Cuiabá, Sábado, 14 de Junho de 2025
VIADUTO DA UFMT
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Após falha, Consórcio VLT inicia a correção de pilares

Falha foi detectada na altura de dois pilares do elevado, há 30 dias

Marcos Vergueiro/Secom-MT

Viaduto da UFMT: falha deverá ser corrigida até o final deste mês, segundo consórcio

Viaduto da UFMT: falha deverá ser corrigida até o final deste mês, segundo consórcio

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande deu início, na última quinta-feira (13), às atividades para correção da falha encontrada na execução de dois pilares da obra do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os pilares estão localizados no eixo quatro do elevado, no sentido Centro-Coxipó.

O problema foi identificado há cerca de 30 dias e está ligado à cota de acabamento (altura) dos pilares para assentamento das vigas pré-moldadas, o que impede o nivelamento das três faixas previstas para serem construídas no elevado.

Para solucionar o problema, o consórcio irá demolir a viga travessa e complementação do pilar, para que ele atinja a altura prevista no projeto.

As vigas pré-moldadas já lançadas sobre os pilares deverão ser removidas e recolocadas quando a ação for concluída.

A atividade está sendo executada durante a noite, e a previsão do consórcio é de que a correção seja finalizada até o final deste mês.

Mary Juruna/MidiaNews

Gerente de contrato do Consórcio VLT Cuiabá (dest.), Fernando Orsini: obras de correção serão realizadas à noite

Prazo garantido

Formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda., o consórcio garantiu que o problema na execução da obra não resultará em atraso no cumprimento do cronograma.

Atualmente, o elevado já possui 70% dos serviços concluídos – sendo 100% referentes à fundação, 78% da mesoestrutura e 32% da superestrutura.

As empresas descartaram qualquer falha no cálculo estrutural do veículo e reafirmaram que o viaduto será entregue pronto para uso em agosto deste ano.

Atualmente, 66 homens trabalham nesse canteiro de obras, distribuídos entre os turnos diurno e noturno.

O consórcio salientou, ainda, que a segurança da estrutura da obra está garantida – bem como nas demais obras que compõem o pacote de intervenções para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – porque todas passam por um processo rigoroso de fiscalização, feito por equipes de engenharia das empresas e da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).

Etapas da obra


Segundo o consórcio, apesar do problema ter sido detectado há um mês, a obra não ficou paralisada, tendo outras etapas adiantadas durante a busca pela correção do problema.

Entre as atividades executadas na obra estão o escoramento e cimbramento de pilares e travessas, corte, dobra e armação de ferragens e transporte e lançamento de pré-lajes.

A forma lateral também já começou a ser colocada na obra.

O viaduto


O Viaduto da UFMT terá 428 metros e será erguido sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Fernando Corrêa da Costa e Tancredo Neves e a via de acesso ao campus da UFMT.

A obra será constituída de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e uma via central permanente para a passagem do VLT.

Leia mais sobre o assunto:

Consórcio comete falha em pilar do viaduto da UFMT

Governador classifica falha em obra como "errinho"



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8 Comentário(s).

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Marcio Barreto  24.06.13 16h43
O que me impressiona e que vendo um video de obras gigantescas milhares de anos antes cristo, ficaram perfeitas com alinhamentos tao perfeitos que ate hj fica dificil o homem moderno entender, e hj com tantas tecnologia e esse pequeno viaduto ficou todo torto
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ELIZABETE AVILA ALVARES  20.06.13 14h06
Gostaria de dar minha opinião sobre uma possível solução para este impasse. "OQUE NÃO SOBE, DESCE." Porque ao invés de subirem o viaduto, não executam um desnível no asfalto para baixo?
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Aline Santos  19.06.13 11h50
Só espero que o povo não tenha que pagar por esse "errinho", bem que, erro maior é contratar empresa despreparada.
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saraiva  18.06.13 15h12
Essas OBRAS,que foram CONTRATADAS através do RDC-REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÃO(SEM LICITAÇÃO);fazem pela manhã e desmancham a tarde e andam a PASSOS de TARTARUGAS e a PREÇOS de OURO,deixando de lado outras prioridades como:SAÚDE, EDUCAÇÃO,SEGURANÇA,MORADIA,etc., etc.,e o que se vê e ouve são: noticias e mais noticias de CORRUPÇÃO,VIOLÊNCIA,DROGAS e CRIMINALIDADE,INFLAÇÃO,BAIXOS SALÁRIOS,etc.,certamente,são esses, alguns dos motivos dos PROTESTOS. O POVO não suporta mais.Chega de ENGANAÇÃO com BOLSA FAMÍLIA.
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CARLOS  18.06.13 14h33
MARCOS, CONCORDO PLENAMENTE COM VC... É VISÍVEL O DESNÍVEL NOS PILARES, NESSA FOTO MESMO DA PARA VER!!!
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