Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
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Tribunal aponta atraso de 180 dias nas obras do VLT

Conselheiro Antônio Joaquim diz, porém, que é cedo para criticar o ritmo da obra

Mary Juruna/MidiaNews

Viaduto da UFMT, na Av. Fernando Corrêa: obra integra pacote de implantação do VLT

Viaduto da UFMT, na Av. Fernando Corrêa: obra integra pacote de implantação do VLT

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
As obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estão com atraso significativo em relação ao cronograma original.

Segundo relatório elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e apresentado pelo conselheiro Antônio Joaquim, na terça-feira (30), a obra já estaria com um atraso de 180 dias em relação ao cronograma divulgado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).

O documento do TCE, que tem como referência os serviços executados até 31 de março deste ano, aponta que apenas 14,18% dos trabalhos haviam sido concluídos, quando o previsto para o período era de que 50,78% da obra já estivesse concluída.

O documento leva em conta a execução física e financeira da obra, que compreende não somente a implantação do modal e a construção dos vagões, como também a construção de três pontes, quatro trincheiras e cinco viadutos por onde o VLT irá passar.

Sem pressa

Mary Juruna/MidiaNews

"Nós devíamos dar um tempo para avaliar o andamento da obra do VLT", diz Antônio Joaquim

Orçada em R$ 1,477 bilhão e sob responsabilidade do Consórcio VLT Cuiabá, a obra já consumiu R$ 209,5 milhões do investimento previsto pelo Governo do Estado e levanta dúvidas quanto à sua conclusão até a Copa do Mundo de 2014, prevista para ter início no mês de junho.

Para o conselheiro Antônio Joaquim, ainda é cedo para se fazer uma avaliação do andamento das obras em Cuiabá e Várzea Grande, uma vez que as obras tiveram início, efetivamente, no final do ano passado.

“Nós devíamos dar um tempo para avaliar o andamento da obra do VLT. Porque, na verdade, a obra começou a ser executada em dezembro. Eu acho que está andando em um ritmo razoável, mas, para você fazer um juízo de valor, para saber se a obra será executada em sua totalidade até abril do ano que vem, é melhor aguardar para ver como estará a situação em junho deste ano”, afirmou.

O conselheiro afirmou que as obras “estão caminhando bem” e não apresenta “gargalos”, como, segundo ele, os problemas encontrados nas trincheiras que estão sendo construídas ao longo da Avenida Miguel Sutil.

Joaquim citou ter visto um cronograma elaborado pela empresa em que a obra aparenta estar em um bom ritmo para ser entregue antes do Mundial de 2014.

“Eu vi um cronograma apresentado pela empresa, que não foi encaminhado ao TCE, mas que foi entregue ao governo, e prevê mês a mês todas as atividades para entregar o VLT até abril do ano que vem. Então, como a empresa que fez e assinou o documento, e não o Governo, eu senti que havia certa coerência”, disse.

Em execução


Atualmente, estão em andamento em Cuiabá as obras dos viadutos da UFMT e da MT-040, na Avenida Fernando Corrêa da Costa; do viaduto da Sefaz, na Avenida do CPA; o reforço do Canal da Prainha, na Avenida Tenente-Coronel Duarte; e a adequação da Avenida Coronel Escolástico para implantação dos trilhos do VLT.

Divulgação

VLT de Cuiabá, que está sendo construído na Espanha: obra teve início no 2º semestre do ano passado

Já em Várzea Grande, já tiveram início as obras de construção da Trincheira do KM Zero, na Avenida da FEB; do viaduto do Aeroporto, na Avenida João Ponce de Arruda; e do Centro de Comando, Controle e Manutenção do VLT, na área onde se localizava a Vila Militar (ao lado do Aeroporto Internacional Marechal Rondon).

Na última divulgação de andamento das obras, no início do ano, a Secopa afirmou que a obra já havia ultrapassado a casa dos 22%.

Vagões e trilhos


Segundo a Secopa, dois dos 40 carros que compõem o VLT de Cuiabá devem chegar à Capital entre o final de julho e o início de agosto deste ano.

Formados por sete módulos cada um e com capacidade para transportar até 400 passageiros por carro, os veículos estão sendo construídos na Espanha e começam a ser enviados para o Brasil ainda em maio próximo.

De acordo com o engenheiro Felipe Nascimento, da Secopa, oito dos 40 veículos já estão em fase adiantada ou concluídos nas empresas da CAF, que integra o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela execução da obra (leia mais AQUI).

A obra


Previsto para ser implantado em dois eixos (CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro), que somam 22,2 km de extensão, o VLT deverá passar pelos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

O VLT contará com três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro.



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COMENTÁRIOS
6 Comentário(s).

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Leda  03.05.13 17h14
Façam o possivel para entregar o VLT em tempo para a copa 2014. Será um excelente meio de divulgação de nosso estado uma vez que é o unico em todo o teritório nacional.
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Gean  02.05.13 16h38
Só uma observação, como passará o VLT na ponte do Coxípó, e lá não terá um viaduto na rotatória da Av. Beira Rio, dá tempo de fazer!!
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Mainardo   01.05.13 20h54
E quando começa a ponte sobre o rio Cuiabá?
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manoel ribeiro  01.05.13 17h34
Sr. Conselheiro, talvez se o ex-presidente Juscelino reencarnasse e assumisse a execução das obras, conseguissem cumprir os prazos. Os responsáveis parecem estar com freio de mão puxado!
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David  01.05.13 13h08
O viaduto Dom Orlando Chaves nao e obra do VLT....
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