Cuiabá, Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2025
OBRA DE R$ 11,8 MI
18.12.2025 | 08h30 Tamanho do texto A- A+

Cuiabá ganha o primeiro hospital 100% pediátrico do Estado

CMI contará com 183 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos, equipes multiprofissionais

Emanoele Daiane/Secom Cuiabá

Centro Médico Infantil será oficialmente entregue nesta quinta-feira (18)

Centro Médico Infantil será oficialmente entregue nesta quinta-feira (18)

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura nesta quinta-feira (18) o Centro Médico Infantil (CMI), unidade especializada que passa a integrar o atendimento às crianças da Capital com  serviços exclusivos e reforço de profissionais. 

 

Segundo o Executivo, o CMI será entregue oficialmente à população nesta quinta às 17h, e será aberto ao público na sexta-feira (19), a partir das 7h.

 

O CMI contará com aproximadamente 183 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos, equipes multiprofissionais e apoio assistencial, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo assistência qualificada e humanizada.

 

Deste total, 35 são médicos pediatras que passam a reforçar diretamente a rede municipal, somando-se aos 45 pediatras já em atuação nos diferentes pontos da cidade. Atualmente, esses profissionais atuam de forma distribuída em Unidades de Saúde da Família, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), equipes multiprofissionais (eMulti), setores de regulação e controle, além das UTIs Pediátricas.

 

Com a entrada em funcionamento do Centro Médico Infantil, esses atendimentos passam a contar com um equipamento estratégico, que organiza os fluxos pediátricos, amplia a resolutividade e desafoga outros serviços da rede, especialmente as unidades de urgência e emergência.

 

Localizado em área anexa ao antigo Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, na Avenida General Valle, o CMI recebeu investimento de R$ 11,8 milhões e teve as obras retomadas em janeiro de 2025, por determinação do prefeito Abilio Brunini, dentro do processo de reestruturação da saúde pública municipal.

 

A unidade dispõe de 28 leitos, seis consultórios médicos, duas salas de triagem, recepção, sala de espera, além das salas vermelha, amarela e verde, que organizam o atendimento conforme a gravidade dos casos. A estrutura inclui ainda sala de curativo, sala de inalação, sala de exames laboratoriais, sala de procedimentos invasivos, isolamento, farmácia, Núcleo Interno de Regulação, consultório odontológico, sala de serviço social, sala da administração, sala para guarda de equipamentos, dois DMLs, expurgo e banheiros exclusivos para servidores e usuários.

 

Um dos diferenciais do Centro Médico Infantil é o atendimento odontológico 24 horas, com consultório preparado para urgências e emergências, oferecendo diagnóstico e tratamento de lesões bucais pediátricas, procedimentos clínicos e cirúrgicos, além de assistência especializada para crianças com necessidades especiais.

 

O Pronto Atendimento foi projetado com ambientação lúdica e acolhedora, proporcionando mais conforto às crianças e tranquilidade aos acompanhantes, reforçando o compromisso da gestão municipal com o cuidado humanizado.

 

Com estrutura exclusiva, equipe ampliada e integração com os demais pontos da rede, o Centro Médico Infantil consolida um avanço estratégico na política de saúde pediátrica de Cuiabá, fortalecendo o atendimento desde a atenção básica até os serviços de maior complexidade e garantindo mais eficiência, organização e qualidade na assistência às crianças cuiabanas.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia