Cuiabá, Domingo, 15 de Junho de 2025
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Trilhos e carro do VLT chegam neste mês, diz a Secopa

Primeira composição do veículo, formada por 7 vagões, deverá chegar ainda nesta semana

Edson Rodrigues/Secopa

Trilhos e composição para implantação do VLT começam a chegar em Cuiabá

Trilhos e composição para implantação do VLT começam a chegar em Cuiabá

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O primeiro carro do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e os trilhos do tipo “grooved”, que serão implantados na via permanente dos dois eixos do novo modal de transporte coletivo de Cuiabá, chegam à Cuiabá nos próximos dias.

Segundo o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela execução da obra na Capital, a via permanente – que tem 22,2 km – irá contar com um total de 90 km de trilhos e o material está vindo de Vitória (ES) em direção à Cuiabá, dividido em cargas.

Já a primeira composição do veículo, formada por sete vagões, deverá chegar a Grande Cuiabá ainda nesta semana, segundo o secretário extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Maurício
Guimarães.

"Já temos a primeira composição, formada por sete vagões, chegando à Cuiabá"

A informação também foi confirmada pelo governador Silval Barbosa (PMDB), durante inauguração do 2º lote de obras de mobilidade urbana na região do Coxipó, na quinta-feira (31).

“Já temos a primeira composição, formada por sete vagões, chegando à Cuiabá”, anunciou o governador.

Tudo deverá ser armazenado em uma área especial, na cidade de Várzea Grande, que será destinada para o descarregamento de todos os materiais que compõem o VLT.

Posteriormente, o primeiro carro e os trilhos seguem para o Centro de Manutenção do Complexo Operacional do VLT, que está sendo construído próximo ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande (antiga Vila Militar).

No local, aliás, já estão sendo preparados os 10 km de trilhos tipo “vignole”, que foram fabricados na Espanha e chegaram à Capital em outubro.

Grande parte (60%) será implantada Centro de Manutenção e no pátio de estacionamento do VLT, ficando o restante como reserva.

Nesse espaço é onde o carro do VLT deverá passar pelos primeiros testes sobres trilhos, até que parte da via permanente seja implantada para que tenha início a fase de avaliação da operação do modal.

Secopa

Carro do VLT, durante testes na Espanha, antes de embarcar para o Brasil

Preparação dos trilhos


Ao chegarem à Capital, os trilhos da via permanente passarão pelos mesmos procedimentos já adotados naqueles que destinados exclusivamente ao centro de manutenção e estacionamento: instalação da película, envelopamento (enjaquetamento) e calandragem (curvatura) dos trilhos.

Para o envelopamento dos trilhos é usando o material que chegou à cidade no fim de agosto, denominado de Q-track – que reúne os equipamentos que compõem o sistema de instalação dos trilhos (cola, película elec de isolamento energético, borrachas de envelopamento e os pórticos de posicionamento dos trilhos).

Primeiramente, é colada a película elec para em seguida serem instaladas as borrachas, que têm a função de minimizar o atrito das rodas dos trens sobre o trilho, reduzindo os ruídos e vibrações. Além do envelopamento será feita a curvatura dos trilhos, conforme a necessidade.

Depois de prontos, os trilhos são instalados. O primeiro trecho a receber a via permanente será o Eixo 1 (Aeroporto-CPA), principalmente aquele compreendido entre o terminal aeroportuário e o Porto, em Cuiabá, onde os trabalhos estão mais adiantados.

O Eixo 2 (Coxipó-Centro), não considerado prioritário pelo Governo do Estado, deverá ser finalizado apenas após o Mundial de futebol. O novo cronograma, porém, ainda está sendo ajustado entre o governador, a Secopa e o Consórcio VLT.

Carros do VLT


Edson Rodrigues/Secopa

Trilhos do tipo "vignole", do VLT, sendo preparados para implantação no Centro de Manutenção

No total, o modal será composto por 40 carros, que são construídos na empresa CAF Indústria e Comércio, que compõe o consórcio.

Outros 11 carros do VLT também são esperados pelo Estado, por já terem sido embarcados do Porto de Bilbao, na Espanha, em agosto deste ano, em direção ao Porto de Paranaguá, no Paraná, segundo a Secopa.

Cada carro do VLT é formado por sete módulos (vagões) e tem com capacidade para transportar até 400 passageiros.

Os veículos estão sendo construídos na Espanha e começaram a ser enviados para o Brasil em agosto deste ano.

Cada carro do VLT terá aproximadamente 44 metros de comprimento, com largura de 2,40 metros e altura aproximada de 3,60 metros.

Os veículos serão bidirecionais, com cabines de condução localizadas em ambas as extremidades, bem como funcionarão com velocidade contínua de 60 km/h, por até 20 horas por dia.

Operação


O modal irá circular por 22,2 km distribuídos em dois eixos, nas avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande, e nas avenidas Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Fernando Corrêa da Costa, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e XV de Novembro, em Cuiabá.

O VLT contará com três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro.

O projeto

Orçado em R$ 1,477 bilhão, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na Grande Cuiabá – bem como a construção de 12 obras de arte – está sendo realizada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

A obra consta na Matriz de Responsabilidades como a solução para a mobilidade urbana da Capital, segundo o secretário da Copa, Maurício Guimarães.

O projeto de implantação do VLT contempla a construção de 12 obras de arte, entre pontes, passagens, trincheiras e viadutos.

Leia mais sobre o assunto:

Primeiro carro do VLT já chegou ao Brasil, diz Secopa


Secopa recebe primeiros trilhos para o sistema de VLT



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3 Comentário(s).

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lucas  02.11.13 12h36
é infelismente as verdades estão aparecendo, não tem mais com encobrirem os fatos. Cuiabá sem VLT, com obras meia-boca por aí, tudo vai ficar nisso mesmo.
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clodoaldo lemes de souza  01.11.13 20h40
SEM ENERGIA ISSO NÃO ANDA CADE O LINHÃO QUE JÁ DEVERIA ESTAR PRONTO
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Ricardo  01.11.13 18h33
Será que ´verdade ou mais uma mentira do governo?????? Porque tudo o que disseram das obras só foi mentira!!!!!!!!!!!!!!!!. As obras entregues ja estavam prontas ha tempo e o povo ja estava passando. O VLT agora irá sÓ do aero ao porto entederam a jogada???? Aeroporto ou seja não saira do lugar !!!!!!!!!!!. Podem ter certeza nem metade das obras ficarao prontas!!!!!!!!! Infelizmente ja caiu em descrédito de tantas mentiras, quero ver ainda vai ter idiota que vai votar nesses governantes ano que vem. o povo esta sendo feito de otário.
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