LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O secretário da Copa, Maurício Guimarães, anunciou uma viagem à Espanha, no início do próximo mês, para verificar o andamento das construções dos vagões que compõem o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e garantir o embarque imediato dos veículos para Cuiabá.
O novo modal de transporte coletivo está sendo implantado na Capital e em Várzea Grande, com vistas à Copa do Mundo de 2014, ao custo de R$ 1,477 bilhão.
Segundo o cronograma anunciado em abril pela pasta, os 40 carros (formados por sete módulos cada um) começariam a ser enviados à Capital em maio deste ano – o que não ocorreu.
A Secopa alegou, por meio de assessoria, a necessidade de reajuste do cronograma de embarque dos carros, anteriormente divulgado, que previa o embarque de dois carros em maio, três em junho e quatro em julho.
Guimarães deverá estar na cidade de Zaragoza, nos dias 6 e 7 de agosto, para acertar a liberação de dez vagões para a Capital.
Secopa
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Foto interna de um dos vagões do VLT que já foram finalizados na Espanha e aguardam embarque
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Como a estimativa da Secopa é de que os carros demorem cerca de 60 dias para concluírem o translado, o secretário acredita que, até 1º de outubro, os dez primeiros carros estarão sendo entregues na Grande Cuiabá.
Cronograma apertadoApesar do reajuste, segundo o secretário, a Secopa não abre mão do cumprimento do cronograma de entrega da obra, cujo prazo final é 13 de março de 2014, ou seja, a menos de oito meses – prazo, aliás, que é considerado "possível" pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra.
Formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda, o consórcio tem uma dura missão pela frente: além de fabricar e instalar os trilhos e os carros do VLT, também precisará concluir a construção das obras de arte, terminais e estações nos dois eixos do modal, reforçar o Canal da Prainha, implantar os 22,2 km de via permanente e finalizar a obra do Complexo Operacional do VLT.
A obraO novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB (em Várzea Grande), e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
Já tiveram início em Várzea Grande as obras da Trincheira do Km Zero, do Complexo Operacional do VLT (Centro de Controle Operacional, pátio de estacionamento, o centro de manutenção e o edifício administrativo), do Viaduto do Aeroporto a implantação da via permanente na Avenida João Ponce de Arruda.
Em Cuiabá, estão em andamento as construções dos viadutos da Sefaz, MT-040, UFMT e Beira Rio; da ponte sobre o Rio Cuiabá (ao lado da ponte Júio Müller) e a realização de estudo arqueológicos para implantação da via permanente nas avenidas Coronel Escolástico, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e XV de Novembro.