A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou nesta terça-feira (10) o envio de convites para que o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e seu ex-sócio, Augusto Lima, prestem informações sobre a liquidação da instituição financeira, determinada pelo Banco Central em novembro de 2025.
A comissão criou um grupo de trabalho para acompanhar as investigações conduzidas em diversas frentes. Nesta segunda, ao menos 19 requerimentos foram aprovados na comissão.
Além de Vorcaro e Lima, há convites para o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Vital do Rêgo, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o presidente do BC, Gabriel Galípolo, e o presidente interino da CVM (Comissão de Valores Mobiliários, João Accioly.
Da autoridade monetária, também serão convidados o diretor de Fiscalização, Ailton de Aquino Santos, e o o exdiretor Paulo Sérgio Neves de Souza, que já ocupou a cadeira de fiscalização.
A sessão do grupo de trabalho também aprovou requerimentos de informações à PF, ao Banco Central e ao TCU - aos dois últimos, o pedido já foi entregue pessoalmente por senadores da comissão na semana passada durante reunião.
O mesmo deve ser feito amanhã, quando senadores da comissão serão recebidos pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e pelo ministro Edson Fachin, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal).
A comissão também aprovou pedidos de informações e de documentos ao BRB (Banco de Brasília), instituição que tentou comprar o Master, operação barrada pelo BC no ano passado, e uma audiência pública com o ex-diretor jurídico do banco regional, Jacques Maurício Ferreira Veloso de Melo, que comunicou nesta terça sua renúncia ao cargo.
O presidente da CAE, senador Renan Calheiros (MDB-AL), diz que a intenção do grupo de trabalho não é o aprofundamento das investigações, mas o acompanhamento do que vem sendo descoberto. Isso deve ser a base de um projeto de ampliação dos poderes de fiscalização do Banco Central para incluir fundos de investimentos. Segundo Renan, a partir das respostas aos convites, o grupo de trabalho deve montar um calendário para a realização das reuniões e audiências.
Senadores que participam da comissão indicaram o envio de convites também ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e do ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|