vlt-sefaz

O Viaduto da Sefaz, que está sendo construído na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), com vistas à Copa do Mundo de 2014, será a primeira obra do pacote do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) a ser usada pela população.
Com aproximadamente 45% dos trabalhos concluídos, a obra já teve as fases de infra e mesoestrutura finalizadas e se encaminha para a fase de superestrutura: etapa final – e a mais demorada – da obra.
Quem passa pelo canteiro de obras, nas proximidades da sede da Secretaria de Fazenda (Sefaz), já notou que o viaduto está com grande parte de sua estrutura montada e passando a tomar o formato de ferradura previsto em projeto.
Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, devido à complexidade da obra – que é mais simples que as demais do pacote de obras do VLT –, ela será a primeira a ser finalizada.
A previsão dada no início da construção é que a obra levaria oito meses para ser executada. Como a obra teve início em dezembro de 2012, o prazo se encerra no início do segundo semestre deste ano.
Mary Juruna/MidiaNews |
![]() |
Elevado já está com 45% dos trabalhos concluídos |
O viaduto
O viaduto da Sefaz é diferente das demais obras previstas no pacote de intervenções do VLT (rodoferroviários), que por darem passagem a veículos comuns e ao novo modal de transporte coletivo, formam projetos integrados que, para serem liberados para uso, dependem da instalação dos trilhos do modal.
Com formato de ferradura e 278 metros de extensão, a obra será constituída de duas faixas de circulação, em apenas um sentido, sendo usada como alça de retorno para os motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem voltar à região central de Cuiabá.
O elevado terá 7,13 metros de altura em seu ponto mais alto e a pista terá de 9 a 11 metros de largura. Já o VLT – que fará o eixo CPA-Aeroporto – irá passar por baixo do viaduto.
O grande objetivo da obra, segundo a Secopa, é solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, como o início da manhã e o final da tarde, com a entrada e saída do servidores públicos do Centro Político Administrativo (CPA).
Fase atual da obra
De acordo com o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela execução da obra, a fase final que se inicia agora na construção do Viaduto da Sefaz é a mais longa porque demanda mais trabalho.
Como essa obra não tem lançamento de vigas como as dos demais elevados que estão sendo construídos na cidade – pois não usa pré-moldados – terá início a etapa de cimbamento (processo em que se usa ferragens para dar formato uniforme ao elevado) e colocação de travessas.
Mary Juruna/MidiaNews |
![]() |
Obra deverá ser liberada para o tráfego tão logo fique pronta |
Por fim, serão realizados os serviços de execução de terra armada (que garante o acesso à obra) e instalação das barreiras “New Jersey” (blocos de segurança usados para garantir a divisão das pistas).
Implantação do VLT
O Viaduto da Sefaz, bem como outras 11 obras de arte, está incluso no pacote do VLT, orçado em R$ 1,477 bilhão.
Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.
O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB (em Várzea Grande), e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
Até o momento, cinco obras de arte desse pacote já foram iniciadas: a trincheira do KM Zero e o viaduto do Aeroporto, em Várzea Grande; e os viadutos da UFMT, da MT-040 e da Sefaz, em Cuiabá.
O consórcio VLT Cuiabá – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução de todas as obras.
13 Comentário(s).
|
Enio 12.07.13 11h17 |
Enio, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas |
Ademir 30.05.13 12h02 | ||||
Somente uma pergunta, quando a SECOPA irá fazer o viaduto da Av.Beira Rio com a Av. Fernando Corrêa e a ponte neste local para o VLT, quando?? | ||||
|
Luiz Carlos C. Oliveira 29.05.13 12h36 | ||||
Os Campograndenses estao eh com muita dor de cotovelo, Cuiabá será realmente uma cidade muito bela, os invejosos que torcem contra, só vão ficar na torcida mesmo | ||||
|
alex 28.05.13 15h18 | ||||
Como tem pessimista nesta cidade, ou então continuam achando que Cuiabá será excluída dentre as sedes e eleita Campo grande. O viaduto é de suma importância, o trafego alí é intenso e o VLT (modernidade que poucas cidades do Brasil possuirá) passará embaixo. Sem contar que serão duas faixas, ou seja, largo suficiente para escoar o trânsito todo na hora de entrada e saida do serviço público. Maravilha de obra e nós CUIABANOS e os QUE VIERAM PARA CÁ E GOSTAM DAQUI agradecemos. Os pessimistas deveriam se mudar para outro local, tem tanta cidade boa por aí, com clima mais ameno, etc... | ||||
|
rodrigo 27.05.13 21h30 | ||||
Parece que os pilares são fracos. | ||||
|