LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
As obras dos viadutos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, e do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, seguem para a reta final de execução.
Segundo o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pelas obras, o lançamento das vigas pré-moldadas (superestrutura) já foram finalizadas nos dois elevados.
As estruturas integram o pacote para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá.
Ao todo, estão previstos no pacote a construção de cinco viadutos, sendo quatro em Cuiabá (MT-040, UFMT, Sefaz e -io) e um em Várzea Grande (Aeroporto), todos já em andamento.
Também estão previstas na obra a construção de duas pontes e quatro trincheiras, no trecho de 22,2 km do VLT.
Viaduto da UFMTCom 87,8% dos trabalhos concluídos, o Viaduto da UFMT já passou por readequações após falhas terem sido encontradas em duas vigas da obra, pelo próprio consórcio, no 1º semestre deste ano.
Iniciada em outubro do ano passado, a obra é rodoferroviária, o que significa que dará passagem a veículos comuns e também ao metrô de superfície.
Atualmente, cerca de 80 operários – divididos em turnos diurno e noturno – atuam na obra, em atividades como lançamento das pré-lajes e concretagem das lajes, que dependiam do término no assentamento das 176 vigas para ganharem celeridade.
Segundo o consórcio, em breve serão iniciados também o pavimento e acabamento para que as pistas da esquerda e da direita do elevado possam ser usadas pelos motoristas.
Edson Rodrigues/Secopa
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Viaduto ferroviário do aeroporto: mais de 85% da obra já estão concluídos, diz consórcio
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Os trabalhos, então, deverão ficar concentrados na pista central, para implantação da via permanente que possibilitará a passagem do VLT.
Ainda nas próximas semanas deverão ter início as atividades para encabeçamento da obra, etapa conhecida como “terra armada” – que possibilitará o acesso ao viaduto – e a construção das pistas marginais (vias laterais ao viaduto) e da rotatória que ficará sob o elevado.
As obras do viaduto rodoferroviário da UFMT começaram em outubro do ano passado. O elevado terá 428 metros e está sendo construído sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves e a via de acesso ao campus da UFMT.
O viaduto será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e a via permanente do VLT.
Viaduto do AeroportoAtualmente, 40 homens trabalham nos períodos diurno e noturno para a construção do viaduto ferroviário (exclusivo para a passagem do VLT) do Aeroporto Marechal Rondon.
Com as 44 vigas pré-moldadas já lançadas, a obra já possui 85,7% dos trabalhos concluídos e segue para a montagem das ferragens e concretagem das vigas transversinas, lançamento das pré-lajes e a concretagem das lajes.
Em seguida, as tarefas serão concentradas na colocação dos trilhos para passagem do VLT.
O elevado começou a ser construído no final do mês de abril deste ano, no entroncamento das avenidas João Ponce de Arruda, Senador Filinto Müller e Presidente Arthur Bernardes.
Além das atividades que visam à finalização da superestrutura, algumas máquinas trabalham na infraestrutura urbana necessária para iniciar a construção da rotatória lateral ao viaduto, para interligação entre as avenidas e acesso ao aeroporto. Nesse local, estão sendo feitas as redes de drenagem e telecomunicação.
Com 226 metros de extensão, a obra terá seis metros de altura no ponto mais elevado e terá oito metros de largura, que serão ocupados por duas faixas de rolamento (fluxo e contrafluxo).