LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Parte da Avenida Jornalista Arquimedes Pereira Lima, conhecida como Estrada do Moinho, em Cuiabá, permanecerá bloqueada para o trânsito por dez dias, para a realização de etapas da obra de duplicação da via, com vistas à Copa do Mundo de 2014.
Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), as intervenções no local começaram na manhã da última segunda-feira (26), na pista que faz o sentido bairro-Centro, para a realização de obras de drenagem (construção de galerias de águas pluviais).
O trecho cujo acesso está bloqueado está devidamente sinalizado, segundo a pasta.
Desvio
De acordo com a Secopa, quem segue em direção ao Centro da Capital deverá entrar na Rua Gregório de Matos Guerra, no bairro Santa Cruz, retornando, em seguida, à avenida principal.
Já quem segue no sentido inverso, Centro-bairro, a pista permanece livre e não há alterações no trajeto.
Edson Rodrigues/Secopa
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Trecho da Estrada do Moinho ficará bloqueado por 10 dias, diz Secopa
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A obraOrçada em R$ 23,6 milhões, a obra de restauração e duplicação da Estrada do Moinho está sendo executada pelo Consórcio Trimec-Hytec, formado pelas empresas Trimec Construções e Terraplanagem Ltda. e Hytec Construções, Terraplanagem e Incorporação Ltda..
Atualmente na fase de execução dos serviços de terraplanagem e drenagem, a obra tem data de entrega para 12 de abril de 2014 e possui 17,51% dos serviços já executados, segundo o último relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com corte em 30 de junho deste ano.
A obra possui 4,42 km de extensão e trata da duplicação do trecho compreendido entre a Rua 20, no Bairro Boa Esperança, e a Avenida Dr. Meireles, sendo complementar à obra do Complexo Viário do Tijucal (combinação de viaduto e trincheira no Trevo do bairro).
Nessa obra de duplicação, está prevista ainda a implantação de 4,8 km de ciclovias (faixas destinadas exclusivamente ao trânsito de bicicletas), que deverão completar os 1,8 km já existentes, totalizando uma pista de 7 km de ciclovia.
O projeto ainda prevê o alargamento e reestruturação das pontes localizadas sobre o Córrego do Moinho (44 metros) e Rio Coxipó (84 metros).
“Alívio” no trânsitoQuando da concepção da obra, o objetivo era que a via servisse como desvio do tráfego da Avenida Fernando Corrêa da Costa, durante as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e execução das obras do Complexo Viário do Tijucal.
Depois de pronta, porém, a Secopa acredita que a via servirá como alternativa aos moradores dos bairros da região do Planalto, Santa Cruz e Boa Esperança, para que possam acessar as principais avenidas da Capital sem que, para isso, precisem passar pela Avenida Fernando Corrêa.