Cuiabá, Sábado, 2 de Agosto de 2025
JAPIDINHO
25.06.2024 | 10h18 Tamanho do texto A- A+

Dono de restaurante japonês é condenado por furto de energia

Juíza Edna Ederli Coutinho declarou que a concessionária provou irregularidades

Divulgação

A unidade do Restaurante Japidinho, na avenida do CPA

A unidade do Restaurante Japidinho, na avenida do CPA

DA REDAÇÃO

A Justiça de Mato Grosso determinou que o proprietário do Japidinho, restaurante em Cuiabá especializado na culinária japonesa, faça o pagamento de cerca de R$ 64 mil pela acusação fraude de energia.

 

Para se ter uma ideia, o desvio neste caso gerou um prejuízo estimado de quase R$ 11 mil só em impostos que deixaram de ser pagos

O dono do restaurante questionava o valor cobrado pela Energisa, que teria flagrado o desvio de energia na unidade da Avenida do CPA, em 2022.

 

“Ele foi reincidente, nossa equipe constatou o furto de energia no local duas vezes. No restaurante o medidor era fraudado, uma conduta que as equipes do Centro de Inteligência de Combate a Perdas estão muito atentas. Isto lesa de forma impactante clientes e o Estado. Para se ter uma ideia, o desvio neste caso gerou um prejuízo estimado de quase R$ 11 mil só em impostos que deixaram de ser pagos”, explicou o gerente de combate a perdas da Energisa, Luciano Lima.  

  

Na decisão, a juíza da 3ª Vara Cível de Cuiabá Edna Ederli Coutinho declarou que a concessionária provou a presença das irregularidades e que os valores cobrados pela recuperação do consumo são legais.

 

Ela afirmou também que o empresário deve arcar com os custos e despesas do processo.

 

“Condeno a parte autora ao pagamento de custas e despesas processuais, bem como dos honorários advocatícios, os quais fixo em 10% (dez por cento) sobre o valor da causa, nos termos do artigo 85, § 2º, do Código de Processo Civil”, detalhou a magistrado na decisão.  

 

Como denunciar 

 

A Energisa, em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança do Estado, está intensificando fiscalizações e operações em residências, comércios e indústrias que apresentam incoerência no consumo.

 

Esses dados são fornecidos pelo Centro de Inteligência Contra Furtos da concessionária. O departamento é responsável por monitorar e identificar casos de fraudes de energia, a partir do cruzamento de dados. Porém, quando um cliente identifica uma fraude, ele também pode denunciar. A denúncia pode ser feita de forma anônima pelos canais de atendimento da empresa.  

 

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais de atendimento: Call Center 0800 646 4196 (ligação gratuita), em uma das agências de atendimento, na assistente virtual Gisa (opção 15), ou no site da Energisa.

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