O governador Mauro Mendes (União Brasil) voltou a criticar, nesta quinta-feira (15), as “leis brandas” da Justiça brasileira que, segundo ele, facilitam a atuação de membros de facções criminosas e de bandidos em geral.

“Faccionado aqui, você prende o cara por uma semana e, um dia depois, um mês depois, ele está na rua de novo. A polícia vai lá e prende de novo. Teve gente que já foi presa aqui de sete a oito vezes no mesmo ano”, criticou, em entrevista à Rádio Band FM de Tangará da Serra.
“Você prende o cara, passa um tempo e solta. Aí vai lá, prende de novo por outro crime, e solta de novo. Cara, é uma doidura isso. É um tal de prende e solta”, lamentou o governador.
Mendes afirmou que é preciso “endurecer” a legislação penal para combater, investigar e processar membros de facções criminosas e crimes em geral.
“A lei é muito branda, muito tolerante. Existe hoje, no Congresso Nacional, um projeto em andamento para punir mais severamente quem faz parte dessas facções, aumentar as penas, porque já cansamos de prender”, afirmou.
Ele também reforçou que o Governo de Mato Grosso tem feito sua parte, por meio do Programa Tolerância Zero, e que o sistema de segurança pública, com a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Politec, tem atuado na investigação e prisão de criminosos. Além disso, destacou a modernização das forças de segurança, com investimentos em armamentos, veículos, presídios e tecnologia.
Indicadores de segurança
O governador citou que, com os investimentos realizados pelo governo nos últimos anos, houve redução nos índices de violência, mas ressaltou que ainda é necessário avançar em um tema essencial para a vida do cidadão.
“Felizmente isso tem dado bons resultados, mas ainda estamos um pouco distantes daquilo que todos nós gostaríamos”, disse.
Mendes enumerou como avanços a redução de 25% nos homicídios dolosos, 40% nas lesões corporais seguidas de morte e 32% nos roubos em geral, incluindo veículos, além da diminuição de 45% no roubo de cargas.
Ele acrescentou ainda que os municípios já contam com 15 mil câmeras instaladas para auxiliar no monitoramento da segurança e na elucidação de crimes. Outras 10 mil câmeras já foram adquiridas e serão instaladas em todas as cidades de Mato Grosso.
Leia mais:
Vídeo mostra prisão da “Dama do Crime” no RJ; saiba quem é ela
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|