LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, está entre os seis terminais aeroportuários das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 que não atingiram 50% das obras de ampliação e reforma previstas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Um levantamento feito pela própria Infraero apontam que 34,43% das obras no terminal que atende a Cuiabá foram concluídas até o momento, mas a empresa descarta a possibilidade de que o projeto não seja finalizado até o início da Copa do Mundo, prevista para os meses de junho e julho de 2014.
Segundo dados da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), todas as frentes de obra que envolvem o processo de reforma e ampliação do aeroporto estão em execução.
De forma simultânea, estão sendo executadas as intervenções nas vias de acesso ao aeroporto e à nova estação de tratamento de esgoto, a demolição do antigo desembarque e a ampliação do estacionamento, bem como a instalação de estruturas metálicas do terminal de passageiros e a construção da casa de força e da central de água gelada para ampliação do sistema de ar condicionado.
A pior situação é a apresentada pelo terminal de Porto Alegre (RS), onde as obras – iniciadas em 29 setembro deste ano – devem ser finalizadas apenas em 2015. O mesmo ocorre com o aeroporto de Fortaleza (24,81%). Nos dois casos, as intervenções foram divididas em duas etapas, com a primeira fase prevista para ser concluída até a Copa.
Edson Rodrigues/Secopa
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Imagem interna da obra de reforma do aeroporto, tirada em outubro deste ano
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Outras obras com baixa execução até o momento são as que ocorrem nos terminais de Curitiba – que avançou pouco mais de 8,4% até agora –, Salvador (20%), Minas Gerais (33,17%) e Rio Branco (35,7%). As obras mais adiantadas são as de Natal (78,3%) e Manaus (70,9%).
A reforma dos aeroportos brasileiros é um dos pontos considerados essenciais para a execução do Mundial no país, uma vez que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), aproximadamente 600 mil turistas estrangeiros deverão desembarcar no país durante a Copa.
Segundo a pesquisa, Cuiabá deve receber, em média, mais de 122 mil turistas brasileiros (provenientes de outros estados) durante o Mundial.
O pior do paísEm obras desde 2012, o Aeroporto Marechal Rondon foi eleito, pela 2ª vez consecutiva neste ano, o pior terminal do país.
Atualmente, transitar pelo local se tornou um exercício e paciência e achar uma vaga é quase impossível, uma vez que o estacionamento se encontra “apertado” e as 405 vagas até então existentes foram reduzidas, dificultando a manobra dos veículos.
Além disso, é difícil saber para onde se está caminhando com tantos tapumes, máquinas e operários trabalhando no local, bem como a poeira que impera e acaba por incomodar os passageiros.
Em entrevista recente ao
MidiaNews, o superintendente da Infraero em Mato Grosso, João Marcos Soares, atribuiu as críticas ao momento de reforma.
Edson Rodrigues/Secopa
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Ampliação do aeroporto possibilitará ao terminal receber o dobro de passageiros
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“Estamos em um momento bem arrojado da obra e isso pode interferir na avaliação feita pelo passageiro, porque estamos com o aeroporto funcionando no meio de um grande empreendimento”, disse.
A obra
Iniciada em dezembro de 2012, a obra de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon agora já está orçada em R$ 80.505.922,38. Ao todo, a Infraero está investindo mais de R$ 100 milhões em melhorias no terminal, em obras complementares.
Com conclusão primeiramente anunciada para 8 de março de 2014, a obra deverá ser finalizada apenas em abril, segundo o superintendente da Infraero.
Sob responsabilidade do Consórcio Marechal Rondon – formado pelas empresas Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia –, as obras de reforma e ampliação do aeroporto constam na Matriz de Responsabilidades assinada pelo Governo do Estado com a Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Com a ampliação, o terminal irá passar dos atuais 5,46 mil m² para 13,2 mil m². Com isso, a capacidade do terminal também deverá dobrar, passando de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros por ano.
O aeroporto irá ganhar pontes de embarque e irá passar por obras de adequação das vias de serviço da área restrita, além de instalação de novas sinalizações horizontais no pátio de aeronaves. Também estão previstas nessa obra a reforma, adequação e ampliação do acesso viário e expansão do estacionamento de veículos.
Em 2012, foram entregues o Módulo Operacional Provisório (MOP) para desembarque dos passageiros do aeroporto, que foi a primeira etapa da ampliação do aeroporto, e o prédio administrativo da Infraero, que corresponde à segunda etapa de ampliação do terminal.
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