Cuiabá, Quarta-Feira, 6 de Agosto de 2025
"INVIÁVEL"
18.01.2013 | 09h38 Tamanho do texto A- A+

Governador descarta nomear Lúdio Cabral na Saúde

Governador disse que não pode entregar as duas maiores pastas ao PT

Thiago Bergamasco/MidiaNews

O ex-vereador Lúdio Cabral, que deve assumir cadeira na Assembléia: rodízio

O ex-vereador Lúdio Cabral, que deve assumir cadeira na Assembléia: rodízio

LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O governador Silval Barbosa (PMDB) descartou nomear o ex-vereador Lúdio Cabral (PT) como secretário de Saúde. De acordo com o governador, é "inviável" entregar a segunda maior pasta do governo ao PT, considerando que o partido já detém a Secretaria de Educação – que possui o maior orçamento do Estado.

“Pela competência dele, eu acho que seria interessante nomear o Lúdio como secretário de Saúde. Mas politicamente, nas composições que nós estamos fazendo com os partidos, não tem como o PT ficar com duas secretarias como a Educação e a Saúde”, afirmou Silval, em entrevista ao MidiaNews.

Silval descartou, também, a possibilidade de fazer um rearranjo de forças, e tirar o PT do comando da Educação. O partido detém o controle da pasta desde 2007, no segundo mandato do ex-governador Blairo Maggi (PR).

“É uma operação muito complexa tirar um partido de uma secretaria dessa forma. Além disso, a Educação está bem engrenada, bem sintonizada. Conseguimos atender praticamente todos os pleitos – não da forma que nós gostaríamos, mas chegamos a passar a média nacional. Não adianta querer mudar muita coisa nessa área, que é muito complexa”, disse o governador.

Nas últimas eleições municipais, quando Lúdio recebeu 140 mil votos e perdeu a prefeitura de Cuiabá para Mauro Mendes (PSB) no segundo turno, ele se tornou um dos nomes de maior expressão do partido em Mato Grosso. Desde então, a cúpula do PT vem tentando conseguir uma posição de destaque para ele.

Existem rumores de que Lúdio poderia assumir uma secretaria-adjunta na Saúde, mas a direção do partido nega interesse no cargo, por considerar que seria uma posição menor para o petista, após o bom desempenho da última eleição. Desse modo, o PT busca contemplar Lúdio com uma vaga na Assembleia Legislativa, por meio de rodízio, já que ele é o quarto suplente da coligação PT-PR-PMDB.

Saúde fica com PP

Atualmente, a Secretaria de Saúde é comandada pelo PP, com Vander Fernandes, apadrinhado do deputado federal Pedro Henry (PP). Silval decidiu substitui-lo, após as contas da pasta serem reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que também recomendou o afastamento imediato de Vander.

O PP, então, indicou o médico e dono do Hospital Santa Helena, Marcelo Sandrin, para substituir Vander como Secretário de Saúde. No entanto, em meio às articulações de aliados do governo – principalmente do cacique do PMDB, Carlos Bezerra – Sandrin acabou “fritado” e desistiu de assumir o comando da pasta.

Silval informou que está aguardando uma nova indicação do PP para a Secretaria de Saúde. “Eu pedi para o PP indicar um nome o mais rápido possível. Se eles não indicarem logo, eu mesmo vou indicar um nome para lá, que eu preciso dar uma melhorada”, disse.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
12 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

HIAGO LOPES  23.01.13 17h41
Seu governador para de pensar em pólitica e pensa no povo.
1
0
JOSE  19.01.13 08h35
JOSE, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Vitruvio Guimarães   18.01.13 21h14
Senho governador, pelo amor de Deus, o senhor precisa superar essa sua tendência em fazer política de governo e caminhar por uma política de Estado em cuja proposta esteja centrada nas necessidades do povo e não nas necessidades dos partidos. Nossa saude esta indo por água abaixo como enxurrada. Além do mais, o senhor não vai encontrar perfis melhores que os já elencados. O modelo do PP , centrado nas OSS já foi superado e no Brasil há um grande questionamento contra esse modelo. Fiquei sabendo que o Estado não dispõe de recursos para pagar nem 10% do que já deve para as obras da tal maldita copa e que os recursos do estado estão sendo contigenciados para esse grande problema criado pelo seu governo. Tirar recursos da saude e crime hediondo pois indiretamente vem matando o nosso povo. Por favor o senhor já não tem mais muito tempo. Não da pra colocar qualquer um na saude. Tome uma atitude de homem de Estado e não mero político.
1
0
Enrique  18.01.13 15h04
Enrique, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
RAFAEL BATISTA  18.01.13 11h07
COMO SEMPRE COLOCANDO EM PRIMEIRO LUGAR O PARTIDO E NAO O BEM PARA A SOCIEDADE NAO FUI A FAVOR DO LUDIO COMO PREFEITO EM CUIABA MAS TENHO CERTEZA QUE A SAUDE IA MELHORAR MUITO COM ELE PELA VISAO QUE ELE TEM MAS NO BRASIL EM PRIMEIRO LUGAR É O PARTIDO.
24
1