LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Os operários do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande já trabalham na execução da concretagem dos tabuleiros (pista) do Viaduto da Sefaz – obra de arte que integra o pacote de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Essa etapa já se trata da fase final da obra (superestrutura), que tem prazo de conclusão para até o final de agosto próximo. Aproximadamente 70 homens trabalham na obra, divididos em dois turnos (dia e noite).
Na última medição divulgada pelo consórcio, o viaduto já estaria com 86% dos trabalhos concluídos, desconsiderando, nesse caso, as etapas que incluem as barreiras de proteção, o pavimentado e as atividades para acabamento.
Quem passa pelo local já percebe o elevado erguido, que terá formato de ferradura e ganhou o nome em razão de ser localizado em frente à sede da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça.
Edson Rodrigues/Secopa
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Operários trabalham na fase final de construção do viaduto
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Parte integrante do eixo do VLT que irá ligar o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, ao CPA, na Capital, a obra terá 278 metros de extensão e deverá amenizar o tráfego na região, por onde passam aproximadamente 2,7 mil veículos por hora/sentido, em horário de pico.
Como se trata de uma obra apenas rodoviária (sem trilhos), o viaduto será constituído de duas faixas de circulação em apenas um sentido, sendo usado como alça de retorno pelos motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem retornar à região central de Cuiabá ou ter acesso ao Centro Político Administrativo (CPA).
O elevado terá 7,13 metros de altura em seu ponto mais alto e a pista terá de 9 a 11 metros de largura. Já o VLT passará por baixo do elevado, na via permanente que ainda será implantada ao longo da Avenida do CPA.
Essa deverá ser a primeira obra do pacote do VLT a ser finalizada e usada pela população, segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).
Novo modalAs obras do VLT estão sendo executadas na Grande Cuiabá pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.
O Viaduto da Sefaz, bem como outras 11 obras de arte, está incluso no pacote do VLT, orçado em R$ 1,477 bilhão.
Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.
Edson Rodrigues/Secopa
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Cerca de 70 homens trabalham na obra, divididos em dois turnos (dia e noite)
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O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB (em Várzea Grande), e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
Até o momento, sete obras de arte desse pacote já foram iniciadas são: a trincheira do KM Zero e o viaduto do Aeroporto, em Várzea Grande; os viadutos da UFMT, da MT-040, Sefaz e Beira Rio e a ponte sobre o Rio Cuiabá, em Cuiabá.
Além disso, já tiveram início a construção do Complexo Operacional do VLT (em Várzea Grande) e estudos/implantação da via permanente nas avenidas Coronel Escolástico, Tenente Coronel Duarte (Prainha), XV de Novembro, Fernando Corrêa da Costa e Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), em Cuiabá, e na Avenida João Ponce de Arruda, em Várzea Grande.
O prazo para conclusão da obra encerra no dia 13 de março de 2014, três meses antes do início da Copa do Mundo em Cuiabá.