Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
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Vagões chegam a Cuiabá em outubro, diz Secopa

Antes esperadas para agosto, composições devem chegar apenas no fim do ano

Divulgação/Secopa

Dez vagões devem chegar à Capital em outubro, segundo a Secopa

Dez vagões devem chegar à Capital em outubro, segundo a Secopa

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O secretário da Copa, Maurício Guimarães, anunciou uma viagem à Espanha, no início do próximo mês, para verificar o andamento das construções dos vagões que compõem o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e garantir o embarque imediato dos veículos para Cuiabá.

O novo modal de transporte coletivo está sendo implantado na Capital e em Várzea Grande, com vistas à Copa do Mundo de 2014, ao custo de R$ 1,477 bilhão.

Segundo o cronograma anunciado em abril pela pasta, os 40 carros (formados por sete módulos cada um) começariam a ser enviados à Capital em maio deste ano – o que não ocorreu.

A Secopa alegou, por meio de assessoria, a necessidade de reajuste do cronograma de embarque dos carros, anteriormente divulgado, que previa o embarque de dois carros em maio, três em junho e quatro em julho.

Guimarães deverá estar na cidade de Zaragoza, nos dias 6 e 7 de agosto, para acertar a liberação de dez vagões para a Capital.

Secopa

Foto interna de um dos vagões do VLT que já foram finalizados na Espanha e aguardam embarque

Como a estimativa da Secopa é de que os carros demorem cerca de 60 dias para concluírem o translado, o secretário acredita que, até 1º de outubro, os dez primeiros carros estarão sendo entregues na Grande Cuiabá.

Cronograma apertado


Apesar do reajuste, segundo o secretário, a Secopa não abre mão do cumprimento do cronograma de entrega da obra, cujo prazo final é 13 de março de 2014, ou seja, a menos de oito meses – prazo, aliás, que é considerado "possível" pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra.

Formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda, o consórcio tem uma dura missão pela frente: além de fabricar e instalar os trilhos e os carros do VLT, também precisará concluir a construção das obras de arte, terminais e estações nos dois eixos do modal, reforçar o Canal da Prainha, implantar os 22,2 km de via permanente e finalizar a obra do Complexo Operacional do VLT.

A obra


O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB (em Várzea Grande), e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

Já tiveram início em Várzea Grande as obras da Trincheira do Km Zero, do Complexo Operacional do VLT (Centro de Controle Operacional, pátio de estacionamento, o centro de manutenção e o edifício administrativo), do Viaduto do Aeroporto a implantação da via permanente na Avenida João Ponce de Arruda.

Em Cuiabá, estão em andamento as construções dos viadutos da Sefaz, MT-040, UFMT e Beira Rio; da ponte sobre o Rio Cuiabá (ao lado da ponte Júio Müller) e a realização de estudo arqueológicos para implantação da via permanente nas avenidas Coronel Escolástico, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e XV de Novembro.



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COMENTÁRIOS
24 Comentário(s).

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marcos  21.07.13 22h22
Difícil de acreditar que essa obra será entregue nesse prazo!!! Romper a Av do CPA e F. Correa nesse prazo...ah ta....contem outra!! Deviam é ter começado bem antes!!
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Geremias  21.07.13 10h15
Será que essa turma torce contra Cuiabá ou é meramente por uma questão política, dor de cotovelo, sei lá,pois nunca vi uma moçada jogar tanto contra a sua cidade e principalmente contra um meio de transporte coletivo que ajudará a melhorar o caótico transporte de Cuiabá. A minha única preocupação é saber se o VLT (controlado pelo Estado)será interligado com os ônibus de Cuiabá e Várzea Grande (controlado pelos municípios),que muitas vezes não falam a mesma língua por questões políticas (grupos políticos) ou por questões empresariais (lucros). Acho que no futuro deveremos fazer grandes mobilizações pela interligação dos transporte coletivo na nossa metrópole! Quem viver verá!
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jefferson angelo  20.07.13 19h19
Não é pessimismo não. Mas não vai dar tempo de ficar pronto para a copa este modal. Não tem como fazer milagres. Lamento muito.
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toninho  20.07.13 11h45
Sr Mauricio não é melhor embarcar os trilhos em Agosto e os trens em janeiro, precisamente dia 02 de janeiro 2014 por que assim quando eles chegarem será os primeiros dias de Março 2014.Ai com certeza os trilhos já devem estar instalados não É?. A não ser ser que esteja programado algum EVENTO de NATAL e passagem do ANO NOVO 2013/2014,ou então liberar para visitação publica , finalidade em conhece-los para saber usa los quando estiverem em operação
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Joaquim  20.07.13 07h55
Qual será a próxima data ???
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