Cuiabá, Sábado, 11 de Outubro de 2025
NÚMERO DE DEPUTADOS E STF
11.10.2025 | 17h00 Tamanho do texto A- A+

Janaina: "Decisão não prejudica MDB; minha cadeira ficará vaga"

A deputada afirmou que Mato Grosso saiu prejudicado, já que houve aumento populacional

Reprodução

A deputada estadual Janaina Riva, que é presidente do MDB em Mato Grosso, disse estar focada na montagem de chapas

A deputada estadual Janaina Riva, que é presidente do MDB em Mato Grosso, disse estar focada na montagem de chapas

VITÓRIA GOMES
DA REDAÇÃO

Presidente do MDB em Mato Grosso, a deputada estadual Janaina Riva afirmou que o partido não foi afetado com desistências após o Supremo Tribunal Federal (STF) barrar a mudança do número de deputados federais em 2026.

 

Até agora no MDB nós não tivemos nenhuma desistência depois da alteração da legislação

A decisão impediu que o Estado ganhasse novas cadeiras na Câmara Federal e, consequentemente, na Assembleia Legislativa.

 

“Até agora no MDB não tivemos nenhuma desistência depois da alteração da legislação. Até porque a minha saída, ao mesmo tempo que ele [candidato] perde a votação que eu tive, ela se redistribui entre vários deputados que também têm expectativa de ocupar minha vaga. Isso é natural”, afirmou à imprensa.

 

A deputada explicou que o partido segue unido e concentrado na formação das chapas proporcionais para as eleições do ano que vem.

 

“Nós nos reunimos para tratar de composição de chapa. Aliás, esse tem que ser o foco até março, é trazer o maior número possível de filiações que tenham pretensão de candidatura, a federal e a estadual. Então, o foco é esse”, afirmou.

 

Prejuízo para MT

 

A recomposição do número de vagas seria baseada nas mudanças populacionais registradas pelo Censo de 2022. Mato Grosso deveria ganhar mais duas cadeiras na Câmara, somando 10 deputados federais e, por consequência, ficaria com 30 deputados estaduais.

 

Janaina disse ser contrária ao aumento do número de parlamentares no país, mas defendeu que deveria haver a redistribuição das vagas conforme o crescimento populacional.

 

Segundo ela, o Estado foi prejudicado com a decisão do STF, já que o Censo de 2022 apontou aumento expressivo da população mato-grossense.

 

Apesar de não afetar o MDB, a deputada admitiu que o cenário pode desanimar pré-candidatos de outros partidos que contavam com o aumento de vagas.

 

“Na minha opinião, desmotiva muitas pré-candidaturas porque tinha-se essa expectativa de que pudesse a Assembleia ter três novos deputados. E o que seria justo, conforme a distribuição das vagas no cenário nacional”.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia