Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
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Viaduto da Sefaz será a 1ª obra do VLT liberada para uso

Previsão é de que elevado seja entregue no segundo semestre deste ano

Mary Juruna/MidiaNews

Viaduto da Sefaz: elevado do VLT ganha forma, na Avenida do CPA, na Capital

Viaduto da Sefaz: elevado do VLT ganha forma, na Avenida do CPA, na Capital

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO

O Viaduto da Sefaz, que está sendo construído na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), com vistas à Copa do Mundo de 2014, será a primeira obra do pacote do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) a ser usada pela população.

Com aproximadamente 45% dos trabalhos concluídos, a obra já teve as fases de infra e mesoestrutura finalizadas e se encaminha para a fase de superestrutura: etapa final – e a mais demorada – da obra.

Quem passa pelo canteiro de obras, nas proximidades da sede da Secretaria de Fazenda (Sefaz), já notou que o viaduto está com grande parte de sua estrutura montada e passando a tomar o formato de ferradura previsto em projeto.

Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, devido à complexidade da obra – que é mais simples que as demais do pacote de obras do VLT –, ela será a primeira a ser finalizada.

A previsão dada no início da construção é que a obra levaria oito meses para ser executada. Como a obra teve início em dezembro de 2012, o prazo se encerra no início do segundo semestre deste ano.

Mary Juruna/MidiaNews

Elevado já está com 45% dos trabalhos concluídos

Como o elevado será rodoviário (apenas para o tráfego de veículos), assim que a obra estiver pronta, seu uso será liberado.

O viaduto

O viaduto da Sefaz é diferente das demais obras previstas no pacote de intervenções do VLT (rodoferroviários), que por darem passagem a veículos comuns e ao novo modal de transporte coletivo, formam projetos integrados que, para serem liberados para uso, dependem da instalação dos trilhos do modal.

Com formato de ferradura e 278 metros de extensão, a obra será constituída de duas faixas de circulação, em apenas um sentido, sendo usada como alça de retorno para os motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem voltar à região central de Cuiabá.

O elevado terá 7,13 metros de altura em seu ponto mais alto e a pista terá de 9 a 11 metros de largura. Já o VLT – que fará o eixo CPA-Aeroporto – irá passar por baixo do viaduto.

O grande objetivo da obra, segundo a Secopa, é solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, como o início da manhã e o final da tarde, com a entrada e saída do servidores públicos do Centro Político Administrativo (CPA).

Fase atual da obra

De acordo com o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela execução da obra, a fase final que se inicia agora na construção do Viaduto da Sefaz é a mais longa porque demanda mais trabalho.

Como essa obra não tem lançamento de vigas como as dos demais elevados que estão sendo construídos na cidade – pois não usa pré-moldados – terá início a etapa de cimbamento (processo em que se usa ferragens para dar formato uniforme ao elevado) e colocação de travessas.

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Obra deverá ser liberada para o tráfego tão logo fique pronta

Na sequência, o consórcio dará início à fase de tabuleiro, quando as pistas começam a surgir.

Por fim, serão realizados os serviços de execução de terra armada (que garante o acesso à obra) e instalação das barreiras “New Jersey” (blocos de segurança usados para garantir a divisão das pistas).

Implantação do VLT

O Viaduto da Sefaz, bem como outras 11 obras de arte, está incluso no pacote do VLT, orçado em R$ 1,477 bilhão.

Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.

O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB (em Várzea Grande), e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

Até o momento, cinco obras de arte desse pacote já foram iniciadas: a trincheira do KM Zero e o viaduto do Aeroporto, em Várzea Grande; e os viadutos da UFMT, da MT-040 e da Sefaz, em Cuiabá.

O consórcio VLT Cuiabá – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução de todas as obras.

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13 Comentário(s).

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Enio  12.07.13 11h17
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Ademir  30.05.13 12h02
Somente uma pergunta, quando a SECOPA irá fazer o viaduto da Av.Beira Rio com a Av. Fernando Corrêa e a ponte neste local para o VLT, quando??
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Luiz Carlos C. Oliveira  29.05.13 12h36
Os Campograndenses estao eh com muita dor de cotovelo, Cuiabá será realmente uma cidade muito bela, os invejosos que torcem contra, só vão ficar na torcida mesmo
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alex  28.05.13 15h18
Como tem pessimista nesta cidade, ou então continuam achando que Cuiabá será excluída dentre as sedes e eleita Campo grande. O viaduto é de suma importância, o trafego alí é intenso e o VLT (modernidade que poucas cidades do Brasil possuirá) passará embaixo. Sem contar que serão duas faixas, ou seja, largo suficiente para escoar o trânsito todo na hora de entrada e saida do serviço público. Maravilha de obra e nós CUIABANOS e os QUE VIERAM PARA CÁ E GOSTAM DAQUI agradecemos. Os pessimistas deveriam se mudar para outro local, tem tanta cidade boa por aí, com clima mais ameno, etc...
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rodrigo  27.05.13 21h30
Parece que os pilares são fracos.
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