LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A obra realizada para desafogar o trânsito da Avenida Fernando Corrêa da Costa – principalmente nos horários de pico –, a interligação das avenidas Antônio Dorilêo e Beira-Rio, no bairro Coophema, deverá ser concluída e entregue ao Governo do Estado em setembro próximo. A informação é da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).
Como já foi revelado em outras ocasiões pelo secretário da Copa, Maurício Guimarães, a obra deverá ser prontamente usada pela população, depois de concluída.
Segundo o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho, o principal objetivo da obra é facilitar o trânsito durante a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), na região do Coxipó.
“Com a conclusão do acesso ao Coophema/Praeirinho, os motoristas que trafegam do Centro de Cuiabá para os bairros do Coxipó terão uma nova opção de trajeto, evitando as longas filas de congestionamento que se formam na Avenida Fernando Corrêa em horários de pico”, afirmou.
A ponte construída sobre o Rio Coxipó na região foi concluída em maio deste ano, mas depende do fim da obra de ligação para que o conjunto todo seja usado.

"Motoristas que trafegam do Centro para os bairros do Coxipó terão uma nova opção de trajeto [...], evitando as longas filas de congestionamento"
Fase atualAtualmente, os operários atuam em serviços de drenagem – essenciais para o escoamento das águas pluviais –, calçamentos e a implantação de sinalizações nas vias.
A recuperação ambiental de todo o trecho em obras também deverá ser feito, com plantio de árvores e outras vegetações que auxiliem no controle de erosões ao longo da nova avenida.
Outras inauguraçõesEssa obra segue a onda de inaugurações já anunciada pelo secretário da Copa, que terá início às 19h do dia 29 de agosto, com a entrega da obra do Viaduto do Despraiado, na Avenida Miguel Sutil.
Apesar de não terem a data divulgada, a Secopa já confirmou as demais obras que, assim como a interligação, serão inauguradas na sequência, após o elevado da Perimetral.
São elas: a Avenida Juliano Costa Marques, finalizada há meses, mas sem reajuste do cronograma oficial ; a ponte sobre o Rio Coxipó (Jardim das Palmeiras) e o prolongamento da Rua dos Eucaliptos (que dá acesso à ponte); e a Trincheira Ciríaco Cândia, conhecida como “trincheirinha”.
Algumas das obras que compõem o pacote de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá também deverão ser inauguradas, segundo a pasta, como os viadutos rodoferroviários da UFMT e da Sefaz, nas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Historiador Rubens de Mendonça, respectivamente, e o viaduto ferroviário do Aeroporto Internacional Marechal Rondon – esse último para uso exclusivo do VLT.
Edson Rodrigues/Secopa
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Obra segue para a reta final e será entregue em setembro, diz Secopa
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A obra
Ao todo, o projeto, que foi licitado em duas partes e é executado por duas empresas diferentes, está orçado em R$ 13 milhões.
A ponte tem 155 metros de extensão por 12,8 metros de largura e é constituída de duas faixas de circulação (fluxo e contra fluxo). Essa obra é de responsabilidade da empresa Atrativa Engenharia Ltda.
Já a obra de interligação das avenidas Beira Rio e Antônio Dorilêo, em um trecho total de 2,55 km de extensão, está sendo executada pela empresa Três Irmãos Engenharia.