Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
TRINCHEIRA DO KM ZERO
Tamanho do texto A- A+

Consórcio instala cobertura para evitar chuva e atraso na obra do VLT

Sistema de transporte coletivo urbano para a Copa deve ser entregue em março de 2014

Edson Rodrigues/Secopa

Obras em Várzea Grande: canteiro de obras ganhou cobertura para proteger construção de chuvas

Obras em Várzea Grande: canteiro de obras ganhou cobertura para proteger construção de chuvas

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O Consórcio VLT Cuiabá montou uma grande cobertura no canteiro de obras da Trincheira do Km Zero, em Várzea Grande, a fim de impedir que as chuvas constantes atrapalhem o andamento das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A trincheira foi a primeira frente de trabalho montada pelo consórcio para a implantação do metrô de superfície - sistema de transporte coletivo urbano com vistas à Copa do Mundo de 2014.

A estrutura tem 11 metros de altura por 30 metros de largura, podendo chegar a 400 metros de comprimento quando a intervenção estiver mais avançada.

Segundo as empresas que conduzem a obra, além de proteger o local durante o período chuvoso, a cobertura garante a regularidade da execução dos trabalhos.

Edson Rodrigues/Secopa

Cobertura permite que operários continuem trabalhando, em caso de chuva

Além da cobertura, foi implantado um sistema de bombeamento que evita o acúmulo de água no local, assegurando a continuidade dos trabalhos de escavação já iniciados no local, bem como os estágios de atirantamento das estacas , execução dos dois viadutos da rotatória e a execução das faixas de rolamento, por onde irão circular os veículos.

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) afirmou que as medidas também facilitam a remoção de interferências, como fiações elétrica, telefônica, de internet e tubulações de saneamento.

A obra

Cerca de 120 trabalhadores estão trabalhando direta e indiretamente na construção da Trincheira do KM Zero, uma das 12 obras previstas para serem erguidas ao longo dos dois eixos do VLT, em Cuiabá e Várzea Grande.

Atualmente, os trabalhos estão concentrados no canteiro central e no seu entorno, com a remoção de interferências e criação de infraestrutura dentro da área da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), para retirada de uma adutora que passa pelo local.

Prevista para ser entregue em dezembro deste ano, a trincheira do Km Zero deverá ter 384 metros de comprimento e 24 metros de largura. A obra foi iniciada em agosto deste ano e já foi suspensa por duas vezes, por decisões judiciais.
A trincheira está sendo construída no entroncamento das avenidas 31 de Março/Ulisses Pompeo de Campos com as avenidas João Ponce de Arruda/FEB e faz parte do Eixo 1 do VLT, que compreende a ligação entre o Aeroporto Marechal Rondon e a região do CPA, em Cuiabá.

Divulgação

Como deverá ficar a Trincheira do KM Zero, após a conclusão das obras

A obra será composta por duas faixas de circulação por sentido, para o tráfego geral, e uma via central, para circulação permanente do VLT.

VLT

O consórcio VLT Cuiabá é formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda., que venceu a licitação com a proposta de R$ 1,477 bilhão.

No contrato, está prevista a construção dos 22,2 quilômetros de trilhos, 33 estações e três terminais de integração, além da implantação do material rodante e construção de 12 obras de arte especiais (viadutos, trincheiras e pontes), entre outras intervenções.
GALERIA DE FOTOS
Edson Rodrigues/Secopa

Cobertura no KM Zero - 4

Edson Rodrigues/Secopa

Cobertura no KM Zero - 2

Edson Rodrigues/Secopa

Cobertura no KM Zero - 1




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

jorge andre barreto  16.12.12 19h40
GENTE DO CEU SERA QUE O ENGENHEIRO QUE FALOU QUE A OBRAR IA IA IA SER ENTRGUE EM DEZEMBRO ELE E DE VARZEA GRANDE MESMO. PORQUE LA ACONTEÇE CADA SUPRESSA...HUI HUI HUIIIIIIIIIIIII
0
0
Antonio Carlos  05.12.12 22h58
Muito boa medida, pois ainda protege os operários do sol de nossa capital além de acelerar as obras.
9
1
Teobaldo Engenho  05.12.12 08h13
Parabéns ao engenheiro que pensou nisso, pois não dá para alegar que desconhece a época chuvosa em Cuiabá. Agora faltam os outros locais adotarem medidas semelhantes.
54
4