LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O Governo do Estado intensificou, nesta semana, os trabalhos finais para conclusão da obra do Viaduto da Sefaz, que está sendo erguido na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), em Cuiabá.
A construção integra o pacote de 13 obras de arte para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá, ao custo total de R$ 1,477 bilhão.
Além dos serviços de acabamento na estrutura e adjacências, há frentes de trabalho operando na instalação da sinalização e iluminação da obra, bem como na implantação do projeto paisagístico que visam a realçar a estética do elevado.
Tais frentes de obras são necessárias para adequação da via para o uso dos motoristas. Na última semana, o viaduto recebeu 13 pontos de iluminação. As lâmpadas utilizadas são do tipo “vapor metálico”, resultando em uma luz de cor branca, que aumenta a claridade no trecho da obra.
Também estão sendo instalados dois refletores decorativos na base dos pilares – um de cada lado dos oito pilares –, a fim de dar um efeito cênico na parte inferior do elevado. A ideia do consórcio é que os feixes de luz se cruzem, formando um "x"
Edson Rodrigues/Secopa
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Projeto paisagístico também já está em andamento na obra
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A previsão é de que a obra seja a primeira grande estrutura a ser liberada para uso da população, em substituição ao Viaduto do Despraiado, que teve a inauguração agendada e adiada por duas vezes e segue com prazo indeterminado de conclusão.
A obraO viaduto de 278 metros de extensão e formato de ferradura integra o Eixo 1 de implantação do VLT que liga o CPA ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.
A obra deverá ser usada exclusivamente como alça de retorno pelos motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem retornar à região central de Cuiabá ou ter acesso ao Centro Político Administrativo. Isso porque o viaduto rodoviário terá duas faixas de circulação em um único sentido.
O VLT, por sua vez, deverá passar por baixo da obra, na via permanente que será implantada sob o elevado.
De acordo com a Secopa, trafegam por aquele trecho da Avenida do CPA mais de 2,7 mil veículos por sentido nos horários de pico e o tráfego deverá ser revitalizado com a liberação para uso do elevado, diminuindo em até cinco minutos o tempo do percurso dos motoristas.
PercursoA partir da inauguração da obra, quem segue em direção aos bairros da região do CPA deverão permanecer nas faixas da esquerda, passando por baixo do elevado.
No sentido inverso (CPA-Centro), os motoristas também terão duas faixas de rolamento livres para o tráfego em geral, passando por baixo do elevado, e uma terceira pista lateral ao viaduto para aqueles que se dirigem aos órgãos do Centro Político Administrativo (CPA).
O mesmo curso deverá ser tomado, seguindo pela via marginal e após conversão à direita, para quem trafega sobre o viaduto e se destina ao Centro Político e Administrativo.
Segundo o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho, o acesso de pedestres à avenida também está garantido por meio de uma faixa de travessia sinalizada e localizada logo após os atuais pontos de ônibus já existentes nos dois sentidos da via, com calçada rebaixada para acesso dos cadeirantes.