LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
As seis obras do pacote de Travessia Urbana firmados entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) precisam ser aceleradas se quiserem ser entregues dentro do prazo previsto no cronograma.
O 7º relatório sobre o andamento físico e financeiro das obras da Copa, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) aponta que as obras apresentam atrasos, em relação ao cronograma original, que variam de 30 a 210 dias (sete meses).
O documento tem como referência as medições realizadas até 31 de julho deste ano.
Hoje, as obras de Travessia Urbana são responsáveis pelo bloqueio de longos trechos das avenidas Miguel Sutil e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, e Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande, o que para a população significa longos desvios a serem percorridos entre um ponto e outro da cidade.
Ao todo, estão sendo construídos dois viadutos (Despraiado e Dom Orlando Chaves), três trincheiras (Santa Rosa, Verdão e Jurumirim) e um complexo viário, formado por um viaduto e uma trincheira, no acesso ao bairro Tijucal.

"O dinheiro para essas obras é do Dnit. Então, se o Dnit não tem rotina ou interrompe o ritmo, com certeza isso compromete o andamento das obras"
O total do convênio para execução dessas obras é de R$ 165,7 milhões e, segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, após problemas em alguns contratos e aditivos em prazos de entrega, todas as obras seriam concluídas e entregues à população até dezembro deste ano.
O cumprimento desses prazos, porém, é colocado em dúvida pelo relatório do TCE. Segundo o relator do documento, conselheiro Antônio Joaquim, o órgão de controle tem cobrado do Governo do Estado a tomada de medidas para garantir a conclusão das obras.
“Temos determinado ao governo para que cobre as multas previstas nos contratos das empresas que têm cometido atrasos. Se não tomarem medidas adequadas, os gestores serão responsabilizados lá na frente, quando do julgamento das contas da Copa do Mundo”, afirmou.
Greve do DnitDurante apresentação do documento, na quarta-feira (4), Joaquim afirmou que a greve dos servidores do Dnit, iniciada há mais de três meses, teve impacto sobre as obras, devido a atraso em repasses e ausência de medição das obras.
“O dinheiro para essas obras é do Dnit. Então, se o Dnit não tem rotina ou interrompe o ritmo, com certeza isso compromete o andamento das obras”, disse.
Devido à greve, o Estado já injetou R$ 15 milhões de recursos próprios nos seis contatos ao longo dos últimos meses, para garantir a continuidade mínima dos contratos. Isso porque um repasse de R$ 52 milhões que deveria ter sido feito pelo Dnit estaria atrasado.
Santa RosaAté o momento, apenas uma obra teve a medição comprometida por conta da greve, segundo o conselheiro: a Trincheira do Santa Rosa, na Avenida Miguel Sutil.
Nessa obra, que está sendo executada pela empresa Camargo Campos S.A. desde 23 de abril deste ano, a última medição foi realizada em 23 de maio, estagnando a evolução da obra em 13,04%, quando o esperado era que a obra estivesse com 42,02% dos serviços concluídos.

"Temos determinado ao governo para que cobre as multas previstas nos contratos das empresas que têm cometido atrasos"
“O avanço da obra pode até ser maior, mas não tivemos essa informação porque a medição não foi feita”, disse.
Vale ressaltar que a obra já foi iniciada pela empresa Ster Engenharia Ltda. – que posteriormente teve o contrato rescindido – e o percentual do atual relatório do TCE leva em conta apenas o andamento do contrato atual, orçado em R$ 22,9 milhões.
A obra tem previsão de entrega para 19 de dezembro deste ano e registra um atraso que varia de 30 a 60 dias.
Jurumirim
Considerada pelo TCE uma das obras mais atrasada do pacote, a Trincheira da Jurumirim, também na Perimetral, tem previsão de conclusão em 2 de outubro deste ano, segundo o cronograma já aditado e repassado pelo Governo do Estado.
A obra é executada pelo Consórcio Sobelltar-Secopa e está orçada em R$ 46,6 milhões.
A última medição da obra foi realizada em 31 de julho e revela que, até então, 57,09% da obra já havia sido executado, quando o esperado era que 96,16% dos trabalhos já estivessem prontos.
Iniciada em abril de 2012, a trincheira possui um atraso no cronograma que varia de 180 a 210 dias, segundo o relatório.
Verdão
Outra trincheira do pacote que está sendo construída no acesso ao bairro Santa Isabel, também na Perimetral, apresenta atrasos que variam de 30 a 60 dias.
Edson Rodrigues/Secopa
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Viaduto do Despraiado: obra deveria ter sido inaugurada em 29 de agosto deste ano
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A obra, orçada em R$ 19,1 milhões, teve sua última medição executada em 25 de julho e apresenta uma evolução de 25,41%. O esperado, porém, era que 44,31% dos trabalhos já estivessem concluídos.
Essa obra passou pelos mesmos problemas de execução de contrato da Trincheira do Santa Rosa e foi assumida em 24 de abril deste ano pela Métrica Construções Ltda., após ser abandonada pela Ster Engenharia.
A previsão atual de entrega é em 20 de dezembro de 2013.
Despraiado
Obra que deverá dar início a uma série de inaugurações, segundo o Governo do Estado, o Viaduto do Despraiado tem data de entrega, segundo o relatório do TCE, agendada para o dia 24 deste mês.
A entrega, porém, já deveria ter ocorrido em 27 de maio deste ano, segundo o cronograma inicial da obra.
Segundo a medição realizada em 25 de julho, 82,71% da obra já estava pronta, quando o previsto era que 89,39% dos trabalhos estivessem concluídos nesse período.
O atraso registrado na obra, que é executada pelo Consórcio Atracon – formado pelas empresas Atrativa Engenharia Ltda. e Constral Construtora Ltda – varia de 30 a 60 dias.
O viaduto está orçado em R$ 18,9 milhões.
Dom Orlando ChavesA construção do Viaduto da Dom Orlando Chaves, na avenida de mesmo nome em Várzea Grande, apresenta um atraso que varia de 120 a 150 dias, segundo o TCE.
A obra, que é executada pela Construtora Sanches Tripoloni Ltda. ao custo de R$ 16,7 milhões, apresentou a conclusão de 40,95% dos trabalhos em 31 de julho deste ano, mas o previsto era que 84,13% da obra estivesse concluída.
Edson Rodrigues/Secopa
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Complexo Viário do Tijucal: prazo de entrega é janeiro de 2014
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Iniciada em 27 de setembro do ano passado, a obra tem previsão de entrega para 22 de setembro deste ano – prazo esse que deverá ser aditado pela Secopa.
Complexo Viário do Tijucal
Formada por um viaduto e uma trincheira, essa obra está sendo executada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, e apresenta 44,7% dos serviços concluídos, quando o esperado era que 91,77% da obra estivesse pronta.
A última medição foi realizada em 31 de julho.
Orçada em R$ 30,1 milhões, a obra está sendo realizada pelo Consórcio EEF, formado pelas empresas Engeponte Construções Ltda., Enpa (Engenharia e Parceria Ltda.) e Funsolos Construtora e Engenharia Ltda.
Iniciada em 30 de julho de 2012, o complexo deve ser entregue à população até 21 de janeiro de 2014 e, devido ao ritmo empregado pelas empresas, apresenta um atraso que varia de 120 a 150 dias, segundo o documento do TCE.