência dos motoristas com o trânsito, que já está caótico.
Estão confirmadas as interdições das avenidas Fernando Corrêa da Costa – na altura do cruzamento da via com a Rodovia MT-040 –, Historiador Rubens de Mendonça (em frente à sede da Secretaria de Fazenda) e XV de Novembro, na Capital, e João Ponce de Arruda, em Várzea Grande.
Com isso, as duas cidades totalizarão seis frentes de trabalho para realização das obras do VLT, uma vez que as obras de construção da Trincheira da FEB e do Viaduto da UFMT já estão em andamento.

"Já temos 650 pessoas atuando nas obras do VLT, número que deverá subir para quatro mil ao longo do ano de 2013", diz secretário da Copa
Mão-de-obraApesar das dificuldades já relatadas pelo secretário Extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães, em encontrar mão-de-obra para atuar em todas as obras da Copa -
clique AQUI -, ele disse que espera atingir a meta de quatro mil trabalhadores nas obras de implantação do metrô de superfície e descarta a possibilidade de atrasos.
“Já temos 650 pessoas atuando nas obras do VLT, número que deverá subir para quatro mil ao longo do ano de 2013. Estamos adotando todas as providências necessárias para cumprir o cronograma e minimizar os transtornos no trânsito em decorrência das interdições”, afirmou.
Meta para 2013A Secopa acredita que irá entregar quase 100% das obras da Copa do Mundo até dezembro deste ano. Segundo o secretário-adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da pasta, Alysson Sander de Souza, as obras de mobilidade urbana estão dentro do prazo e “2013 será um ano de inaugurações”.
“Este será um ano decisivo para as obras da Copa. Até dezembro vamos entregar 80% de todo o planejado”, afirmou.
Recentemente, em entrevista ao site, o secretário da Secopa afirmou que pretende entregar até três obras por mês -
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Novas obrasViaduto da Sefaz – A obra, que terá 278 metros de extensão e formato de ferradura, promete diminuir o congestionamento na região da Avenida do CPA, principalmente nos horários de pico, quando passam pelo local aproximadamente 2,7 mil veículos por hora/sentido. O viaduto faz parte do eixo CPA-Aeroporto do VLT.
A previsão é de que a obra seja concluída dentro de, no máximo, oito meses. A interdição da avenida está agendada para a próxima segunda-feira (7) – após ser adiada por duas vezes – e o desvio montado pelo Consórcio VLT Cuiabá passa pelas ruas do Centro Político Administrativo –
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Viaduto da MT-040 – Esse viaduto rodoferroviário será erguido no cruzamento da Avenida Fernando Corrêa da Costa com a Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040) e terá 445 metros de extensão.
Situado no eixo Centro-Coxipó do VLT, o viaduto será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e da via permanente do metrô de superfície. A interdição de novo trecho da avenida – já anunciada e adiada – deverá ser feita nas próximas semanas, segundo a Secopa.
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"Até dezembro vamos entregar 80% de todo o planejado", afirma Secopa
Via Permanente da XV de Novembro – As obras de adequação para implantação dos trilhos do VLT na Avenida XV de Novembro deverá ter início dentro dos próximos dias e irá resultar na alteração permanente do trânsito no local. A interdição da via já foi adiada por duas vezes.
A partir de então, quem quiser seguir da Capital para Várzea Grande pela Prainha, deverá seguir pela Avenida Tenente Coronel Duarte, que hoje faz apenas o sentido inverso (Várzea Grande-Cuiabá).
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Via Permanente da João Ponce de Arruda – A avenida de Várzea Grande que passa em frente ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon deverá ser interditada nos próximos dias, também para implantação dos trilhos do VLT.
Nessa via, tal qual na Avenida XV de Novembro, na Capital, serão implantadas as estruturas necessárias para a passagem do metrô de superfície, compostas pelas redes aéreas de traçaão, estações de integração e a via permanente.
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VLT
O consórcio VLT Cuiabá é formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda., que venceu a licitação com a proposta de R$ 1,477 bilhão.
Edson Rodrigues/Secopa
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VLT na Grande Cuaibá: janeiro terá seis novas frentes de obras, diz Secopa
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No contrato, está prevista a construção dos 22,2 quilômetros de trilhos, 33 estações e três terminais de integração, além da implantação do material rodante e construção de 12 obras de arte especiais (viadutos, trincheiras e pontes), entre outras intervenções.
Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
Ao todo, serão criados três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.
A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por veículo e o tempo de espera para o embarque será de até quatro minutos, segundo a Secopa.