O senador Wellington Fagundes (PL) aparece liderando a corrida eleitoral ao Governo do Estado, segundo dados da IPCM Pesquisa, divulgados nesta terça-feira (23).
Na modalidade estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Fagundes aparece com 24,4% das intenções de voto. Em seguida, surgem Jayme Campos (União), com 14,3%; Janaina Riva (MDB), com 12,3%; e Otaviano Pivetta (Republicanos), com 11,2%.
Na sequência, aparecem a médica Natasha Slhessarenko (PSD), com 4,9%, e Max Russi (PSB), com 3,8%.
Os votos em branco e nulos somam 3,1%, enquanto os indecisos representam 23%. Outros 3% dos entrevistados não responderam.
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas presenciais, entre os dias 17 e 20 de dezembro de 2025, com 1.200 eleitores. O levantamento possui grau de confiança de 95% e margem de erro de aproximadamente 2,8 pontos percentuais.
Nos votos válidos, excluindo os brancos e nulos, Wellington tem 34%; Jayme 20%; Janaina 17%; Pivetta 16%; Natasha 7%; e Max 6%. O cenário empurraria os dois primeiros ao segundo turno.
Modalidade espontânea
Na modalidade espontânea, quando o eleitor responde sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Fagundes mantém a liderança, com 5,6% das citações.
Em seguida, aparecem Jayme, com 5,3%; Otaviano, com 4,6%; e o atual governador Mauro Mendes (União), com 4,1%.
A deputada estadual Janaina Riva também aparece na lista, com 3,1%, enquanto a médica Natasha registra 1,5%. Max Russi e Cidinho Santos (PP) possuem 1,2% das citações cada.
Os votos em branco e nulos somam 6%, enquanto os indecisos alcançam 60,1% das respostas. Os entrevistados que não responderam representam 7,27% neste cenário.
Rejeição
A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos ao Governo do Estado. Jayme Campos lidera o índice de rejeição, com 13%, seguido por Wellington Fagundes, com 12%. Otaviano Pivetta aparece na terceira posição, com 11%.
Natasha Slhessarenko registra 4% de rejeição; Max aparece com 3%; enquanto Janaina soma 2%.
Os votos brancos e nulos totalizam 4%, 14% não responderam, e os indecisos representam 37%.
Veja:




Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|