Cuiabá, Domingo, 21 de Dezembro de 2025
RUMO AO DEM
14.12.2017 | 17h25 Tamanho do texto A- A+

Garcia: dissidentes do PSB se filiam em janeiro em “grande ato”

O ex-prefeito de Mauro Mendes ainda não definiu sigla, mas também pode migrar para o Democratas

Alair Ribeiro/MidiaNews

O deputado federal Fabio Garcia, que assina ficha de filiação do DEM em janeiro

O deputado federal Fabio Garcia, que assina ficha de filiação do DEM em janeiro

DOUGLAS TRIELLI
DA REDAÇÃO

O deputado federal Fábio Garcia (sem partido) definiu que irá assinar a ficha de filiação do Democratas (DEM) em janeiro, em um evento em Cuiabá.

 

Além do parlamentar, outros dissidentes do PSB devem se filiar à legenda no evento, como o deputado federal Adilton Sachetti e os deputados estaduais Eduardo Botelho - presidente da Assembleia Legislativa - e Adriano Silva.

 

A definição ocorreu entre a noite de quarta-feira (13) e a manhã desta quinta (14), em Brasília, durante reunião entre membros da Executiva Nacional do DEM, Garcia, o presidente regional, Dilmar Dal’Bosco, e os ex-governadores Jaime Campos e Júlio Campos.

 

“Haveria uma convenção do DEM na sexta-feira, mas foi transferida para o dia 6 de fevereiro de 2018. Então, todos os atos ficaram para depois. Vamos, agora, fazer um processo de filiação tranquilo, com todo o grupo político. A intenção é promover a filiação em janeiro, em Cuiabá. Mas, pode ser que ocorra em fevereiro”, explicou Fábio Garcia ao MidiaNews.

 

Vamos agora fazer um processo de filiação tranquila, com todo o grupo político. A intenção é fazer uma filiação em janeiro em Cuiabá

Para que os deputados estaduais se filiem no ato, deverão conseguir decisões judiciais que permitam a desfiliação do PSB antes da janela partidária, marcada para março de 2018. Caso contrário, correm o risco de perderem seus mandatos.

 

Segundo Fábio Garcia, os líderes da sigla garantiram que todos os deputados federais farão parte da Executiva Nacional. Desta forma, o próprio Garcia e Sachetti também irão tomar as principais decisões do DEM.

 

Garcia disse que o partido deu garantia de apoio ao projeto eleitoral de seu grupo para 2018.

 

“O DEM nunca fez oposição a nenhum projeto do PSB. Nunca colocou oposição. Estamos indo com toda tranquilidade, teremos apoio para o próximo ano”, afirmou.

 

Já quanto ao ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, o deputado disse acreditar também na sua filiação no Democratas. Apesar disso, legendas como o Partido Progressista (PP) e o Partido da República (PR) almejam a filiação do ex-gestor.

 

“O Mauro Mendes tem dito que vai seguir o grupo dele. Isso foi dito desde o início. Ele sabe de todas as conversas com o DEM”, completou.

 

Caso PSB

 

A ideia de debandada do PSB aconteceu após o deputado federal Valtenir Pereira assumir o comando da sigla em Mato Grosso, em junho de 2017.

 

Ele havia deixado o partido em 2013, após divergências com o então prefeito Mauro Mendes.

 

O presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, que foi responsável pelo convite, afirmou que o deputado retornou ao PSB para garantir “sintonia” entre a executiva estadual e a direção nacional.

 

O convite foi considerado uma resposta ao deputado federal Fábio Garcia, que votou favorável à reforma trabalhista do presidente Michel Temer (PMDB), mesmo com o diretório tendo deliberado pelo voto contra a proposta.

 

Inicialmente, a intenção do grupo de Mauro Mendes era se manter unido. Entretanto, não encontrou uma sigla que aglutinasse todos os nomes.

 

Os deputados Mauro Savi e Oscar Bezerra devem se filiar ao PP, do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Max Russi deve ir para o PSDB do governador Pedro Taques.

 

Os 16 prefeitos filiados ao PSB devem seguir os deputados com os quais têm mais afinidade.

 

Leia também:

 

Por conflitos em siglas, dissidentes do PSB devem se dividir

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia