LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Mais uma interdição para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na Grande Cuiabá será realizada na quarta-feira (9), na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá. No local, será construído um viaduto rodoferroviário de 445 metros de extensão.
O bloqueio parcial do tráfego será realizado na pista que faz o sentido Centro-Coxipó, na altura do cruzamento avenida com a Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040), que dá acesso ao município de Santo Antônio de Leverger (27 km ao Sul da Capital).
Esta será a segunda interdição realizada pelo Consórcio VLT Cuiabá na via para a implantação do modal. Outros bloqueios já foram feitos pelo Consórcio na Avenida da FEB, em Várzea Grande, e na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), na Capital.
A rota de desvio foi aprovada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) e as sinalizações verticais, horizontais e semafóricas já foram feitas para orientação dos motoristas durante a obra.
Divulgação
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Em vermelho (traçado fino), desvio que deverá ser feito pelos motoristas; trecho bloqueado será no sentido Centro-Coxipó
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DesvioApós a interdição do trânsito no local, quem seguir pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, no sentido Centro-Coxipó, deverá entrar à direita, na Rua 24 de Agosto, no bairro Vista Alegre (mais conhecida com a rua da Políclínica do Coxipó) -
confira o mapa.
Nessa rua, o motorista deverá virar à esquerda e seguir pela Rua 13 de Maio, no mesmo bairro, cruzando a Avenida Palmiro Paes de Barros, entrando, em seguida, na Rua H-8, no bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida, ao lado da Clínica Citodiagnóstico.
Essa rua faz divisa com o bairro Jardim Buriti e passa, também, pelo Jardim Comodoro.
Seguindo por esse caminho, o motorista vai chegar à Rua 4, no bairro São José I, onde deverá acessar a Rua São José, até chegar, novamente, à Avenida Fernando Corrêa da Costa (ao lado do Motel Absinto).
AtrasoSegundo o cronograma apresentado pela Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo), a obra deveria ter sido iniciada em setembro de 2012.
Ainda de acordo com o calendário da pasta, apresentado em julho deste ano, o viaduto deveria ser entregue em março de 2013, mas esse prazo ainda será reajustado.
A obraO viaduto rodoferroviário – a exemplo da obra que já está sendo feita na avenida, na altura da rotatória de acesso à UFMT (Universidade Federal Mato Grosso) – pertence ao Eixo 2 do VLT (Centro-Coxipó).
O viaduto será constituído de duas faixas de circulação por sentido, para o tráfego geral, e a via central permanente para a circulação do VLT.
Segundo o anteprojeto apresentado pelo Consórcio VLT Cuiabá, o vão livre entre a base do viaduto e as alças da rotatória (projetada no entroncamento da Avenida Beira Rio) deverá ser de 5,5 metros.
O objetivo, com esse espaço, é permitir a passagem de veículos de grande porte sob a base do viaduto.