Cuiabá, Sábado, 11 de Outubro de 2025
O ÚLTIMO "CORONEL"
25.01.2010 | 13h20 Tamanho do texto A- A+

Morre Osvaldo Botelho, o Nhonhô de Tamarineiro, aos 89

Ex-político elegeu filhos para as prefeituras de Várzea Grande e Santo Afonso

Divulgação

Osvaldo Botelho, um dos últimos coronéis da política de Mato Grosso

Osvaldo Botelho, um dos últimos coronéis da política de Mato Grosso

HUMBERTO FREDERICO
ESPECIAL PARA O MIDIANEWS

Faleceu na manhã desta segunda-feira (25) um dos últimos "coronéis" da política mato-grossense, Osvaldo Botelho, o Nhonhô de Tamarineiro, aos 89 anos, por falência múltipla dos órgãos. O velório será à tarde, a partir de 14h, na Capela Jardins, em Cuiabá.

Conhecido pela sua habilidade na articulação política, Botelho protagonizou episódios memoráveis que hoje fazem parte do folclore político regional. Já foi deputado estadual e prefeito de Nossa Senhora do Livramento. Considerado um homem íntegro e trabalhador, viveu de forma modesta num tempo em que a política não produzia fortunas e o prestígio político se media por outros valores como a honestidade, a fidelidade e mesmo o respeito aos adversários.

Lenda ou não?

Uma das lendas protagonizadas por Nhonhô, e negada também, é a de que havia 600 eleitores na região do Tamarineiro, votando nas duas seções instaladas na escola da fazenda. Dois fiscais do PSD foram fiscalizar a votação no reduto udenista de Nhonhô. Os fiscais teriam bebido alguma coisa que lhes causou uma terrível diarréia e não conseguiram levar a cabo as suas tarefas.

Depois da contagem, as duas urnas mostravam 503 votos para o candidato a senador pela UDN, João Villas Boas, e apenas dois para Filinto Muller, do PSD. Filinto contestou a votação e as umas foram anuladas. Mas um recurso posterior deu validade às urnas e o senador Filinto teve que ceder a vaga ao adversário.

Família

Nhonhô ajudou a eleger dois dos seus filhos, Nereu Botelho de Campos e Venceslau Botelho de Campos, prefeitos de Livramento e de Santo Afonso, respectivamente.

Além dos ex-prefeitos, o patriarca tem outros nove filhos: Elizeth, Mariana, Eleninha, Salim, Ivete, Hermes, Maria Auxiliadora, Pedro Paulo e Elina. Viúvo da saudosa dona Elina desde 1995, Osvaldo tinha 26 netos e 13 bisnetos.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
7 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

ALACIR DE MIRANDA SCHURING  26.01.10 11h00
EM 1990 EM LIVRAMENTO NA COMEMORAÇÃO DA ELEIÇÃO DO SEU FILHO NEREU UMA PALAVRA QUE EU OUVI DO SENHOR NHONHÕ TAMARIMEIRO E NUMCA MAIS ESQUECI FOI QUE HOMEM QUE RIR DEMAIS NÃO E CONFIAVEL FIQUE MUITO FELIZ QUANDO ELE ME DISSE QUE ERA PRIMOS DOS MEUS AVOS MATERNOS MANOEL ASTROMONIMO DE MIRANDA (NINO) E IZABEL PIRES DE MIRANDA QUE DEUS ILUMINE A SUA ALMA.
2
0
osan monteiro  26.01.10 00h53
apenas para lembrar que meu primo Nereu foi prefeito de Livramento e também de Várzea Grande até os meados dos anos 90.
1
0
Eliel Goncalves  26.01.10 00h04
Pena que politicos desse tipo não nasce mais aqui, agora é só politico corrúpto.
2
0
Eliel Goncalves  26.01.10 00h02
pessoas assim não nascem mais no nosso Brasil.
2
0
FLÁVIO FIGUEIREDO  25.01.10 18h09
COMO FILHO DE MILTON FIGUEIREDO E NETO DE GABI DA RANCHARIA,MANDO MINHAS CONDOLENCIAS A TODA A FAMILIA DO SEU OSVALDO,HOMEM INTEGRO,HONESTO.MATO GROSSO E LIVRAMENTO PERDEM UM GRANDE HOMEM,POLITICO E PAI DE FAMÍLIA, QUE DEUS ABENÇOE A TODOS OS SEUS FAMILIARES.
2
0