Cuiabá, Sábado, 15 de Novembro de 2025
ESQUEMA DE R$ 21 MILHÕES
15.11.2025 | 12h09 Tamanho do texto A- A+

Afastado do cargo no TJ, ex-vereador é aliado histórico de Emanuel

Ex-prefeito já disse que Luis Claudio é “amigo de longa data”; ex-parlamentar usa tornozeleira

Divulgação

O ex-vereador de Cuiabá, Luis Claudio: afastado do cargo de servidor do TJ

O ex-vereador de Cuiabá, Luis Claudio: afastado do cargo de servidor do TJ

DA REDAÇÃO

Servidor público afastado por determinação judicial, o ex-vereador de Cuiabá Luis Cláudio tem uma trajetória política com ligação estreita, quase umbilical, com o ex-prefeito da Capital Emanuel Pinheiro (PSD). 

 

Na sexta-feira (14), a Justiça de Mato Grosso determinou o afastamento imediato do ex-vereador de suas funções no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, no âmbito da Operação Sepulcro Caiado. A ação, deflagrada em julho deste ano, apura o desvio de R$ 21 milhões do TJ-MT.

 

Victor Ostetti/MidiaNews

Emanuel Pinheiro

Emanuel Pinheiro: ex-vereador Luis Claudio foi seu líder no Legistativo 

A parceria entre Luis Cláudio e Emanuel ficou evidente durante os mandatos do ex-prefeito. Ele desempenhou o papel crucial de líder do Emanuel Pinheiro na Câmara Municipal no período de 2017 a 2020. E atuava como principal articulador e defensor da gestão no legislativo cuiabano.

 

Contudo, ao perder a reeleição para vereador em 2020, o ex-prefeito assegurou a continuidade do seu aliado na administração municipal. Luis Cláudio foi imediatamente nomeado para o primeiro escalão, assumindo a pasta da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. 

 

Ao nomeá-lo, Emanuel se referiu a Luis Claudio como “amigo de longa data”.

 

A nomeação não apenas manteve o braço direito de Emanuel em evidência, mas também sublinhou a forte dependência política mútua entre os dois, independentemente dos resultados das urnas.

 

No ano passado, Luis Claudio disputou novamente uma cadeira na Câmara Municipal pelo então partido de Emanuel, o MDB, e se tornou suplente.

 

Sepulcro Caiado

 

A Operação Sepulcro Caiado investiga um suposto esquema de ajuizamento de ações de cobrança de dívidas inexistentes, que teria lesado os cofres do Judiciário de MT.

 

Conforme apurou o MidiaNews, Luís Cláudio teve o acesso a todo o sistema do TJ bloqueado. No entanto, não há informações sobre qual o envolvimento do ex-vereador no caso. 

 

 

Além do afastamento, a Justiça ainda determinou que o ex-vereador use tornozeleira eletrônica e a proibição de deixar a Capital sem aviso prévio.

 

Emanuel não é citado na investigação.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Juíza afasta ex-vereador de funções no TJ e impõe tornozeleira

 

Vereador derrotado é o 1º secretário anunciado por Emanuel

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia