Cuiabá, Sábado, 7 de Fevereiro de 2026
"SEM RESISTÊNCIAS"; VÍDEOS
07.02.2026 | 08h00 Tamanho do texto A- A+

Cultura: Abilio não vê ambiente para ele no Carnaval, mas dará apoio

O secretário Johnny Everson citou as ações da Prefeitura com apoio logístico aos eventos este ano

Victor Ostetti/MidiaNews

O secretário municipal de Cultura de Cuiabá, Johnny Everson, que lembrou de crise financeira

O secretário municipal de Cultura de Cuiabá, Johnny Everson, que lembrou de crise financeira

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

O secretário municipal de Cultura de Cuiabá, Johnny Everson, afirmou que a ausência de investimento direto da Prefeitura no Carnaval de 2026 não se trata de uma resistência ideológica ou falta de planejamento do prefeito Abilio Brunini (PL), mas sim da falta de recursos, reflexo da crise financeira herdada da gestão anterior.

 

Investir diretamente nos eventos de carnaval ainda não temos condições este ano

“Investir diretamente nos eventos de Carnaval ainda não temos condições este ano. Eu acho que essa crise financeira que herdamos, não é em dois anos que vai ser tratada não, é em quatro anos para chegar no que sonhamos e se tudo der muito certo”, disse em entrevista ao MidiaNews.

 

A Prefeitura deve apoiar com tendas, banheiros químicos, gradil, além de apoio de pessoal com agentes da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana). Em 2025, durante decreto de calamidade financeira, a Prefeitura também não realizou nengum evento no carnaval.

 

Segundo Everson, Abilio foi claro ao explicar seu distanciamento pessoal da folia, mas isso não impediu que ele pedisse para que a Secretaria prestasse todo o apoio logístico no evento deste ano.

 

“Para mim, o prefeito não falou que não gosta de Carnaval, falou que não vê no Carnaval um ambiente para ele com a família e com a religião que ele pratica. Mas o prefeito nunca teve resistência. No ano passado, só era mais delicado, porque havia um decreto [de calamidade financeira] durante o período”, disse.

 

 

“Este ano, ele me chamou, disse que a gestão está mais sob o nosso controle e que vamos conseguir apoiar as instituições que realizam o Carnaval com infraestrutura. Ele disse: 'pode liberar lá do seu orçamento apoio com tendas, com banheiros, com palco, com gradil, com tudo que proporciona maior segurança'”, explicou.

 

Victor Ostetti/MidiaNews

Johnny Everson

O secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, que ressaltou apoio logístico da Prefeitura aos eventos

 

O Carnaval na Capital será realizado em dois finais de semana. A partir desta sexta-feira (6) até o próximo domingo (8) os grupos carnavalescos e escolas de samba desfilam na Arena Pantanal, enquanto que durante o período de Carnaval, de 13 a 17 de fevereiro, blocos espalhados pela cidade realizarão atividades.

 

Além da ‘folia’, haverá também eventos religiosos, como o tradicional Vinde e Vede, da Igreja Católica, e o Umadecre, da Assembleia de Deus.

 

Parceria com o Estado

 

Apesar de destacar que a Prefeitura ainda não possui condições de aportar recursos financeiros diretamente nos eventos, Everson explicou que o fomento direto aos blocos será suprido pelo Governo do Estado, que aportou R$ 2,1 milhões via parceria com a liga carnavalesca.

 

Ele me chamou, disse que a gestão está mais sob o nosso controle e que vamos conseguir apoiar as instituições que realizam o carnaval

 

“O Governo do Estado aporta esse ano R$ 2,1 milhões em uma parceria fundo a fundo com a liga dos blocos carnavalescos. Então, nós já entendemos e para a gente está tudo certo de que o Carnaval está muito bem atendido com esta ação”.

 

“Cabe a nós, como cidade, entrarmos complementando os serviços necessários para que o Carnaval ocorra com toda a segurança, com toda a qualidade e beleza que lhe é peculiar”, completou, se referindo as ações de segurança, limpeza e mobilidade urbana. 

 

Segundo ele, a ideia é que no próximo ano já haja recursos municipais suficientes para algum investimento, inclusive fomentar artistas locais nas apresentações.

 

“Estamos programando para o próximo ano conseguir fomentar artistas locais nestas apresentações, aí sim eu começo a agir dentro da minha área, que é fomentar os trabalhadores da cultura em todas as ocasiões em que os eventos são imprescindíveis”, encerrou.

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia