Cuiabá, Sábado, 14 de Junho de 2025
OBRAS DO VLT
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Viadutos estão com mais de 85% concluídos, diz Secopa

Obras integram pacote para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá

Edson Rodrigues/Secopa

Viaduto da UFMT: obra já possui mais de 87% dos serviços prontos, segundo a Secopa

Viaduto da UFMT: obra já possui mais de 87% dos serviços prontos, segundo a Secopa

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
As obras dos viadutos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, e do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, seguem para a reta final de execução.

Segundo o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pelas obras, o lançamento das vigas pré-moldadas (superestrutura) já foram finalizadas nos dois elevados.

As estruturas integram o pacote para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá.

Ao todo, estão previstos no pacote a construção de cinco viadutos, sendo quatro em Cuiabá (MT-040, UFMT, Sefaz e -io) e um em Várzea Grande (Aeroporto), todos já em andamento.

Também estão previstas na obra a construção de duas pontes e quatro trincheiras, no trecho de 22,2 km do VLT.

Viaduto da UFMT


Com 87,8% dos trabalhos concluídos, o Viaduto da UFMT já passou por readequações após falhas terem sido encontradas em duas vigas da obra, pelo próprio consórcio, no 1º semestre deste ano.

Iniciada em outubro do ano passado, a obra é rodoferroviária, o que significa que dará passagem a veículos comuns e também ao metrô de superfície.

Atualmente, cerca de 80 operários – divididos em turnos diurno e noturno – atuam na obra, em atividades como lançamento das pré-lajes e concretagem das lajes, que dependiam do término no assentamento das 176 vigas para ganharem celeridade.

Segundo o consórcio, em breve serão iniciados também o pavimento e acabamento para que as pistas da esquerda e da direita do elevado possam ser usadas pelos motoristas.

Edson Rodrigues/Secopa

Viaduto ferroviário do aeroporto: mais de 85% da obra já estão concluídos, diz consórcio

Os trabalhos, então, deverão ficar concentrados na pista central, para implantação da via permanente que possibilitará a passagem do VLT.

Ainda nas próximas semanas deverão ter início as atividades para encabeçamento da obra, etapa conhecida como “terra armada” – que possibilitará o acesso ao viaduto – e a construção das pistas marginais (vias laterais ao viaduto) e da rotatória que ficará sob o elevado.

As obras do viaduto rodoferroviário da UFMT começaram em outubro do ano passado. O elevado terá 428 metros e está sendo construído sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves e a via de acesso ao campus da UFMT.

O viaduto será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e a via permanente do VLT.

Viaduto do Aeroporto


Atualmente, 40 homens trabalham nos períodos diurno e noturno para a construção do viaduto ferroviário (exclusivo para a passagem do VLT) do Aeroporto Marechal Rondon.

Com as 44 vigas pré-moldadas já lançadas, a obra já possui 85,7% dos trabalhos concluídos e segue para a montagem das ferragens e concretagem das vigas transversinas, lançamento das pré-lajes e a concretagem das lajes.

Em seguida, as tarefas serão concentradas na colocação dos trilhos para passagem do VLT.

O elevado começou a ser construído no final do mês de abril deste ano, no entroncamento das avenidas João Ponce de Arruda, Senador Filinto Müller e Presidente Arthur Bernardes.

Além das atividades que visam à finalização da superestrutura, algumas máquinas trabalham na infraestrutura urbana necessária para iniciar a construção da rotatória lateral ao viaduto, para interligação entre as avenidas e acesso ao aeroporto. Nesse local, estão sendo feitas as redes de drenagem e telecomunicação.

Com 226 metros de extensão, a obra terá seis metros de altura no ponto mais elevado e terá oito metros de largura, que serão ocupados por duas faixas de rolamento (fluxo e contrafluxo).



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COMENTÁRIOS
8 Comentário(s).

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Rodrigo  05.08.13 09h07
Para quem ainda fica batendo cabeça ao achar que o viaduto da UFMT tá muito baixo no ponto da rotatória que já existe: Será construída uma nova rotatória sob o ponto mais alto do viaduto, onde fará a ligação com a Av. Tancredo Neves e a nova Av. Parque do Barbado, que já está sendo construída. Pede inteligência, pede inteligência meu povo.
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Antonio  04.08.13 16h51
Se o VLT não ficar pronto até a copa, não fica nunca mais. Pra quem acha que o Governo não é capaz de deixar coisas pela metade, é só dar um pulinho ali no CPA e ver as "obras" do Hospital...
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João Farias  04.08.13 06h39
Felipe Leonel, eu tinha esta dúvida. Depois descobri que aquela rua do Shopping 3 Américas / Galeria Itália, sofrerá alteração e será criada outra na antiga pista de caminhada da UFMT (próxima ao córrego). Passe a pé que irá ver!
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Marcio  03.08.13 22h58
Consta no pacote de implantação do VLT, a construção de 4 trincheiras, mas até o momento só iniciaram a construção de uma, e as outras 3 quando e onde serão construídas?
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Lourdes  03.08.13 20h12
O Adriano está jogando conversa na lixeira. Não há problema algum o VLT não ficar pronto para a Copa. O VLT é nosso transporte, não da FIFA. Ninguém está chamando-o de burro. Mas se o VLT fica pronto para a Copa, também não vai deixá-lo mais inteligente. Desmandos com dinheiro público? Seja mais específico, brother!!!
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