Cuiabá, Quinta-Feira, 29 de Janeiro de 2026
MASSACRES EM MT
29.01.2026 | 09h40 Tamanho do texto A- A+

Delegado: jovem estava em ‘estágio avançado de radicalização’

Ele planejava realizar ataques a escolas, à população vulnerável e a ambientes religiosos

PJC-MT

O delegado da Polícia Civil, Guilherme da Rocha, que está à frente da investigação

O delegado da Polícia Civil, Guilherme da Rocha, que está à frente da investigação

ANDRELINA BRAZ
DA REDAÇÃO

O alvo da Operação Enigma, deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (29), apresentava um "estágio avançado de radicalização", segundo o delegado Guilherme da Rocha.

 

Conforme Rocha, o jovem de 20 anos, morador do município de Gaúcha do Norte, planejava realizar ataques a escolas, à população vulnerável e a ambientes religiosos. Ele foi preso. 

 

“O investigado demonstrava estar em estágio avançado de radicalização, com intenções de vandalizar mesquitas e praticar atos de violência contra a população negra”, afirmou o delegado.

 

Além do planejamento das ações, o jovem utilizava as redes sociais para difundir ideologias neonazistas e incitar massacres nas escolas, bem como ataques em locais públicos com o uso de violência voltada à população negra e a judeus.

 

As investigações tiveram início a partir de um alerta da Homeland Security Investigations (HSI), agência ligada à Embaixada dos Estados Unidos, que encaminhou as informações para a unidade especializada em Mato Grosso.

 

A equipe de investigação da DRCI conseguiu superar as camadas de anonimização utilizadas pelo suspeito, estabelecendo o nexo causal entre as ameaças e obtendo sua identidade civil.

 

Além da incitação a massacres escolares, a investigação revelou que ele utilizava o ambiente digital para a prática de racismo.

 

Durante a operação, três ordens judiciais foram cumpridas no estado, com o apoio da Delegacia de Polícia de Paranatinga.

 

Leia mais:

 

Polícia prende jovem por nazismo e plano de massacre em escola

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

GALERIA DE FOTOS
PJC-MT

operação Enigma

PJC-MT

operação Enigma




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia