Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
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VLT tem 34% das obras concluídos, diz relatório do TCE

Documento leva em conta estágio da obra em 30 de maio deste ano

Mary Juruna/MidiaNews

Viaduto da UFMT: obra é uma das que estão previstas dentro do pacote do VLT

Viaduto da UFMT: obra é uma das que estão previstas dentro do pacote do VLT

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Um terço das obras do pacote de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já foram executadas na Grande Cuiabá, segundo aponta o 5º relatório de acompanhamento das obras da Copa do Mundo, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e divulgado na última quarta-feira (3).

Segundo o relatório, que tem como referência o estágio da obra em 30 de maio deste ano e leva em consideração a evolução físico-financeira da obra, 34,03% da obra já haviam sido concluídos.

Isso é visto como um avanço significativo em relação a ultima medição da obra, em 30 de abril, que apontava que 27,6% dos trabalhos haviam sido realizados.

No entanto, o avanço não foi suficiente para evitar o registro de atraso no cronograma que, segundo o documento, varia de 120 a 150 dias.

Isso porque, segundo o documento, até a data de fechamento do relatório, 59,05% do trabalho já deveriam ter sido executados.

O atraso coloca em xeque o cumprimento do cronograma divulgado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), que prevê a entrega da obra em 13 de março de 2014 – a apenas três meses da realização do Mundial de futebol no Brasil.

Orçada em R$ 1,477 bilhão e iniciada no 2º semestre do ano passado, a obra já consumiu R$ 872,6 milhões do investimento previsto pelo Governo do Estado.

A obra


O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra, é formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

O projeto inclui não apenas a implantação do novo modal de transporte coletivo, como a construção dos vagões de 12 obras de arte (três pontes, quatro trincheiras e cinco viadutos) por todo o trajeto onde o VLT irá passar.

Previsto para ser implantado em dois eixos (CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro), que somam 22,2 km de extensão, o VLT deverá passar pelos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

Atualmente, já estão em andamento em Cuiabá as obras dos viadutos da UFMT, Beira Rio e da MT-040, na Avenida Fernando Corrêa da Costa; do viaduto da Sefaz, na Avenida do CPA; o reforço do Canal da Prainha, na Avenida Tenente-Coronel Duarte e a adequação da Avenida Coronel Escolástico para implantação dos trilhos do VLT.

Também já tiveram início na Capital a implantação dos canteiros de obras para construção mais uma ponte sobre o Rio Cuiabá – paralela à ponte Júlio Müller – e a construção de duas pontes sobre o Rio Coxipó.

Já em Várzea Grande, já tiveram início as obras de construção da Trincheira do KM Zero, na Avenida da FEB; do viaduto do Aeroporto, na Avenida João Ponce de Arruda; do Centro de Comando, Controle e Manutenção do VLT, na área onde se localizava a Vila Militar (ao lado do Aeroporto Internacional Marechal Rondon); e a adequação da Avenida João Ponce de Arruda para a implantação dos trilhos.

Também já estão em andamento, fora do país, a construção dos vagões e dos trilhos que serão usados na Grande Cuiabá e que, segundo a Secopa, começam a chegar na Capital no segundo semestre deste ano.



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COMENTÁRIOS
8 Comentário(s).

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Wagner  20.07.13 17h06
7% por mês com todas as obras em andamento agora, conforme forem sendo finalizadas as obras menores os trabalhadores serão direcionados ao VLT o que poderá acelerar a obra e terminar até antes do tempo previsto - se é assim que funciona.
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Lourdes  08.07.13 14h48
Parem com gracinhas!!! Sejam maduros. Deixem o TCE fazer continhas. Enquanto isso, vamos tocando as obras. O VLT é para a população, não para a Copa. Queremos transporte "padrão Fifa". Vamos em frente!
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tonico  08.07.13 14h00
É o que esperava-mos hoje não se fala mais sobre as fabricações dos trens e nem de sua chegada a CUIABÁ.Também pudera descarregar aonde no porto seco?
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Antonio Carlos Caxias César Jr  07.07.13 19h52
O que mais preocupa é todos os dias passarmos pelas obras e ver maquinário parado, pessoal em passos de tartaruga, obras que já deveriam estar prontas , estão atrazadíssimas, dará tempo, mas, poderiam diminuir o o transtornos coma mais seriedade na condução dos trabalhos, tem interdição obrigatória e máquina parada ...
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tomaz filho  07.07.13 19h41
Eu ando peladinho no centro de cuiaba se este vlt sair antes da copa. Imagina so nao ver quem não quer... falta menos de um ano para a copa e tem obras que ainda nem foram licitadas. Me engana que eu gosto... torci por cuiaba, mas acho que quem ganhou esta foi o povo de campo grande, puts
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